Torta de Maçã da Rachel Haswell

terça-feira, 3 de junho de 2014

Essa torta conquistou nossos corações! 

A receita é da Rachel Haswell, brasileira casada com americano e mãe de uma princesinha linda, e é perfeita! Não fica enjoativa, pesada, nada disso. A massa é crocante, mas não fica seca. Tudo na medida, sem dúvidas a melhor torta de maçã que já comi! 

Aproveito pra recomendar o blog da Rachel que está no comecinho mas já tem receitas ótimas, a maioria com influência americana, tudo explicadinho e com foto. Acessem lá o Intercultural Chow. Hoje quero fazer o Chicken Fried Steak, se der tempo e a gente não comer tudo antes, tiro foto pra vocês verem! :) 



Receita de Rachel Haswell do blog Intercultural Chow.

*Xícara medidora de 240ml

1 e 3/4 de xícara de farinha de trigo
1 colher (sopa) de açúcar
1/4 de colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó (usei 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio)
60g de manteiga sem sal derretida
1 ovo grande
3/4 de xícara de leite (usei creme de leite)

Recheio
5 maçãs de sua preferência (a Rachel recomenda as ácidas, eu fui de Gala mesmo, sugiro de 6 a 8 maçãs)
3/4 de xícara de açúcar (coloquei só 2 colheres porque minha maçã era doce e tenho um Chocoranguinho que não deve consumir muito açúcar)
1 colher (sopa) de suco de limão (na pressa, li suco de 1 limão e mandei ver, como escorri os líquidos depois, não ficou muito ácido)
1 colher (chá) de canela em pó (usei 1 de sopa)
1/2 xícara de uvas passas (é totalmente opcional, coloquei porque esse mesmo Chocoranguinho gosta demais)

Preparo
1. Em um bowl, misture a farinha, açúcar, sal e fermento. Junte a manteiga, ovo e leite e misture com um garfo só até juntar tudo em uma bola de massa. Não mexa demais para não ativar o glúten. Embrulhe em plástico e leve à geladeira por 2 horas.

Recheio
2. Enquanto isso prepare o recheio. A Rachel disse para usar o ralador para FATIAR as maçãs, mas no meu afobamento, entendi que era para ralar mesmo. Ralei no ralo grosso com casca e não me arrependo, o resultado ficou maravilhoso, então vou continuar explicando da maneira que eu fiz depois de ralar as maçãs.

3. Junte o açúcar, limão, canela e por fim as uvas caso queira usar. Misture tudo e esprema levemente para retirar o excesso de líquido e resereve.

Montagem
4. Pré aqueça o forno a 180C. Separe 6 forminhas individuais de torta (cerca de 10cm de diametro) ou então uma forma de torta grande de 20cm de diametro. Não é necessário untar.

5. Separe a massa em duas partes e abra uma delas com um rolo em uma superfície ligeiramente enfarinhada, em uma espessura condizente com o diametro da forma, se menor, um pouco mais fina, se maior, um pouco mais grossa. Corte com um cortador redondo alguns centímetros maior que a forma que você está usando e forre essa forma com a massa.

6. Recheie generosamente a torta, deixando que o recheio fique mais alto que a borda da torta. Abra a massa restante e corte novamente com o cortador redondo. Cubra a torta com essa massa e feche as laterais. Feito isso, faça alguns cortes na massa com a faca para que o vapor quente tenha por onde sair e leve ao forno por aproximadamente 40-50 minutos ou até que esteja douradinha. Se gostar, pode pincelar gema de ovo para um colorido a mais. Sirva quente ou fria, sozinha ou com sorvete.

Rende: 6 tortas individuais ou 1 grande de 20cm.




10 comentários:

  1. Hummm, farei com certeza!!!
    (E com passas, porque a pequena Nicole a-do-ra tb!)
    Vanessa e Nicole

    ResponderExcluir
  2. Talitinha, vou fazer!!!!!! Hummmmmmmmmm, fiquei com água na boca. Bjus!!! Mônica.

    ResponderExcluir
  3. Ah eu já comi a original, da Rachel Haswell, hummmmm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Vanda, sua exibida! Só pra gente ficar com vontade! Hahaha

      Excluir
  4. Mas que boa deve ser, pelo aspeto, deve ser temtadora, bjokitas

    ResponderExcluir
  5. deve ser uma verdadeira tentação!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Talita do céu, que maravilhaaa de torta é essa, hein!!!! A receita realmente é uma tentacao, adorei e estou levando-a comigo para prepará-la aqui em casa, já sei que será sucesso garantido, arrasouuuu!!!! Beijokas doces

    ResponderExcluir
  7. Que delícia essa torta!

    Estou aqui desejando....

    Beijos............
    Artes da Josimar

    ResponderExcluir
  8. Oiê! Amei a receita, fiquei morrendo de vontade de fazer! :) Só que tenho um probleminha para reproduzir, minha forma é de 24 cm de diâmetro. Acredito que vou ter que aumentar as proporções. Procurando pela net achei uma massa semelhante e com as proporções para minha forma(http://panelinha.ig.com.br/site_novo/comunidade/colaboradores/receita_colaborador.php?id=7308&receita_id=32165&PHPSESSID=3d0156b161c298abfc431d651eae6c88), mas achei a quantidade de farinha de trigo muito discrepante, será que você poderia dar uma ajudinha? rsrs Faço com essa quantidade de farinha mesmo ou é melhor de outra maneira?
    Abraços...
    Fernanda

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango