Coxinha de Frango com Massa Temperada

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Coxinha na sexta-feira pode, né?! Ainda mais essa bem temperadinha, 100% caseira, feita no capricho. A massa é a mesma daquela bolinha de queijo que já foi postada em 2011 aqui no blog e é pedido acertado sempre, ô coisa boa!
Ah, não se esqueçam que hoje não é só dia de coxinha, mas também dia de Black Friday. Acessem o Cuponation, aproveitem, mas juízo, hem?!

*MUITO OBRIGADA pelas opiniões deixadas no último post! Vocês não tem ideia de como me ajudaram. Falarei do mesmo assunto em breve. :)

Receita pega no caderninho da Hozana.

Recheio
1 peito de frango grande cozido e desfiado
1 cebola picadinha
1 dente de alho amassado
Temperinhos (açafrão, orégano, manjericão, cebolinha, o que gostar)
Sal

Massa
2 litros do caldo do cozimento do frango
6 xícaras de farinha de trigo

Para empanar
Água gelada
2 xícaras de farinha de rosca

Preparo
1. Comece cozinhando o frango com bastante tempero (veja dicas abaixo) na panela de pressão por 20-30 minutos. Desfie o frango cozido e reserve o caldo que ficou na panela para fazer a massa.

2. Refogue a cebola e alho e junte o peito de frango desfiado, os temperinhos e sal e refogue rapidamente. Desligue o fogo e deixe esfriar completamente antes de rechear as coxinhas.

Massa
3. Em uma panela bem grande, despeje o caldo de frango reservado e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, acrescente a farinha de uma só vez e mexa bem até ficar homogêneo e cozido até o ponto de desgrudar do fundo da panela.

4. Coloque a massa em uma superfície levemente untada e sove ligeiramente assim que o calor da massa permitir. Deixe esfriar. Com a massa já fria, pegue pequenas porções e modele uma bolinha, abra uma cavidade no centro e recheie com um pouquinho de frango. Feche, tomando o cuidado de não deixar nenhum ar entre a massa e o recheio e dê o formato de coxinha.

5. Passe cada coxinha por água muito gelada, quase congelando, e em seguida na farinha de rosca. Retire o excesso da farinha de rosca e leve para fritar em óleo quente até dourar.

*Caldo de frango: Você pode cozinhar 1 frango inteiro, com pele e osso. Somente o peito com pele de preferência, ou então a carcaça do frango, pescoço, asa... Ao invés de cozinhá-lo somente em água, bata 4 tomates, 1 cebola e 2 dentes de alho no liquidificador e complete com água suficiente para cozinhar o frango. Junto desse tempero acrescente ainda 2 a 3 folhas de louro, sal e pimenta. Se formar uma espuminha na superfície, retire com uma escumadeira. Esse caldo pode ser feito na panela de pressão por uns 20 minutos ou por cerca de 1h30 na panela comum em fogo baixo. Depois do frango cozido, separe o caldo dos pedaços de carne e folhas de louro e utilize para a massa da coxinha. Não se esqueça de verificar se o caldo está bem temperadinho, se necessário, acrescente mais sal e pimenta porque esse será o tempero da coxinha. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango