Pão-Pão de mel

domingo, 17 de fevereiro de 2019

Uma leitora do blog já me pediu uma receita de pão de mel, mas daquele tipo bolo. NUNCA consegui fazer um que ficasse gostoso o suficiente. :(

No entanto, faço essa receita FANTÁSTICA de pão de mel tipo pão há uns bons 9 anos e ela nunca me decepciona. Se quero uma receita gostosa de pão doce, que fica muito leve e macio, é essa receita que faço.

Essa foi a primeira vez que incrementei assim esse pão feito com mel. Sempre servi com no máximo uma manteiguinha, porque ele puro já é delicioso. 

A receita veio de um blog excelente de Singapura, o Happy Home Baking, infelizmente inativo desde março de 2016. De qualquer forma, vale a pena a visita nos posts antigos para pegar receitas de pão, são todas ótimas!

Receita do blog Happy Home Baking

*Xícara medidora de 240ml

4 e 1/2 xícaras de farinha de trigo (um pouco mais para polvilhar)
1 e 1/4 de colher (chá) de sal
10g de fermento seco biológico
2 ovos + leite suficiente para fazer 400ml
1/2 xícara de mel
60g de manteiga em temperatura ambiente

Recheio
2 latas de leite condensado cozidas por 40 minutos

Cobertura 
150g de chocolate meio amargo derretido (se gostar de tudo bem docinho, use chocolate ao leite)
Granulado

Preparo
1. Em uma tigela, misture a farinha com o sal. Junte o fermento e misture novamente. Abra um buraco no centro e acrescente os ovos com leite e o mel. Leve para bater na batedeira com o batedor de gancho ou então, misture tudo com as mãos. Quando estiver bem sovadinho, cerca de 10 minutos, acrescente a manteiga e sove novamente, com batedeira ou usando as mãos. Se necessário, acrescente um pouquinho mais de farinha ou de leite para formar uma massa de pão grudenta. Cubra com um saco plástico e por cima um pano de prato. Deixe crescer por 1 hora em um lugar livre de corrente de ar.

2. Polvilhando bem pouquinho de farinha sobre a massa, modele bolinhas com a massa, achatando o topo em seguida. Coloque em uma forma, deixando alguns centímetros entre eles para crescerem. Deixe crescer por mais 40 minutos aproximadamente, de acordo com a temperatura do dia, mais ou menos tempo.

3. Asse em forno pré aquecido 180ºC por 30 minutos ou até dourar a superfície. Deixe esfriar e corte cada pãozinho para rechear. Aplique uma camada generosa de doce de leite e por cima cubra com o chocolate derretido, polvilhando um pouquinho de granulado antes do chocolate secar.

Dicas: Lembre-se que este é um pão feito em casa e resseca em poucos dias. Caso não coma todos no mesmo dia, pode congelar o que não será consumido em saquinhos plásticos para freezer, tirando todo o ar.

Rende: 20 pãezinhos pequenos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango