O DELICIOSO BOLO QUE NÃO DEU CERTO

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Eu não deveria passar esta receita para vocês! Não, mesmo!

O bolo deu muito errado, sai completamente do que eu esperava dele. O abacaxi se uniu com o chocolate picado e foram parar no fundo da forma, abraçados pela massa fofinha e leve de chocolate. 

Primeiro veio a decepção de não ver os pedaços de fruta distribuídos pelo bolo, mas quando dei a primeira mordida na parte mais rica, aquela com chocolate derretido e abacaxi, tive a certeza de que era minha obrigação dividir esta receita com vocês!

Para mim, tinha gosto de bombom. Aquele bombom da Luzia, que eu comia quando era criança e já contei neste post AQUI.

Quero fazer de novo, mas com algumas correções. A massa do bolo, uma de minhas preferidas, é bastante líquida para que se acrescente pedaços de algum ingrediente. Pretendo aumentar a quantidade de farinha em mais 1/2 xícara, ficando assim 2 xícaras e 1/2 de farinha de trigo.

Mas acho muito válido compartilhar a receita da massa do jeito que está na revista Cláudia, porque é muito boa e fácil! E já vou deixar a parte de instrução do abacaxi, caso você queira testar primeiro do que eu a adaptação.

Receita da massa do bolo da revista Claúdia

*Xícara medidora de 240ml

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar 
1/2 xícara de chocolate em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 xícara de manteiga amolecida
1 e 1/4 de xícara de buttermilk
2 ovos

100g de chocolate ao leite ou meio amargo
1 e 1/2 xícara de abacaxi picado

Preparo
1. Antes de começar o bolo, prepare o abacaxi. Em uma panela, em fogo baixo, cozinhe o abacaxi picado com 1/4 de xícara de açúcar. Caso o abacaxi esteja azedo demais, pode acrescentar um pouco mais de açúcar. Quando estiver com uma coloração mais forte de amarelo, pode desligar e deixar esfriar.

2. Prepare o buttermilk. Esprema uma colher (sopa) de suco de limão sobre 1 xícara de leite e complete até que chegue a 1 e 1/4 de xícara de líquido. Misture e deixe quietinho,  fora da geladeira, por 10 minutos.

3. Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês.

4. Na batedeira, peneire a farinha, açúcar, chocolate em pó, bicarbonato e fermento. Acrescente a baunilha, manteiga, buttermilk e ovos e bata por 3 minutos. Vai acrescentar o abacaxi e chocolate por sua conta e risco? Faça-o agora. Despeje na forma e leve para assar por 40 minutos ou até que inserindo um palito, este saia limpo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango