Esfiha Facinha de Atum e Cream Cheese (não precisa sovar)

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Depois de quase um mês sem dar as caras por aqui, hoje volto com uma deliciosa receita de esfiha. Não tenho feito praticamente nada na cozinha, os meninos/casa/marido tem me tomado todo o tempo e quando tenho uma folguinha, quero mais é descansar. 

Porém, depois de experimentar essas esfihinhas na casa da Vanessa Hasegawa e ter pego a receita, tenho me forçado a ir cozinhar, já que elas são deliciosas e bem práticas também, porque não é necessário sovar, nem deixar a massa crescer.

Já fiz várias vezes, com recheio de carne moída crua, de atum com requeijão, de queijo com tomate e essa de atum com cream cheese que a Vanessa fazia antigamente e me deixou com água na boca. E vamos combinar, quer praticidade maior que essa?! É só abrir as latas de atum e os potes de cream cheese que seu recheio está pronto. 

Confesso que me esforço todas as vezes que preparo essa massa e tenho sempre bom resultado, mas dizer que ficam iguais a da Vanessa seria forçar nossa amizade. Lindas e gostosas como as esfihas da Vanessa, só mesmo quando ela faz! :)


Receita de Marilza Artes, pega no antigo Orkut do Mauro Rebelo

3 xícaras de água morninha
1 xícara de óleo
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres rasas (sopa) de sal
2 colheres (sopa) de fermento seco instantâneo (1 e 1/2 sachê de 10g)
1 kg de farinha de trigo

Recheio 
2 latas de 170g cada de atum (usei ralado, mas gosto mais do sólido)
2 potes de 150g cada de cream cheese

Preparo
1. Em um bowl grande, misture bem a água, óleo, açúcar, sal, fermento e farinha até formar uma bola de massa homogênea, bem macia. Não é necessário sovar.

Recheio
2. Escorra o atum sobre uma peneira e aperte com as costas de uma colher para retirar o excesso de água/óleo.

Montagem
3. Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte ligeiramente duas formas grandes com óleo. 

4. Abra a massa sobre uma superfície levemente (bem levemente) enfarinhada com uma espessura de 0,5cm, bem fininha. Corte usando um cortador redondo do tamanho que preferir. Recheie com um pouquinho de cream cheese e atum e dê a forma de esfiha (AQUI tem uma imagem ótima explicando). Coloque na forma com um dedo de distância entre uma esfiha e outra e leve para assar de imediato, não é necessário deixar crescer previamente. Asse por cerca de 20 minutos ou até dourar ligeiramente.

Rende: Cerca de 50 esfihas tamanho festa.


Essa receita é maravilhosa e MUITO prática, porém funciona apenas com massa fininha. Caso queira uma esfiha de massa fermentada e macia, recomendo esta outra AQUI, que também é espetacular!


8 comentários:

  1. Bom diaaaa! Que delícia de receita né? As suas ficaram lindas! Quem não fizer, vai perder a oportunidade de aprender uma receitinha curinga! bjos
    Vanessa e Nicole

    ResponderExcluir
  2. Oi Talita, reunir sabor e praticidade na mesma receita é bom dimais.Parecem deliciosas.Beijos e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  3. Oi Talita,
    Adorei a receita, pois gosto de tudo que é simples assim.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. A cara está ótima, Talita! Não me dê ideia que você sabe que eu faço mesmo, né?

    Chocoranguete de Curitiba

    ResponderExcluir
  5. Hummm... adoro esfihas... essas aqui estão ótimas e o fato de não sovar me agradou muito. ... hehe,,,, Bjs Talita....

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango