Pão Joelho de Presunto, Queijo e Tomate

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Uau! Há quanto tempo queria ter essa receita aqui no blog, mas nunca conseguia fotografar para postar!

Porém, agora bolei uma tática especial: se eu prometer para vocês no Instagram a receita, eu me forço a vir aqui publicar!

Plano perfeito!

Foi isso que aconteceu. Ontem coloquei alguns stories mostrando o processo de fazer o pãozinho e hoje estou aqui, colocando a receita completa para quem quiser!

Quem gostou me segue no Insta: @talitachocorango


Receita do Chocorango

*Xícara medidora de 240ml

5 xícaras de farinha de trigo
14g de fermento biológico seco (quase 1 sachê e meio)
1 colher (sopa) de sal
2  colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de leite em pó (deixa o pão mais  úmido e macio)
2 xícaras de leite morninho
1 xícara de óleo de girassol

Recheio
300g de queijo mussarela ralado
300g de presunto ralado
2 tomates picados com semente
Orégano

Para Pincelar
2 gemas
1 colher (sopa) de água

Preparo
1. Na tigela da batedeira, misture a farinha com o fermento biológico usando uma colher. Acrescente açúcar, sal e o leite em pó e misture novamente. Junte os líquidos: leite e óleo e bata na batedeira em velocidade baixa, usando o batedor de gancho por 15 minutos. Queremos uma massa bem macia, pegajosa e grudenta. Se for necessário, acrescente um pouco mais de leite ou mesmo água para deixar a massa no ponto desejado. Use mais farinha se a massa estiver mole demais Caso você não tenha uma batedeira que bata massa de pão, faça todo o processo manualmente. 

2. Cubra com um plástico e deixe crescer por 60-90 minutos em um local sem corrente de ar até a massa dobrar de volume. Caso a massa pegue vento ela vai ficar seca e dura.

3. Em uma superfície ligeiramente enfarinha, abra metade da massa em um formato retangular de mais ou menos 40x20cm. Eu faço isso com as mãos mesmo, sem usar rolo. Recheie com metade do queijo e presunto ralados, do tomate e salpique orégano. 

4. Enrole o retângulo no sentido do comprimento e corte fatias de 3-4 dedos de espessura. Coloque em uma forma deixando bastante espaço entre eles para que possam crescer. Repita com ao restante da massa.

5. Deixe crescer novamente por mais 50-90 minutos, dependendo do clima do dia. Mais quente, cresce mais rápido. Mais frio, leva mais tempo para fermentar. Lembre-se de não deixar pegar corrente de ar. Pincele bem delicadamente com a gema misturada à água o topo de cada pãozinho.

6. Pré aqueça o forno a 180ºC e coloque os pães para assar. Depois de 40-50 minutos deverão estar dourados e bonitos. É só tirar da forma e comer!

Rende: Cerca de 20 pãezinhos de 10x7cm.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango