Um Piquenique de Aniversário

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

O tempo não para! Os anos voam e quando nos damos conta, os filhos já cresceram! 

Foi com imensa alegria que comemoramos o aniversário dos dois Chocoranguinhos, já nem tão "inhos" assim, neste último final de semana. O mais velho fez 7 e o outro 5 anos. 

A princípio não faríamos nada, mas decidimos com dois dias de antecedência fazer um piquenique simples no parque Alfredo Nyeffler aqui de Maringá.



Não poderíamos ter feito escolha melhor! As crianças se divertiram, os adultos papearam à vontade. Sem dúvida foi uma manhã muito agradável!


As comidinhas todas feitas por mim, exceto os salgadinhos que encomendamos numa padaria. Esfiha de frango, crepe de presunto e queijo, cupcake de cenoura com brigadeiro, cookies com gotas de chocolate, bolo de chocolate e esse lindo bolo de aniversário que o PO* decorou.






A receita do bolo de aniversário deixo mais uma vez aqui, já que ele apareceu numa versão com morangos no seguinte post: Bolo Maravilhoso de Chocolate e Morango

Receita da massa veio da revistinha Ana Maria.

6 ovos
1 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de chocolate em pó
1/2 colher (chá) de fermento em pó (não precisa, mas coloquei)
1/4 de xícara de manteiga derretida

Para regar
200ml de calda de abacaxi diluída em água 

Recheio
2 latas de leite condensado
2 caixinhas de creme de leite
1 abacaxi cortado em cubinhos (sem o miolo duro) cozido com 1/2 xícara de açúcar em fogo baixo por 20 minutos. Reserve a calda para regar o bolo

Cobertura
50g de chocolate picado, de preferência meio amargo
1/4 de xícara de leite
150g de chocolate M&M's (comprei dois pacotes de 200g para ter as cores disponíveis na quantidade necessária)

Preparo
1. Pré aqueça o forno a 180ºC. Separe uma forma redonda de fundo removível de 22cm. 

2. Na batedeira, em velocidade alta, bata os ovos com o açúcar por cerca de 10 minutos. Peneire a farinha, chocolate e o fermento e acrescente em colheradas, batendo em velocidade média baixa somente o suficiente para incorporar à massa. Acrescente a manteiga derretida e termine de misturar usando uma espátula de silicone, com muito cuidado para não perder o ar incorporado aos ovos. Despeje na forma e asse por 30 minutos ou até que inserindo um palito no centro, saia limpo. Não deixe assar demais para não ressecar.

Recheio
3. Em uma panela de fundo grosso, em fogo bem baixinho, cozinhe o leite condensado com creme de leite até que desgrude do fundo da panela. Separe cerca de 2/3 desse creme e, ainda bem quente, misture ao chocolate picado. Reserve em temperatura ambiente, essa será a cobertura.

4. Misture ao creme branco restante o abacaxi já cozido e escorrido. Reserve.

Montagem
5. Assim que o bolo esfriar, corte em três partes horizontais para fazer duas camadas de recheio. Monte o bolo na forma em que foi assado. Coloque um disco da massa, regue com a calda de abacaxi diluída e metade do recheio de abacaxi. Outro disco de massa, regue e coloque o restante do recheio. Cubra com o último disco de massa umidificado com a calda. Pressione gentilmente para tudo se acomodar, cubra com um plástico e deixe gelar por pelo menos 1 hora.

6. Desenforme o bolo e cubra com o creme de chocolate. Se estiver muito duro, acrescente o leite e misture até estar homogêneo. Alise bem e decore com as pastilhas de M&M's. Deixe na geladeira até o momento de servir. 

Em dias muito quentes esse bolo não deve ficar mais de 4 horas em temperatura ambiente para não deteriorar.

Não cubra o bolo com tampa de plástico para os M&M's não perderem a cor viva, como aconteceu com alguns da foto. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango