Sopa Amarela com Crouton

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Depois de muitos dias de um calor sufocante, tivemos uma folga e um refresco. 

Chuva o dia inteiro e um ar geladinho. Não muito, mas o suficiente para eu ficar com vontade de uma sopinha. Ainda mais depois do cheirinho bom que vinha da casa vizinha, e na minha cabeça era cheirinho de sopa. 

Dei uma geral na geladeira e peguei batata, pimentão amarelo e vermelho, cebola, frango. Daí já pensei no milho congelado no congelador e me veio um estalo: vou fazer uma sopa amarela! 

Para mim é muito difícil fazer sopa sem usar tomate, porque geralmente coloco tomate em tudo, mas mantive o foco e a cor do prato, se era pra ser amarelo, que fosse amarelo. Dispensei o tomate e o pimentão vermelho.

E o resultado foi um creme fantástico! Muito cremoso, com um sabor intenso mas que não se percebe imediatamente que é pimentão. E tem o frango e o milho e os croutons crocantes...

Comemos tudo e ficamos querendo mais. De verdade.

Então, por favor, assim que sua região esfriar um pouquinho, na primeira oportunidade, faça essa sopinha surpreendente.

Receita do Chocorango

1 cebola grande picada
1 dente de alho picado
1/3 de 1 pimentão amarelo do tamanho de uma mão
1 litro de água
1 filé de peito de frango
3 batatas médias cortadas em cubos pequenininhos
Sal
1/2 xícara de milho (usei congelado)

Croutons
3 fatias de pão de forma congelado
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite

Preparo
1. Numa panela, frite a cebola e alho em um fio de óleo. Quando a cebola murchar, junte o pimentão e deixe fritando por mais 2 minutos. Junte a água, o frango em pedaços grandes (já que ele não será batido no liquidificador e você vai precisar resgatá-lo do meio de cebolas e batatas) e as batatas já cortadas. Tempere com sal e deixe cozinhar tempo suficiente para que a batata esteja bem macia. Desligue o fogo e deixe esfriar enquanto prepara os croutons.

Croutons
2. Corte as fatias de pão em tiras bem fininhas. Se o pão estiver congelado isso será muito fácil, caso não esteja, ele acaba se desfazendo. Depois corte em cubinhos e leve para uma panela junto com a manteiga e o azeite. Frite sempre mexendo a panela por uns 10 minutos. Não se afaste para que não queime. Os croutons devem ficar bem tostadinhos e crocantes.

Finalização
3. Para terminar, separe os pedaços de frango e bata o restante da sopa no liquidificador. Despeje o creme de volta na panela. Evite passar água fria no copo de liquidificador para que não quebre ou rache, eu já perdi vários copos por causa disso. Corte o frango em pedacinhos bem pequenos e junte ao creme, assim como o milho. Cozinhe sempre mexendo até que o milho esteja cozido. Se necessário acrescente um pouquinho mais de água e ajuste o sal. Sirva com os croutons crocantes.

Rende: 4 porções.

5 comentários:

  1. Ficou linda... parece deliciosa!
    Bjs,

    Mari
    playfulcuisine.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Hum!Essa sopinha até com o calor do RJ pega bem.

    ResponderExcluir
  3. Hum!Essa sopinha até com o calor do RJ pega bem.

    ResponderExcluir
  4. Com este frio aqui, já começa a apetecer uma sopa deliciosa como esta!
    Beijinhos e bom fim-de-semana,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango