Esse foi um dos nossos bolos preferidos dos últimos tempos. A massa é perfeita: fofinha, leve, amanteigada sem ser enjoativa. Tem o azedinho do limão e tem as uvas passas que deram um tchan a essa deliciosa receita. A inspiração veio de um bolo de limão do site I Wash You Dry que levava blueberry (mirtilo) e sour cream (creme azedo). Adaptei ao Brasil e coloquei uva passa mesmo, que mirtilo com esse calor tá difícil. Fiz o sour cream em casa usando creme de leite de caixinha e pela pressa meu glacê de açúcar não ficou branquinho, já que despejei sobre o bolo ainda quente e o açúcar derreteu, escorreu, foi pro beleléu. Mas ficou delicioso!
Receita do Chocorango.
*Xícara medidora de 240ml
3/4 de xícara de açúcar
Raspas da casca de 3 limões
3 ovos grandes ou 4 pequenos
1 xícara de creme de leite (usei UHT 17%)
Suco de 1 limão (cerca de 50ml)
1 e 3/4 de xícara de farinha de trigo
1/2 colher (sopa) de cremor tártaro
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
80g de uva passa macerada em 1 xícara de chá preto
Glacê de Açúcar
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
1 e 1/2 colher (sopa) de suco de limão
Preparo
1. Pré aqueça o forno a 180C. Unte e enfarinha somente o fundo de uma forma de bolo inglês. Comece macerando as uvas no chá preto, basta preparar o chá de acordo com o fabricante e ainda quente deixe as uvas de molho por 20 minutos. Em um potinho misture o creme de leite com o suco de limão e deixe descansar em temperatura ambiente por 20 minutos.
2. Na batedeira, com o batedor globo (se tiver essa opção), bata muito bem a manteiga com o açúcar e as raspas de limão até obter um creme claro e fofo. Raspe as laterais da tigela com uma espátula de silicone. Vá juntando de pouquinho em pouquinho os ovos, sempre batendo em velocidade alta. Se você acrescentar bem gradativamente o ovo, a mistura não vai talhar. Raspe as laterais da tigela e alternadamente acrescente a farinha e o creme de leite misturado com o limão, batendo em velocidade média só até incorporar. NÃO BATA DEMAIS a massa. Junte o cremor tártaro e bicarbonato e bata por 5 segundos. Desligue a batedeira e misture manualmente com uma espátula de silicone as uvas maceradas e escorridas (despreze o chá preto). Coloque na forma preparada e asse por 35 minutos ou até dourar a superfície e o centro estar assado, faça o teste do palito. Desenforme ainda morno.
Glacê
3. Misture o suco de limão com o açúcar de confeiteiro até obter uma pastinha. Despeje sobre o bolo frio e espere secar. Se preferir um glacê menos doce, diminua a quantidade de açúcar, porém ele não ficará branquinho. Decore com raspinhas de limão.
Dicas: Caso prefira, você pode substituir o cremor tártaro + bicarbonato de sódio por 1 colher (sopa) de fermento em pó.
Rende: 8 porções.
Você irá gostar:
1. Torta de chocolate branco, limão e morango
2. Bolo fofinho de limão e laranja
3. Bolo recheado com morango, limão e chocolate branco
4. Bolo azedinho de limão com glacê de açúcar
Que bolinho fantastico. Ate faz ganhar agua na boca...
ResponderExcluirbeijinhos
Hummmm, amei vou fazer, deu até água na boca.
ResponderExcluirTalita, obrigada pela receitas, deliciosas.
Beijos
Oi Talita,
ResponderExcluirEsse bolo, com certeza, vai entrar já , já na minha cozinha.Delícia!
Bj,
Lylia
Oi Talita!
ResponderExcluirSalivei só ao ler "massa fofinha, leve, amanteigada!" Hummmmm! Acho mesmo que vale a pena tentar. Ótima dica!
Chocoranguete de Curitiba
Gostei imenso do aspecto, que bom deve estar!
ResponderExcluirGostei imenso deste bolo, vou fazer um dia destes.
ResponderExcluirUm beijinho
Obrigada Talita, adorei a receita e o bolo também! É super fofinho e delicioso, usei bagas Goji em vez de uva passa.
ResponderExcluirBjosss.