Torta de Frutas Sem Segredo

sexta-feira, 27 de março de 2015

Disse meu pai que esse não é um doce, é uma obra de arte! 

Modestamente terei que concordar, ela é tão simples quanto gostosa e tenho certeza de que qualquer pessoa é capaz de reproduzir essa maravilha. A partir dessa massa e recheio, você pode fazer inúmeras variações usando chocolate, licores, raspas de laranja ou limão, frutas diversas...


Receita do Chocorango


*Xícara medidora de 240ml


2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
100g de manteiga sem sal gelada, cortada em cubinhos
1 ovo
1-2 colheres (sopa) de água gelada, se necessário

Recheio
1 lata (390g) de leite condensado
1 caixinha (200ml) de creme de leite

Frutas (usei uvas verdes e ameixa, mas pode-se usar morango, pêssego, banana, maçã...)
30g de chocolate meio amargo derretido (opcional)

Preparo
1. Em um bowl, misture a farinha, açúcar e sal. Junte a manteiga e desfaça os cubinhos na farinha usando a ponta dos dedos. Junte o ovo e 1 colher de água gelada e junte tudo em uma bola homogênea. Se estiver muito seca, acrescente mais água.

2. A partir desse momento, fui seguindo as dicas do Jamie Oliver, o qual transcrevo aqui na íntegra: "Normalmente eu enrolo a massa como se fosse uma salsicha curta e gorda. Depois eu a embrulho em papel celofane e coloco na geladeira para descansar por pelo menos uma hora. Corte sua massa ao comprido em fatias finas (não tente fatiar massa congelada), com cerca de 5mm de espessura. Pessoalmente eu gosto dessa espessura, pois a torta fica bem delicada. Mas, se preferir, você pode deixá-la mais grossa, só levará mais tempo para assar. Acomode as fatias no fundo e laterais de sua forma de torta, ajustando-as como se fosse um quebra-cabeça. Depois simplesmente una os pedaços e nivele tudo. Para ajeitar as laterais, pressione com o polegar e retire o excesso de massa das bordas da forma, ou deixe que fique sobrando um pouco - o que dá um aspecto bem rústico, mas eu gosto. Depois de cobrir a sua forma de torta, é necessário deixar a massa descansar por pelo menos 1 hora, de preferência no congelador (eu sempre guardo minha massa no congelador, pois ela fica bem conservada). Eu costumo cobrir duas formas de torta e congelar uma para o dia seguinte. Você poderá fazer mais se quiser, já que não gastará nenhum tempo extra. Apenas dobre a receita. É muito prático pegar uma torta no congelador, assá-la em alguns minutos e recheá-la com algo simples ou elaborado. E se uma visita inesperada aparecer ou você quiser preparar uma sobremesa bacana, isso tornará tudo mais fácil! 

3. Como assar a torta. Para começar, eu sempre asso a base das tortas por cerca de 15 minutos a 180ºC, deixando a massa cozida e levemente dourada. Depois de ter esfriado completamente, ela poderá ser preenchida com qualquer recheio não cozido. Com recheios assados, você terá que assar primeiro a massa vazia a 180C, por apenas 12 minutos, de modo que fique só levemente corada, mas inteiramente cozida. Após assar a torta vazia, acrescente o seu recheio e asse mais até ficar cozido."

Recheio
4. Leve ao fogo o leite condensado e creme de leite e cozinhe em fogo baixo, constantemente mexendo com uma espátula de silicone, até que esteja em ponto de brigadeiro mole, deixe esfriar. Lave e seque bem as frutas.

Montagem
5. Quando a base da torta estiver dourada, retire do forno e deixe esfriar. Cubra a base com o creme de leite condensado e por cima as frutas. Se preferir, faça um desenho com o chocolate derretido, posto dentro de um saquinho com a ponta cortada. Leve para gelar e sirva.

Rende: 8 porções.



5 comentários:

  1. Que torta deliciosa!!! Gostei!!!


    http://culinariadamarcia3.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que torta deliciosa!!! Gostei!!!


    http://culinariadamarcia3.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o teu pai, ficou com excelente aspecto :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderExcluir
  4. DEve ser mesmo uma delicia amiga, amei...beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Hummm...que creme lindo e simples, nao é? E que aspecto maravilhosoooooo! Seu pai é que sabe das coisas, rs...
    bjao

    Vanessa e Nicole

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango