Sopa de Legumes de Liquidificador

terça-feira, 8 de junho de 2021

Receitas de sopa são sempre bem-vindas quando o frio está se aproximando, né?! 

E aqueles que já amam uma comida bem quentinha naturalmente vão concordar ainda mais. 

Por aqui costumo dar uma boa olhada na geladeira nessa época e já logo imaginar os ingredientes todos misturados em uma bela sopa. Pode colocar tomate, batata doce, cenoura, etc, para dar aquela cor bem bonita, especialmente após bater no liquidificador. 

Uma dica (e aviso) é que, normalmente, a abóbora, a cenoura e o tomate costumam roubar a cena tanto em sabor quanto na cor quando adicionados em uma sopa, portanto, caso não goste desses ingredientes, sugiro pensar em substituições por outros de sua preferência. 

No mais, se o clima da sua cidade já estiver pedindo uma sopa bem quentinha, sugiro que experimente essa cheia de sabor!

 


2 cenouras grandes em rodelas 
2 batatas grandes picadas 
1/2 abóbora picada 
1 tomate picado 
1 cebola picada 
3 folhas de espinafre cortadas em tiras 
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 tablete de caldo de galinha (opcional. Recomendo usar o caldo de galinha feito em casa) 
Ervilha para finalizar (opcional, eu gosto muito!) 
1 dente de alho amassado 
Sal  

Preparo 

1. Em uma panela grande acrescente o azeite, espere aquecer um pouco, e refogue o alho amassado, a cebola e o tomate 

2. Adicione o restante dos legumes – menos o espinafre e a ervilha - e uma quantidade de água (ou o caldo de galinha natural) que cubra os ingredientes. Coloque em fogo médio/alto e tampe deixando um espaço para sair o vapor (caso a tampa de sua panela não tenha saída). 

3. Depois que começar a ferver, adicione o tablete de galinha (se estiver usando o industrializado), o espinafre e o sal a gosto. 

4. Novamente, deixe cozinhando com a tampa semi aberta até os legumes ficarem completamente cozidos. 

5. Por fim, quando estiver pronta, coloque no liquidificador e bata até ficar homogênea. Finalize com alguns grãos de ervilha (opcional e a gosto) e sirva com torradinhas – já ensinei fazer croutons nesse post AQUI.

Rende: Para 4 pessoas. 

Importante: o ideal é só colocar líquidos quentes se seu liquidificador tiver jarra de vidro ou tiver alguma especificação sobre resistência ao calor, caso contrário, ele pode trincar. Caso esteja em busca de um liquidificador melhor ou de outros utensílios para facilitar sua vida na cozinha, o site Uma Dica por Dia possui diversas listas interessantes onde indica os melhores produtos. Outro cuidado essencial é o de sempre manter aquele buraco da tampa do liquidificador aberto, para que o vapor escape e não cause nenhum acidente. Sendo assim, evite colocar uma grande quantidade para não saltar para fora quando começar a bater.

Frango à Passarinho no Forno com Batata e tomatinhos

quinta-feira, 18 de março de 2021

Fiquei muito feliz quando a mybest Brasil me chamou para falar sobre meu azeite preferido! Não tive dúvida sobre qual produto falar e muito menos sobre qual receita fazer para apresentar para vocês!

Duas escolhas acertadas: Azeite Andorinha Extravirgem e Frango Assado com Batata e Tomatinhos do Jamie Oliver! 

E por que o Azeite Andorinha Extravirgem? Corre na mybest Brasil para ler minha opinião! CLIQUE AQUI.

Quanto à receita do Jamie, só não faço há mais tempo do que uso o azeite Andorinha, mas é um preferido desde que bati os olhos na foto do livro. Se encaixa na reconfortante comfort food, comida de mãe e que, apesar de ter alguns truquezinhos para atingir o máximo sabor, não é difícil e nem tão trabalhoso assim. 

Já fiz de vários jeitos, inclusive seguindo à risca a receita original. Dessa vez saiu com o que tinha em casa, usando manjericão e esquecendo do molhinho com vinagre de vinho tinto antes de assar (que é maravilhoso). 

Por isso, transcrevo exatamente a receita passada no livro com algumas observações minhas entre parênteses. Sugiro que você siga o Jamie, mas que se não for possível, não se intimide em adaptar à sua maneira. O que não pode é deixar de fazer esse franguinho delicioso!




Receita transcrita do livro Jamie em Casa.


800g de batatas novas, esfregadas para retirar a pele

Sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora

12 coxas desossadas de frango com pele (usei 800g de frango à passarinho)

Azeite de oliva (usei Andorinha)

600g de tomate cereja, de diferentes formatos e cores, se conseguir encontrar

Um punhado de folhas de orégano fresco (usei manjericão fresco)

Vinagre de vinho tinto


Preparo

1. Coloque as batatas em uma panela larga com água salgada fervente e deixe ferver até cozinhar.

2. Enquanto as batatas estiverem cozinhando, pré aqueça o forno a 200ºC. Corte cada coxa de frango em três tiras e coloque em uma tigela. Esfregue toda a carne com sal e pimenta, depois misture. Aqueça uma frigideira larga, grande o suficiente para acomodar confortavelmente todos os pedaços de frango em uma única camada. Coloque o frango na frigideira com a pele voltada para baixo. Se não tiver uma frigideira grande o suficiente, cozinhe o frango em duas porções. Misture e frite em fogo alto por cerca de 10 minutos, ou até que fique quase cozido, depois transfira com uma escumadeira para uma travessa refratária.

3. Perfure os tomates com uma faca afiada. Coloque-os em uma tigela, cubra com água fervente e deixe por cerca de 1 minuto. Escorra e, quando os tomates tiverem esfriado um pouco, retire a pele deles. Você não precisa fazer isso, mas, se fizer, eles ficarão adoráveis e adocicados ao serem cozidos, e seu sabor intenso penetrará nas batatas. Agora as batatas estarão cozidas. Passe-as em um escorredor, depois esmague-as levemente apertando com o polegar.

4. Em um almofariz, triture a maior parte das folhas de orégano com uma pitada de sal. Adicione 4 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem, uma boa borrifada de vinagre de vinho tinto e um pouco de pimenta-do-reino e esmague tudo de novo. Acrescente a mistura ao frango com as batatas, os tomates e o restante das folhas de orégano. Misture tudo cuidadosamente. Acomode em uma única camada numa assadeira de tamanho apropriado e asse por 40 minutos no forno pré aquecido ou até dourar.

5. Fica adorável servido com salada de rúcula temperada com um pouco de suco de limão e azeite de oliva extravirgem, acompanhado de uma boa taça de vinho branco.


Rende: Para 4 pessoas.




Pizza Perfeita de Bacon e Pepperoni

quarta-feira, 3 de junho de 2020

Peguei vocês!! 

Tenho feito muita, mas muita comida! E não é só porque agora minha família é grande, com três filhos. Mas porque tenho feito muita comidinha de feltro!

E dá só uma espiada nesta pizza, se não dá vontade de comer?! 
 

Caixa personalizada


Ingredientes selecionados... 😂😂



Estou aceitando encomendas pela lojinha do Elo7. https://www.elo7.com.br/Chocorango

Mas se você ficou com vontade de comer uma pizza de verdade, cheia de queijo quentinho, derretido, vou deixar três opções que já apareceram aqui no blog.

Porque para mim todo dia é dia de pizza!

Minha pizza preferida de todos os tempos: Pizza Integral com Peito de Peru e Brócolis



Macarrão com Pepperoni e Ervilha

sábado, 30 de maio de 2020

A intenção era fazer este macarrão com ervilhas e bacon. Mas o bacon estava em falta, então usei pepperoni mesmo.

Tem um quê de doçura vindo da ervilha, um salgadinho gostoso do queijo parmesão e uma leve picância do pepperoni. Foi sem dúvida um almoço delicioso!


Receita adaptada do site Simply Recipes

250g de macarrão farfalle ou outra massa curta

1/2 colher (sopa) de manteiga
1 fiozinho de óleo de girassol
7 dentes de alho laminados (porque aqui gostamos MUITO de alho)
100g de pepperoni fatiado, cortado em pedacinhos
1 xícara de ervilha congelada
200ml de creme de leite
1 gema de ovo
50g de queijo parmesão, de prefência ralado na hora
Pimenta do reino moída
Sal

Preparo
1. Cozinhe o macarrão conforme o fabricante sugere.

2 . Enquanto isso, derreta a manteiga em fogo baixo e acrescente o óleo para não queimar. Doure as lâminas de alho. Acrescente o pepperoni e deixe fritar rapidamente. Retire da panela e reserve. 

3. Na mesma panela, coloque as ervilhas e 2 colheres (sopa) de água para que elas cozinhem ligeiramente. Se forem novas, não precisarão ser cozidas realmente, apenas aquecidas. 

4. Em uma tigelinha, bata com um garfo para misturar o creme de leite, gema de ovo, queijo parmesão, pimenta e uma pitada de sal.

4. Depois do macarrão cozido, despeje a mistura de creme de leite e misture vigorosamente. Incorpore o alho frito, pepperoni e ervilha. E sirva bem quentinho.

Cookies Levinhos de Coco

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Gostei tanto destas bolachinhas que quero repetir muitas outras vezes! 

Como rende bastante, assei metade da massa na hora que fiz e guardei metade no freezer, bem fechadinho. E houve uma grande diferença no produto final.

A massa assada na hora ficou muito leve e com pouquíssimo gosto de coco.

A massa congelada ficou igualmente leve, mas o sabor de coco se sobressaiu, o que eu achei fantástico. Meu filho mais velho não gostou. Disse que tinha muito gosto de coco. Vai entender... 
Receita do Chocorango

*Xícara medidora de 240ml

2 ovos
200ml de óleo de girassol
1/2 xícara de açúcar
1 coco fresco pequeno sem a água
Suco de 1 limão pequeno
1 e 3/4 de xícara de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1 colher rasa (chá) de bicarbonato de sódio

Açúcar demerara para rolar os cookies

Preparo
1. No liquidificador, bata os ovos, óleo, açúcar, o coco em pedaços e o suco de limão até estar tudo homogêneo. 

2. Em um bowl, peneire a farinha, o fermento e bicarbonato. Despeje o líquido e incorpore com poucos movimentos até que forme uma massa homogênea. Você pode deixar na geladeira por 2 horas antes de assar, pode congelar a massa por 1 mês e descongelar na geladeira antes de assar ou pode assar imediatamente depois de fazer a massa.

3. Modele bolinhas com a massa e role no açúcar demerara. Asse em forno pré aquecido a 180ºC até estar com o fundo douradinho.

Rende: 60 cookies.

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango