Frango à Passarinho no Forno com Batata e tomatinhos

quinta-feira, 18 de março de 2021

Fiquei muito feliz quando a mybest Brasil me chamou para falar sobre meu azeite preferido! Não tive dúvida sobre qual produto falar e muito menos sobre qual receita fazer para apresentar para vocês!

Duas escolhas acertadas: Azeite Andorinha Extravirgem e Frango Assado com Batata e Tomatinhos do Jamie Oliver! 

E por que o Azeite Andorinha Extravirgem? Corre na mybest Brasil para ler minha opinião! CLIQUE AQUI.

Quanto à receita do Jamie, só não faço há mais tempo do que uso o azeite Andorinha, mas é um preferido desde que bati os olhos na foto do livro. Se encaixa na reconfortante comfort food, comida de mãe e que, apesar de ter alguns truquezinhos para atingir o máximo sabor, não é difícil e nem tão trabalhoso assim. 

Já fiz de vários jeitos, inclusive seguindo à risca a receita original. Dessa vez saiu com o que tinha em casa, usando manjericão e esquecendo do molhinho com vinagre de vinho tinto antes de assar (que é maravilhoso). 

Por isso, transcrevo exatamente a receita passada no livro com algumas observações minhas entre parênteses. Sugiro que você siga o Jamie, mas que se não for possível, não se intimide em adaptar à sua maneira. O que não pode é deixar de fazer esse franguinho delicioso!




Receita transcrita do livro Jamie em Casa.


800g de batatas novas, esfregadas para retirar a pele

Sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora

12 coxas desossadas de frango com pele (usei 800g de frango à passarinho)

Azeite de oliva (usei Andorinha)

600g de tomate cereja, de diferentes formatos e cores, se conseguir encontrar

Um punhado de folhas de orégano fresco (usei manjericão fresco)

Vinagre de vinho tinto


Preparo

1. Coloque as batatas em uma panela larga com água salgada fervente e deixe ferver até cozinhar.

2. Enquanto as batatas estiverem cozinhando, pré aqueça o forno a 200ºC. Corte cada coxa de frango em três tiras e coloque em uma tigela. Esfregue toda a carne com sal e pimenta, depois misture. Aqueça uma frigideira larga, grande o suficiente para acomodar confortavelmente todos os pedaços de frango em uma única camada. Coloque o frango na frigideira com a pele voltada para baixo. Se não tiver uma frigideira grande o suficiente, cozinhe o frango em duas porções. Misture e frite em fogo alto por cerca de 10 minutos, ou até que fique quase cozido, depois transfira com uma escumadeira para uma travessa refratária.

3. Perfure os tomates com uma faca afiada. Coloque-os em uma tigela, cubra com água fervente e deixe por cerca de 1 minuto. Escorra e, quando os tomates tiverem esfriado um pouco, retire a pele deles. Você não precisa fazer isso, mas, se fizer, eles ficarão adoráveis e adocicados ao serem cozidos, e seu sabor intenso penetrará nas batatas. Agora as batatas estarão cozidas. Passe-as em um escorredor, depois esmague-as levemente apertando com o polegar.

4. Em um almofariz, triture a maior parte das folhas de orégano com uma pitada de sal. Adicione 4 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem, uma boa borrifada de vinagre de vinho tinto e um pouco de pimenta-do-reino e esmague tudo de novo. Acrescente a mistura ao frango com as batatas, os tomates e o restante das folhas de orégano. Misture tudo cuidadosamente. Acomode em uma única camada numa assadeira de tamanho apropriado e asse por 40 minutos no forno pré aquecido ou até dourar.

5. Fica adorável servido com salada de rúcula temperada com um pouco de suco de limão e azeite de oliva extravirgem, acompanhado de uma boa taça de vinho branco.


Rende: Para 4 pessoas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango