Pudim de Leite Condensado - O Legítimo!

sábado, 28 de dezembro de 2013

Como boa brasileira que sou, AMO pudim de leite condensado! É aquela sobremesa que acho impossível enjoar! Porém raramente faço na minha cozinha e o motivo é muito simples: não tenho paciência para esperar todo o processo do bonito.

Acho o tempo de forno muito grande, mas o que mais me tortura é ter de colocá-lo na geladeira e esperar por pelo menos 6 horas para desenformar! Entro em parafuso com tanta demora!

Mas essa semana resolvi preparar esse delicioso pudim de leite condensado e ficou exatamente como o esperado: leve, ultra cremoso e sem furinhos. Dessa vez ainda não consegui esperar as 6 horas de geladeira (sim, mesmo tendo dois meninos pequenos para me 'distrairem'!), esperei 3 ou 4 horas e consegui esse resultado maravilhoso! =)

Receita do site da Nestlé.

Calda
1 xícara de açúcar (pode ser 3/4, caso não goste de calda em excesso)

Pudim
1 lata (395g) de leite condensado
2 medidas (da lata de leite condensado) de leite de vaca
3 ovos grandes

Preparo
Calda
1. Derreta o açúcar em uma panela ou na própria forma de pudim (muito cuidado pois a temperatura do açúcar derretido é muito alta) e espalhe por toda a forma de pudim, que deve ter 19cm de diâmetro. Reserve.

Pudim
2. No liquidificador, bata o leite condensado, o leite e os ovos. Despeje sobre a forma caramelizada (passei a mistura pela peneira para tentar evitar os furinhos no pudim e deu certo), cubra com papel alumínio e leve ao forno 180C em banho-Maria por 1 hora e 30 minutos ou até que inserindo uma faca no pudim, esta saia limpa. Caso balance a forma do pudim, poderá notar que o pudim ainda está bem mole, quase com aparência de líquido. Leve para gelar assim que possível por pelo menos 6 horas para desenformar (não façam como eu que desenformei com umas 3 horas de geladeira e meu pudim ficou com pequenas 'rachaduras').

Dicas: Esquente a água do banho-Maria a parte. Coloque a forma de pudim sobre uma forma maior e despeje água fervente nessa forma debaixo, deixando o nível da água cerca de 1 dedo acima da base da forma de pudim.
Nunca asse um pudim em forno alto e sempre o mais longe da chama possível, na grade superior do forno.

Rende: 6 porções, que não serão suficientes nem para 2 pessoas...






13 comentários:

  1. Oi Talita!

    Eu adoro pudim de leite condensado! Interessante. Eu nem ligo para os furinhos como você. Muito menos tinha ideia de como não produzir os furinhos. E eu só faço cozido no fogão, nunca no forno. Costume de casa. Qualquer dia tento assim.

    Chocoranguete de Curitiba

    ResponderExcluir
  2. Esse pudim tá lindo demais! Não sou muito fã dos furinhos tbm não! Esse aí tá do jeito q eu gosto!

    ResponderExcluir
  3. Adoro...pudim é sempre bem vindo kkkk modéstia a parte, o que minha mãe faz, é delicioso kkkk o seu ficou lindo.

    ResponderExcluir
  4. Hum que delícia....
    Pudim de leite é minha comfort food...

    bj

    ResponderExcluir
  5. Tem um excelente aspecto esse pudim, também gosto imenso!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Talita!!
    Obrigada pelas dicas e receitas maravilhosas.
    Desejo para você e sua família, um 2014 com muita saúde, amor, paz, prosperidade e muitas felicidades. Que Deus os abençõe todos os dias. Abraço, Ilce

    ResponderExcluir
  7. Olá talita!
    Receita maravilhosa!
    Quero lhe desejar um lindo ano de 2014!
    Que seja um ano de grandes realizações e muito sucesso.
    Beijos

    http://criandoartescarla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Amo pudim também, e já fiz minhas adaptações: coloco uma caixinha de creme de leite pra ficar suave, já coloquei uma parte de suco de laranja e outra de leite, já fiz com leite de coco, já fiz com vinho... fica tudo dili demais!!! A que mais gostei foi quando consegui caramelar um pouco de morangos frescos, ficou divino!

    ResponderExcluir
  9. Hummmmm, gente, que coisa mais linda esse seu pudim Talita!!! Para o ano novo eu fiz um de chocolate, delícia tb!!!

    Aproveito para desejar um 2014 muito abençoado para você, que Deus ilumine muito seu caminho e lhe traga muitas coisas boas!

    Beijão querida e um beijos nos pequenos tb!!!

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango