Scones de Uva Passa

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Essa receita é do Baunilha e Chocolate da querida Lau e do Paulo que, infelizmente, não atualizam o site há um bom tempo, mas tudo o que tem lá é de altíssima qualidade e proveito. 

Estava eu pensando o que mais poderia fazer para o café da tarde, já que o bolo de chocolate estava pronto e o pudim de leite condensado estava assando (eu disse que minha animação pra cozinhar tinha voltado!) e lembrei dos scones, um tipo de pãozinho de minuto originário da Escócia.

Procurei no meu amado livro Chefs - Segredos e Receitas (resenha aqui) e encontrei uma receita com uma foto LINDA demais, porém o processo todo era meio trabalhoso com direito a uvas maceradas no rum e chá preto de véspera, massa preparada e descansada por um longo período para só então no terceiro dia ser assada e servida com creme de leite e geléia. Era muita espera, precisava de algo imediato.

E foi então que lembrei dos scones de amarena da Lau, que tive o prazer imenso de provar (podem ver aqui no blog) e corri fazer, já que preparo mais simples não pode existir. Confesso que não ficaram tão leves quanto os da Lau nem tão caprichados, já que dei uma adaptada ao que tinha em casa, mas posso garantir que estavam deliciosos! Ainda mais com manteiga e geléia caseira de amora, presente da Hozana.

Receita ligeiramente adaptada do site Baunilha e Chocolate mas que veio do livro Cozinha Passo a Passo Confeitaria.

*Xícara medidora de 240ml

2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de sal
60g de manteiga gelada em cubinhos
80g de uvas passas
2 ovos
1 colher (chá) de essência de baunilha
1/4 xícara de açúcar
160 ml de creme de leite fresco (usei UHT 18%)

Preparo
1. Pré-aqueça o forno a 220C. Unte uma forma grande com manteiga e reserve.

2. Em um bowl misture a farinha, fermento e sal. Junte a manteiga e desfaça os cubinhos com as pontas dos dedos na farinha até deixá-la úmida. Misture as passas e reserve. 

3. Em uma outra tigelinha bata os ovos com a baunilha e açúcar até espumar usando um fouet. Adicione o creme de leite e misture. Faça uma depressão no centro dos ingredientes do bowl reservado e despeje os líquidos, misturando com uma espátula somente o suficiente para incorporar todos os ingredientes.

4. Polvilhe uma superfície limpa com farinha e trabalhe rapidamente a massa para que fique uniforme. Com um rolo abra a massa até obter 2cm de espessura e corte com um cortador redondo, girando o cortador e não pressionando para baixo diretamente para que a massa não perca sua leveza. Pincele com mais creme de leite (esqueci desse detalhe) e coloque na forma preparada para assar por cerca de 14 minutos ou até dourarem.

Rende: 12 scones.





11 comentários:

  1. Que lindos scones!

    Perfeitos, devem ser uma delicia com geléia .....

    Bjosss

    ResponderExcluir
  2. Mas que apetitosos ficaram!
    Até dão fome :)

    ResponderExcluir
  3. Nossa Talita, que delicia...
    Na verdade não conhecia, vou experimentar fazer, parece fácil mesmo!!
    Bj
    Marta

    ResponderExcluir
  4. Uauu Talita, melhor do que eu imaginava ontem quando voce me disse que tinha preparado Scones! Que delícia! Vou tentar no fim de semana, ja que nao tenho esse mesmo pique que voce! rs...bjao querida

    Nicole e Vanessa

    ResponderExcluir
  5. Olá querida Talita!!!!! Que maravilha saber que a sua vontade em cozinhar voltou, viu? Obaaaa, entao teremos muitas receitas maravilhosas por aqui, que nem esse seus scones que estao com um aspecto DIVINO!!! Adoro scones, sao muito práticos de preparar, perfeitos para fazer um lanchinho à tarde,né? Meu filhote Enzo está muito bem , dia 16 está completando 4 meses, o meses voammmm, o seu filhinho tb deve está enorme e lindo que nem a mamae dele!!! Um beijo super especial nessa familia linda

    ResponderExcluir
  6. huuuuuuummmmm...
    beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  7. Que lindos! Devem de ser divinais!
    Beijinhos doces.

    ResponderExcluir
  8. Salivei!

    Chocoranguete de Curitiba

    ResponderExcluir
  9. olá, não estou conseguindo mais acessar o blog Baunilha e Chocolate, vcs tem o novo endereço?
    obrigada!
    Denise

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango