Bolo de Coco, Leite Ninho e Bombom

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Este foi meu bolo de aniversário! Meu e da minha sobrinha de 4 anos. Aí está o porquê destas velinhas de porco.

Pude mais uma vez comprovar de que meus dotes de confeiteira, na parte de decoração principalmente, precisam ser aperfeiçoados! 

Na pressa, peguei um bico pequenininho e nem lembrei de que a cobertura tinha vários floquinhos de coco, que com toda a certeza entupiram toda a saída do bico. Daí ficou esta belezura! 

Mas o importante é que estava delicioso e matei a vontade de um bolo que levasse pedaços de bombom. 

A princípio teria só bombom, mas lembrei de uns pedaços lindos de coco fresco do sítio que estavam no meu congelador e resolvi aproveitar. Pensei que se colocasse leite em pó também, não teria como dar errado.

E não deu. Deu muito certo e todos elogiaram!

O bombom usei Beijinho Bon o Bon da Arcor. 

Receita da massa do bolo Japanese Cooking 101

*Xícara medidora de 240ml

6 ovos
1/2 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
 1/2 xícara de amido de milho
1 colher (chá) de fermento em pó (só pra garantir que o bolo vai crescer)
3 colheres (sopa) de manteiga derretida
2 colheres (sopa) de leite

Recheio
2 caixas (395g) de leite condensado
500ml de leite de coco feito em casa, usando leite de vaca e coco fresco em pedaços
2 caixinhas (200ml) de creme de leite
3/4 de xícara de leite em pó (sem açúcar)
1 colher (sopa) de amido de milho
10 bombons cortados em 4

Para regar
150ml de água
1 colher (sopa) de leite em pó

Cobertura
1/2 xícara do recheio
300g de nata para bater chantilly (uso frimesa) ou creme de leite fresco
3 bombons para decorar

Preparo
1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Separe uma forma redonda de 22cm de diâmetro. Se ela tiver o fundo removível, não é necessário untar.

2. Prepare uma panelinha com água para fazer banho-Maria. Na tigela da batedeira, misture os ovos e açúcar e leve ao banho-Maria, sempre mexendo com um fouet, até estar morninho e ter todo o açúcar derretido. Feito isso, bata na batedeira até triplicar de volume. Você pode assistir ao video original da receita, clicando AQUI.

3. À parte, peneire a farinha com o amido e fermento e misture bem. ATENÇÃO! Este é o momento mais importante do preparo do bolo, esta etapa vai definir se seu bolo ficará levinho e macio, ou pesado e embatumado! Misture delicadamente com uma espátula de silicone, com movimentos de baixo para cima, os secos em três etapas. Em seguida, acrescente a manteiga misturada ao leite e mexa delicamente. Certifique-se que não há farinha/manteiga sem estar incorporada à massa.

4. Coloque a massa na forma separada e asse por 20-25 minutos, ou até que inserindo um palito no centro, este saia limpo. Não deixe a massa dourar demais ou o bolo ficará seco. Deixe esfriar sobre uma grade.

Recheio
5. Leve todos os ingredientes, exceto o bombom, ao fogo baixo, mexendo constantemente até que fique cremoso e você possa ver o fundo da panela. Em ponto de brigadeiro mole. Deixe esfriar e refrigere por pelo menos duas horas.

6. Quando estiver firme e gelado, bata na batedeira para incorporar ar e deixar mais leve este recheio.

Montagem
8. Corte o bolo em três partes para fazer dois recheios.

9. Coloque um plastico sobre a forma que assou o bolo (vai ajudar a desenformar depois) e a primeira camada de bolo dentro da forma com este plástico. Regue com a água misturada ao leite em pó e metade do recheio batido. Espalhe metade da quantidade de bombons picados.

10. Coloque outra camada de bolo, regue, aplique o restante do recheio e distribua o bombom picado. Cubra com a última camada de bolo, regue, cubra com plástico e leve à geladeira (ou mesmo freezer) até firmar bem tudo isso. Pode ser de um dia para outro.

Cobertura
7. Poucas horas antes de servir, bata na batedeira a 1/2 xícara de recheio reservado com o creme de leite/nata bem gelado até ponto de chantilly. CUIDADO para não bater demais e transformar seu chantilly em manteiga.

8. Cubra o bolo com chantilly e decore com os bombons cortados ao meio.

*Pode substituir o leite de coco caseiro por industrializado, acrescentando um pouco de coco ralado depois. Pode ser feito sem leite de coco, substituindo por leite de vaca.

Rende: 12 porções.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango