Carne com Batata Temperada e Cebola Assada com Manteiga

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Acho super legal competições do tipo Masterchef. Achei a versão brasileira muito divertida e pela minha vontade, os últimos 7 competidores ficariam lá para sempre, cozinhando e cumprindo tarefas. Apesar de minha favorita não ter ganhado (#Ceciliateam), fiquei muito satisfeita com a vitória da Elisa, que acabou se destacando nas últimas provas.

Tudo isso pra dizer que esse tipo de programa me inspira pra valer. E apesar de não estar ao nível de um masterchef, tenho experimentado pequenas variações no modo de preparar o trivial. Hoje mostro um prato simples, mas que ficou incrível no sabor. Não é nada mirabolante, a cebola adaptei de um livro do Jamie Oliver, que fez com cebolas roxas, a batata decidi por um temperinho e uma carne para acompanhar (e não o contrário, hehe).

Também tenho tentado dar uma caprichada na apresentação do prato, por isso fiquei hiper interessada em um livro (Food styling passo a passo) que a Tati do Panelaterapia indicou nesse vídeo.


2 cebolas 
Tomilho fresco (não tinha, coloquei manjericão mesmo)
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal

4 batatas com casca
1/4 de xícara de azeite
Manjericão fresco
Alecrim (pouquinho, porque é bem marcante)
Páprica picante
Pimenta calabresa

1 bife grande com cerca de 1 e 1/2 dedo de espessura
Sal
2 colheres (sopa) de creme de leite fresco.

Preparo
1. Retire a casca das cebolas e corte as cebolas até o meio, sem separar as metades. Corte novamente até o meio para formar uma cruz. Passe sal por dentro das metades e por cima a erva e manteiga. Leve para assar por 40 minutos aproximadamente, em forno 200C, ou até que estejam murchas e adocicadas.

2. Cozinhe as batatas em água com sal até que estejam firmes, mas cozidas, a faca deve entrar e sair com facilidade mas sem separar as metades. Escorra e corte em rodelas grossas, colocando imediatamente no azeite temperado com as ervas e temperos. Coloque em uma assadeira e leve ao forno 200C por 20 minutos.

3. Tempere a carne com sal e sele em fogo alto, usando uma frigideira dos dois lados. Leve ao forno para chegar ao ponto. Na frigideira da carne, coloque o creme de leite e deixe ferver para fazer um molhinho com os sucos da carne. 

Rende: 2 porções


7 comentários:

  1. Nossa que comidinha mais especial em....Deu agua na boca....=D

    Beijinhos

    virandocomida.blogspot.com
    curiosidadesmontreal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Mas que aspecto fantástico tem esta tua refeição!

    ResponderExcluir
  3. Pra mim vc é uma masterchef, Talita! Essa apresentacao ficou muito linda! E a ideia de fazer da carne um acompanhemento e nao o prato principal, me agrada muito! Bjos

    Vanessa e Nicole, direto de Arapongas, rs...

    ResponderExcluir
  4. Que delicia!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Feliz 2015
    Lindo prato
    e uma delícia.
    Bjs.
    Lúcia

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango