Bolo de Leite Ninho

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

O famoso chantininho, chantilly com leite em pó da marca Ninho, me havia atiçado a curiosidade há muito tempo. E foi com esse bolo que comprovei que é bem gostosinho, sim, apesar do maior destaque ter sido esses brigadeiros de limão com leite em pó. 

Achei o processo da massa do bolo muito diferente e tinha quase certeza de que não daria certo. Mas como peguei no blog da Patricia Scarpin, o Technicolor Kitchen, resolvi seguir a risca e saiu muito bom. Amanteigado e fofinho.


Receita da massa adaptada do blog Technicolor Kitchen

*Xícara medidora de 240ml

1º Etapa
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de amido de milho
2 xícaras de açúcar (usei 1 e 1/2)
1 e 1/2 (colher) sopa de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal

2º Etapa
250 ml de buttermilk *
200g de manteiga em temperatura ambiente

3º Etapa
4 ovos
2 gemas
60ml de buttermilk*

Recheio e Cobertura (receita da internet)
200ml de creme de leite fresco (35%), muito gelado
6 colheres (sopa) de leite em pó
1/2 lata de leite condensado gelado
100ml de creme de leite (18%) gelado
1/2 colher (sopa) de emulsificante (Emustab), opcional

Brigadeiro de Limão e Leite Ninho
1/2 lata de leite condensado
100ml de creme de leite (18%)
Raspas da casca de 1 limão siciliano
Suco de 1/2 limão siciliano
Leite em pó para rolar o brigadeiro

Preparo
1. Pré aqueça o forno a 180ºC. Separe três formas redondas com fundo removível.

2. Em um bowl grande, misture a farinha, amido, açúcar, fermento e sal. Acrescente 250ml de buttermilk e manteiga e bata na batedeira por cerca de 2 minutos, até estar leve e cremoso.

3. À parte, misture os ovos, gemas e 60ml de buttermilk e junte essa mistura em três adições à massa da batedeira, raspando as laterais da tigela até formar uma massa bem lisa. Despeje nas formas e leve para assar por cerca de 40 minutos ou até que inserindo um palito no centro, este saia limpo. Deixe esfriar completamente.

Recheio e Cobertura
4. Bata o creme de leite até quase alcançar picos moles. Junte o leite em pó, creme  de leite 18%, leite condensado e emulsificante se estiver usando. Bata até alcançar picos moles para firme. 

Brigadeiro de Limão
5. Em uma panela, cozinhe o leite condensado com o creme de leite até estar em ponto de brigadeiro para enrolar, firme. Desligue o fogo, deixe esfriar por 5 minutos e misture as raspas e suco de limão. Deixe na geladeira por 1 hora, enrole as bolinhas e role no leite em pó.

Montagem
6. Sobre um disco de massa, espalhe uma camada do chantilly de leite ninho, sobreponha com outra massa de bolo e mais uma camada de chantilly. Cubra com o terceiro bolo e cubra tudo com o chantilly. Decore com os brigadeiros de limão e sirva geladinho.

*Buttermilk é o soro de leite que sobra ao bater manteiga. Dá pra fazer de maneira bem fácil com essa receita do I Could Kill for Desert. Pode ser feito com leite integral sem problemas.

Rende: 12 porções.


3 comentários:

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango