Pão Super Fofinho Tipo Bisnaguinha

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Acabei de fazer um pãozinho tão maravilhoso que vim correndo escrever e mostrar para vocês. 

O processo é simples, de um pão normal. Sempre uso aquela batedeira mais forte, da Kitchen Aid, mas sei que várias outras batem pão também. Caso queira fazer à moda antiga, usando as mãos, vai precisar de habilidade, já que a massa é MUITO grudenta. Respeite o tempo de crescimento da massa e terá um resultado lindo! 

 Receita do Baking with Mi, modifiquei o preparo apenas

*Xícara medidora de 240ml

4 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
1 colher cheinha (chá) de sal
10g de fermento seco 
300ml de leite morninho, caso o dia esteja frio
1 ovo grande
50g de manteiga

100g de queijo em fatias (opcional)

1 ovo para pincelar

Preparo
1. Na tigela da batedeira, misture a farinha, açúcar, sal e fermento. Junte o leite e o ovo e bata em velocidade baixa com o gancho por 10 minutos. A massa deve grudar no fundo do bowl, caso isso não aconteça, adicione 2-3 colheres (sopa) de água. Acrescente a manteiga e bata por mais 5 minutos. Cubra com um plástico e por cima um pano e deixe descansar por 1-2 horas, dependendo da temperatura ambiente. 

2. Passe a massa para uma superfície ligeiramente enfarinhada e retire o ar, dobrando a massa em uma espécie de envelope de três partes. Faça tudo delicadamente para que a massa não grude na bancada nem em suas mãos. Corte pedacinhos da massa e abra um retângulo delicadamente com um rolo, polvilhando um pouquinho de farinha para que não grude. 

3. Se estiver usando, coloque um pedaço da fatia de queijo nesse retângulo de massa e enrole, fazendo então o pãozinho. Coloque em uma forma generosamente untada e deixe crescer por mais 1h-1h30 até que a massa fique bem levinha e frágil. 

4. Pré aqueça o forno a 180ºC. Bata ligeiramente o ovo e pincele sobre os pãezinhos com muito cuidado para não deformá-los e leve para assar por 40-50 minutos ou até dourar.

Rende: Cerca de 24 pãezinhos.



3 comentários:

  1. Oi Talita!

    Nao sei se vc vai lembrar de mim... nos conhecemos aqui na blogosfera a mais de 7 anos, sempre acompanhei o Chocorango e adorava tuas receitas!! Pouco antes do meu filho nascer eu deixei a blogosfera, mas agora q ele está com 06 anos, e com a mesma paixao pelas panelas q eu sempre tive, criei um novo blog para mostrar as receitinhas que fazemos juntos.
    Será um prazer te receber na nossa casinha, caso vc queira conhecer e seguir!!
    Os pãezinhos estão lindos demais, parabéns!!! Como tudo o que você faz... perfeito!!
    Bjo grande,

    Mari
    www.playfulcuisine.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Lindos, Talita! E parecem deliciosos!

    Chocoranguete de Curitiba

    ResponderExcluir
  3. Receita fácil e ótima, amo fazer pães. Anotei.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango