Risoto de Bacon e Ervilha

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Agora que a febre do risoto praticamente foi embora que comecei a experimentar diferentes versões na minha cozinha. 

O primeiro foi de frango, mas ficou parecendo uma canja, galinhada, não sei. Reprovado. O segundo foi de legumes com gorgonzola e também não ficou do meu gosto. E o terceiro foi esse de bacon e ervilha e fiquei muito satisfeita. 

A sorte é que o PO* provou só essa última tentativa e foi sua primeira experiência com risotos. Aprovado com louvor. 

*PO: Provador Oficial

Baseado no risoto básico do Jamie Oliver.

Caldo de legumes fácil
1/2 cebola grande picada
1/2 cenoura em rodelas
Ervas secas à seu gosto (usei manjericão)

Risoto
12 fatias de bacon
1/2 cebola em fatias bem finas
2 dentes de alho picados
1/2 xícara de arroz arbóreo 
1/4 de xícara de vinho branco seco
1/2 xícara de ervilhas frescas ou congeladas (procure ervilhas macias e doces)
1/4 de xícara de parmesão de boa qualidade ralado na hora
2 colheres (sopa) de manteiga 

Preparo
1. Em uma panela bem quente, doure metade das fatias de bacon. Coloque em um papel toalha e reserve. Nessa mesma panela, com o fundo de bacon, leve a cebola e cenoura para dourar. Quando tiverem murchado, acrescente 1,5 litros de água e a erva escolhida, deixando ferver. 

Risoto
2. Em uma outra panela bem quente, de preferência própria para risoto, doure a outra metade de bacon, reservando junto com a parte já frita. Nessa panela com o fundo de bacon, doure a cebola e alho. Em seguida acrescente o arroz e frite, mexendo com uma colher de pau, até estar bem branquinho. 

3. Junte o vinho de uma só vez e deixe evaporar completamente, mexendo ocasionalmente. Adicione metade do bacon frito, picado. Feito isso, vá juntando uma concha do caldo de legumes peneirado por vez, sempre mexendo lentamente até que esteja cozido. Lembrando que o caldo deve estar fervendo no momento de acrescentar ao arroz. Todas as vezes que o caldo secar, acrescente mais uma concha de caldo. Vá acrescentando sal ao poucos durante o processo, não esqueça de provar para não salgar demais. O arroz vai demorar cerca de 15 minutos para estar al dente, na etapa final é fundamental ir provando o grão. Se suas ervilhas não forem tão novas e macias, você precisa cozinhá-las junto com o arroz, portanto acrescente-as no preparo junto com a primeira concha de caldo. Se forem novas, pequenas e doces, coloque no final, quando o arroz já estiver cozido. 

4. Quando o arroz estiver al dente, acrescente o parmesão e a manteiga, misturando rapidamente. Sirva imediatamente, bem quente, com as fatias de bacon restante.

Rende: 2 porções generosas.



5 comentários:

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango