PÃOZINHO DE COCO GOSTOSO DEMAIS DA CONTA!

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Eu como este pãozinho desde que eu me conheço por gente!

Minha mãe sempre fez em casa e chamava de pãozinho de coco. Só depois de casada descobri que tem gente que chama de fatias húngaras e que fica muito, muito mais doce do que estou acostumada.

A receita veio do caderninho da minha mãe, mas para não perder o costume, dei uma ligeira mudada e consegui um pão mais leve e aerado, do jeitinho que gosto! 

Hoje faço os pãezinhos de coco para que os meus filhos também possam ter essa doce lembrança quando eles se entenderem como gente! ♥


Xícara medidora de 240ml

2 ovos 
200ml de água morna
100ml de leite 
50ml de óleo 
1/2 xícara de açúcar 
1 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de leite em pó
4 xícaras de farinha de trigo (talvez precise um pouco mais)
10g de fermento seco biológico 

Pasta
60g de manteiga de preferência sem sal, em temperatura ambiente
1/2 xícara de açúcar 
100g de coco ralado (usei fresco)

Para Regar
600ml de leite 
1/2 xícara de açúcar

*Minha receita especial para regar*
400ml de leite
200ml de água
2/3 de xícara de açúcar
1/2 coco fresco
4 colheres (sopa) de leite em pó

Preparo 

1. Na tigela da batedeira, coloque os ovos, água, leite, óleo, açúcar, sal e leite em pó. Acrescente a farinha e o fermento por cima. Bata usando o gancho por cerca de 15 minutos em velocidade baixa. Acrescentando um pouco mais de farinha se necessário ou água para dar o ponto da massa, muito grudenta e lisa e jamais dura. 

2. Deixe a massa crescer por cerca de 1h30 coberta por um plástico ou pano em lugar livre de corrente de ar. 

Pasta
3. Enquanto a massa cresce, prepare o recheio. Misture bem com um garfo a manteiga e o açúcar. Junte o coco e misture novamente. Reserve. 

Montagem 
4. Depois do tempo de descanso, coloque 1/3 da massa em uma superfície levemente enfarinhada e abra esticando com as mãos até formar um retângulo de uns 35x30cm. Não é necessário fazer todo o processo de sova novamente e não precisa deixar a massa toda uniforme em espessura usando um rolo, porque sem querer você usa mais farinha para não grudar e deixa o pão pesado.

5. Espalhe 1/3 da pasta de manteiga e coco sobre a massa aberta. Enrole como rocambole partindo do lado maior do retângulo e corte em fatias, colocando sobre uma assadeira. Repita o mesmo processo com o restante da massa e deixe os pãezinhos crescerem em lugar abrigado por mais 60 minutos. 

6. Pré-aqueça o forno a 180˚C por 10 minutos e asse os pãezinhos por cerca de 50 minutos ou até que dourem. 

Para regar
7. Quando os pãezinhos estiverem quase assados, prepare a calda, fervendo o leite com o açúcar por 5-10 minutos até engrossar levemente. Quando os pãezinhos estiverem assados, jogue a calda quente sobre cada pãozinho e deixe esfriar. 

*Para fazer minha receita especial, basta bater o leite, água, açúcar, coco e leite em pó no liquidificador, coar para tirar os fiapinhos de coco e regar os pães. Aprecie com ou sem moderação, você escolhe!*

Rende: Cerca de 50 pãezinhos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango