Estou acompanhando o Masterchef Profissionais na maior empolgação! Se o Masterchef para cozinheiros amadores já é o máximo, imagine ver cozinhando quem já tem anos de profissão e experiência na área...
Fico admirando os cortes, as técnicas e imaginando os sabores. E nos últimos episódios vi bastante alho poró. Crispy de alho poró, alho poró cortado bem finininho, enfim, foi bater o olho num conjunto de 4 grandes alhos porós no sacolão que costumo frequentar que não tive dúvida, ia comer muito alho poró!
Por incrível que pareça, paguei apenas $2 no pacote e sai feliz da vida. Fiz uma fritata deliciosa com alho poró, bacon e queijo em cubos. E no almoço de hoje o alho poró virou um creminho, que era para ser purê, mas saiu muito molinho e um crispy também de alho poró.
Lembrei da rã da Pryscilla temperada com alho, gengibre e limão que fez o chef Jaquin duvidar do sabor e resolvi temperar meu peito de frango assim como ela também faz em casa.
E saiu esse prato. Para mim estava maravilhoso em sabor! Um vislumbre do que seria um prato de chef, um prato bem feito. Deixo aqui a prova do meu esforço e vontade de cozinhar melhor.
Ps. Para quem quiser saber, o sacolão de que falei sempre tem ofertas incríveis e tomates quase sempre docinhos e com preço ótimo. O nome é Sacolão do Terra, fica perto do Hospital Universitário, na Avenida São Vicente, em Maringá-PR e abre das 8h às 12h de segunda à sábado.
Creme de Alho Poró
1 maço de alho poró grande
1 colher (sopa) de manteiga
1 fio de óleo ou azeite
300g de batata
2 folhas de louro
100ml de creme de leite
Sal
Frango
4 filés de peito de frango
1 dente de alho
Um pedaço de gengibre do tamanho de um dedão
Raspas de 1 limão
Sal
Crispy de Alho Poró
1 maço grande de alho poró
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Preparo
1. Em uma panela, derreta a manteiga junto com o óleo, frite o alho poró até murchar. Descasque e corte as batatas em pedaços pequenos, coloque na panela onde fritou o alho poró e cubra com água. Acrescente as folhas de louro e 1 colher (chá) de sal e deixe cozinhar até as batatas estarem macias. Escorra quase toda a água e use o mixer para triturar tudo ou então deixe amornar e bata no liquidificador.
2. Volte para a panela, acrescente o creme de leite, acerte o sal e deixe apurar até o ponto desejado.
Frango
3. Tempere o frango com o alho bem picadinho ou amassado, o gengibre ralado, as raspas de limão e o sal. Aqueça bem uma panela e frite os filés em um fio de óleo. Vire cada pedaço e frite o outro lado, acrescente 1/2 colher (sopa) de manteiga e deixe fritar. Caso os líquidos sequem antes do frango estar cozido, acrescente 1/4 de xícara de água e deixe cozinhar até evaporar quase toda água.
Crispy
4. Corte o talo do alho poró, desprezando as folhas. Corte ao meio o talo e depois corte finamente no sentido do comprimento. Polvilhe farinha sobre as tirinhas de alho poró e frite em óleo quente.
Montagem
5. Monte o prato com o creme de batata e alho poró, o frango, crispy e uma saladinha de agrião com tomate cereja.
Rende: 2 porções fartas.
Oi Talita,
ResponderExcluirTambém tenho acompanhado o Masterchef Profissionais, e realmente é de cair o queixo, né? Adoro esses programas de culinária, e tanto o da band, como os gringos, que passam em tv fechada, eu não perco nenhunzinho! rsrsrs
Teu prato ficou muito lindo... e super te entendo, eu também adoro aprender novas técnicas e vivo pesquisando pra lá e pra cá... agora, tendo incentivo e companhia do filhote, essa tarefa ficou ainda mais gostosa!
Adoro alho poró, e estamos meio que em sintonia.. rolou um franguinho por aqui também, acompanhado de purê de batata e alho poró! Não sei se o prato ficou lindo como o teu (preciso conferir as fotos do Marcelo), mas também ficou bem gostoso.. logo mais posto a receita!
Bjo a vc e toda a familia, e otimo final de semana
Mari
Parabéns Talita, ficou bonito e o melhor, parece delicioso, eu pediria esse prato num restaurante!
ResponderExcluirBom fds
Ficou lindo, Talita!
ResponderExcluirChocoranguete de Curitiba