Torta de Banana Assada e Iogurte

domingo, 15 de março de 2015

Essa é uma torta simples, criada para aproveitar os ingredientes que tinha em casa. As bananas assadas ficam mais suaves e macias e o creme de iogurte é leve e sedoso. Vai muito bem num brunch ou café da tarde com os amigos.




Massa adaptada do Jamie Oliver 
80g de manteiga gelada
3 colheres (sopa) de açúcar 
1/4 de colher (chá) de sal 
1 e 1/4 de xícara de farinha de trigo 
2 gemas 
2 colheres (sopa) de água gelada

Recheio 
6 bananas nanicas maduras em rodelas ou fatias

1/2 caixinha de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 xícara de iogurte grego ou iogurte comum escorrido por 12 horas

1/4 de xícara de lascas de castanha do Pará 

Preparo
1. Transcrito do livro Jamie Oliver - O chef sem mistérios "Você pode fazer esta massa à mão ou em um processador de alimentos. Transforme a manteiga, o açúcar e o sal em um creme. Depois misture a farinha e as gemas, batendo mais um pouco (ou passe de novo no processador). Quando estiver tudo misturado, parecendo migalhas grossas de pão, adicione a água gelada. Dê batidinhas leves com as mãos e junte delicadamente os pedaços até formar uma bola de massa. Polvilhe ligeiramente com farinha, pressione, bata de leve e aperte dando um formato. A ideia é dar forma de massa aos ingredientes, utilizando a menor quantidade de movimento. Assim ela ficará com uma consistência quebradiça e flocada (quanto mais você amassá-la, mais elástica ela ficará, fazendo com que encolha no forno e fique grudenta - aaaah, isso não!). Deixe descansar. Normalmente eu enrolo a massa como se fosse uma salsicha curta e gorda. Depois eu a embrulho em papel celofane e coloco na geladeira para descansar por pelo menos uma hora. 

2. Cobrir a forma. Corte sua massa ao comprido em fatias finas (não tente fatiar massa congelada), com cerca de 5mm de espessura. Pessoalmente eu gosto dessa espessura, pois a torta fica bem delicada. Mas, se preferir, você pode deixá-la mais grossa, só levará mais tempo para assar. Acomode as fatias no fundo e laterais de sua forma de torta, ajustando-as como se fosse um quebra-cabeça. Depois simplesmente una os pedaços e nivele tudo. Para ajeitar as laterais, pressione com o polegar e retire o excesso de massa das bordas da forma, ou deixe que fique sobrando um pouco - o que dá um aspecto bem rústico, mas eu gosto. Depois de cobrir a sua forma de torta, é necessário deixar a massa descansar por pelo menos 1 hora, de preferência no congelador (eu sempre guardo minha massa no congelador, pois ela fica bem conservada). Eu costumo cobrir duas formas de torta e congelar uma para o dia seguinte. Você poderá fazer mais se quiser, já que não gastará nenhum tempo extra. Apenas dobre a receita. É muito prático pegar uma torta no congelador, assá-la em alguns minutos e recheá-la com algo simples ou elaborado. E se uma visita inesperada aparecer ou você quiser preparar uma sobremesa bacana, isso tornará tudo mais fácil! 

3. Como assar a torta. Para começar, eu sempre asso a base das tortas por cerca de 15 minutos a 180C, deixando a massa cozida e levemente dourada. Depois de ter esfriado completamente, ela poderá ser preenchida com qualquer recheio não cozido. Com recheios assados, você terá que assar primeiro a massa vazia a 180C, por apenas 12 minutos, de modo que fique só levemente corada, mas inteiramente cozida. Após assar a torta vazia, acrescente o seu recheio e asse mais até ficar cozido."

Recheio
4. Unte uma forma com manteiga, espalhe as rodelas ou fatias de banana e leve para assar em forno 190ºC por cerca de 30 minutos.

5. Leve ao fogo o leite condensado e creme de leite mexendo sem parar até estar em ponto de brigadeiro para enrolar. Deixe esfriar e misture o iogurte. Reserve na geladeira.

Montagem
6. Depois de assada a torta, forre o fundo com as bananas assadas e por cima o creme de iogurte. Salpique com as lascas de castanha e sirva.

Rende: 8 porções.


6 comentários:

  1. Delicia!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha visto, mas ficou com um excelente aspecto! Adorei :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderExcluir
  3. Essa tua tarte está fantástica, que gulosa!

    ResponderExcluir
  4. acho que essa tarte ia bem a qualquer hora porque está com um aspeto muito bom.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente adorei, Talita! Logo, logo irei fazer.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  6. Hummmm! Delícia!

    Chocoranguete de Curitiba

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango