Taça de Chantininho com Morangos

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Essa sobremesa veio  de um passeio inspirador pelo blog da Pamela Brandão, o Pam B. Quando bati os olhos nessa Mousse de Nutella e Leite Ninho logo pensei: "Hummm, por que não morangos? E por que não Chantininho?".

Quando coloquei a mão na massa já tinha feito a ideia toda na minha cabeça e foi esse o resultado: um docinho leve, que desaparece na boca, com gostinho de leite em pó e morangos. Todo lindo e delicado.

Fiz novamente o chantilly de leite em pó que usei nesse Bolo de Leite Ninho e tentei bater tudo sem usar o emulsificante, só pra falar para a Lia Agio, do blog O Tacho da Pepa, que é possível, sim. 

Infelizmente, cai do cavalo. Bati o creme de leite em ponto de chantilly, adicionei os outros ingredientes e bati, bati, bati e nada. Assim que acrescentei o emulsificante, plim, chegou ao ponto. A sorte é que o emulsificante fica bem discreto, lááá no fundinho, a gente nem percebe.

Ah, e para quem quiser saber, gosto de usar o creme de leite tipo nata da Frimesa. Esse daqui



*Xícara medidora de 240ml

Compota de Morango
2 caixinhas de morango (separe cerca de 6 morangos bonitinhos para decorar)
3 colheres (sopa) de açúcar

Creme de morango
150ml de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de açúcar

Chantininho (receita da internet)
100ml de creme de leite fresco
100ml de leite condensado
50ml de creme de leite de caixinha (18%)
4 colheres (sopa) de leite em pó
1 colher rasa (chá) de emulsificante

Decoração
5 colheres (chá) de leite em pó
30g de raspas de chocolate branco

Preparo
Compota de Morango
1. Lave os morangos, coloque em uma panelinha, cubra com o açúcar e leve ao fogo baixo até ficar espesso. Esmague grosseiramente os morangos e deixe apurar. Deixe esfriar completamente. Coloque um pouquinho dessa compota dentro de 5 taças/potinhos/copinhos.

Creme de morango
2. Leve o creme de leite ao freezer por 10 minutos para estar bem gelado. Bata com o açúcar até obter picos firmes. Não bata demais senão terá manteiga. Misture delicadamente à compota de morango restante. Cubra a compota de morango nas taças/potinhos/copinhos com esse creme e refrigere.

Chantininho
3. Leve o creme de leite ao freezer por 10 minutos para estar bem gelado. Bata até alcançar picos firmes. Não bata demais senão terá manteiga. Junte o leite condensado, creme de leite 18%, leite em pó e emulsificante. Bata até obter picos firmes e não duros. Faça uma camada generosa sobre o creme de morango nas taças/potinhos/copinhos com esse chantininho.

Decoração
4. Polvilhe o leite em pó sobre cada taça/potinho/copinho e salpique com as raspas de chocolate branco. Decore com os morangos separados e deixe na geladeira até servir.

Rende: 5 porções.


3 comentários:

  1. Que lindo, Talita! E parece complicado quando você lê os ingredientes, mas no fim, esta tudo ligado e rapidinho voce resolve tudo.
    Deve ser bem leve, terei que testar esse tal de chantinho, rsrs

    bjos
    Vanessa e Nicole

    ResponderExcluir
  2. srrsrsrs, menina não dá sem o famigerado emulsificante !!! Mas como não tenho coragem de usar ele, acabei usando o creme vegetal... mas de verdade, gosto mesmo é da boa e velha nata ou do creme de leite fresco.
    As suas taças ficaram um escândalo de lindas e apetitosas "
    Fiquei aqui com água na boca !

    Bjus 1000 e obrigada pelo link !!!

    ResponderExcluir
  3. Nice Thanks you...
    i will try thi recipe soon, look so delicious

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango