7 ANOS DE CHOCORANGO!

quarta-feira, 22 de julho de 2015

HOJE É DIA DE FESTA! Mais um ano de blog que eu não queria deixar passar em branco. Obrigada a todos vocês que me acompanham, testam as receitas, falam comigo, fazem parte da minha vida! Esse bolo é pra vocês!

E, modéstia à parte, é um Senhor Bolo! Parece complicado, mas não é nada disso. A propósito, a receita da massa se tornou minha receita preferida nos últimos tempos, de tão fácil e gostosa. Além do mais, minha mãe faz iogurte de montão com leite da fazenda e a gente precisa 'rebolar' pra dar conta de tanto iogurte e esse bolo é uma ótima desculpa para usar o tal ingrediente. 

Já fiz essa mesma receita de bolo usando laranja e não chocolate, limão, só iogurte, banana... É muito boa! E o recheio e cobertura levam tanto chocolate que o bolo mais fica parecendo um bombonzão! Vou dar um minuto para vocês pensarem como o negócio fica gostoso...


Receita da massa adaptada de um canal do Youtube.

*Xícara medidora de 240ml

1 xícara de açúcar
1 e 3/4 de xícara de farinha de trigo
1 xícara de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 de colher (chá) de sal
200ml de óleo de milho ou girassol
1 e 1/2 xícara de iogurte natural
2 ovos grandes ou 3 pequenos ligeiramente batidos
1 colher (chá) de essência de baunilha (opcional)
1/4 de colher (chá) de café instantâneo dissolvido em 1 colher (sopa) de água fervente (opcional)
1/2 colher (sopa) de Whisky (opcional)

Para regar
200ml de alguma bebida (vale suco de laranja, vale bebida alcóolica misturada com água se a graduação alcóolica for muito alta. Eu usei uma bebida do tipo Keep Cooler sabor pêssego sem água, já que é bem fraquinha)

Recheio
150g de chocolate branco
30ml de creme de leite
100g de morangos (lavados e secos, e depois picados)

Cobertura
100g de chocolate meio amargo
80g de creme de leite
100g de chocolate ao leite ralado
100g de morango para decorar

Preparo
1. Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês.

2. Em um bowl grande, misture o açúcar, farinha, chocolate em pó, fermento, bicarbonato e sal. Abra uma cavidade no centro dos ingredientes secos e despeje o óleo, iogurte, ovos. baunilha, café e Whisky se estiver usando. Misture tudo usando um fouet (batedor de arame) até que esteja homogêneo. Leve para assar por cerca de 45 minutos ou até que espetando o centro com um palito este saia limpo. Desenforme morninho e deixe esfriar completamente sobre uma gradinha.

Recheio
3. Derreta o chocolate com o creme de leite em banho-Maria ou no microondas de 30 em 30 segundos, sempre misturando após esse tempo. Deixe esfriar e junte os morangos picados, reserve na geladeira para ganhar consistência.

Cobertura
4. Derreta o chocolate meio amargo com o creme de leite e deixe esfriar.

Montagem
5. Corte o bolo ao meio para rechear e regue cada parte com a bebida escolhida. Forre a forma em que assou o bolo com plástico e coloque a metade de baixo do bolo dentro da forma. Recheie com a ganache de chocolate branco e morango, cubra com a outra metade de bolo, pressione ligeiramente e leve para a geladeira por cerca de 2 horas.

6. Desenforme o bolo, cubra com a cobertura de chocolate meio amargo, decore as laterais com as raspas de chocolate ao leite e com os morangos na superfície do bolo. Sirva bem geladinho.

Rende: 8 porções.






12 comentários:

  1. Parabéns e vida longa ao blog Talita!! Me lembro da primeira vez que visitei sua página, foi logo que apareceu em uma reportagem na tv, minha vizinha, não poderia deixar de prestigiar!Sucesso e muitas delícias mais!!
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Yeahhh!!! Happy b-day, Chocorango!!! E parabéns para a autora, que é de um talento infinito, de uma gentileza ímpar e uma beleza externa e de alma rara! Pelo blog nos tornamos amigas, gracas a sua generosidade em compartilhar aqui suas experiencias com o Chocoranguinho. Desejo sempre muito sucesso (mesmo na certeza de que isso você sempre terá). Beijos, Vanessa e Nicole

    P.S. O bolo, não vou nem comentar...rsrs...que torturaaaa!!!

    ResponderExcluir
  3. que bom aspecto!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Talita minha querida.Parabéns de verdade.Que sejam muitos anos de blog e você continue essa pessoa generosa e alegre.Além de ótima na cozinha claro rsrsrs.Beijos e muito sucesso.Obrigada por tudo.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Talita, pelo teu blogue e obrigada por servires de inspiração e ajudares tanta gente. Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. muitos parabéns e que venham muitos mais anos pela frente, para assistirmos a essas receitas como esse bolo maravilhoso e decadente


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  7. Que maravilha de bolo!
    Parabéns :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Bom, Talita, nem preciso dizer do tanto que gosto do blog e de você! Tudo começou com os puppy cookies e aí não parei mais. Suas receitas fazem parte do meu dia a dia, e você sabe que é verdade.

    Viva o Chocorango!

    Chocoranguete de Curitiba

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, Talita, por esse blog tão querido e gostoso. Que venham muitos anos e muitas receitas deliciosas para partilhar conosco!
    Bj e sucesso,
    Lylia

    ResponderExcluir
  10. Parabéns sempre! Gosto de passar por aqui suas receitas são bem apetitosas!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns sempre! Gosto de passar por aqui suas receitas são bem apetitosas!

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango