Esse é um arroz que aprendi no blog da Priscila (Delícias da Priscila) e nunca vou deixar de fazer! É um arroz muito simples de preparar. Não é todo incrementado com frios e queijos, mas eu acho muito mais gostoso do que a maioria dessas receitas de arroz de forno que vemos por aí!
Sou uma pessoa que não gosta muito de arroz e que come MUITO feijão. E para mim não tem arroz mais gostoso que esse, embora não combine exatamente com meu querido feijão. Costumo preparar quando não vou fazer feijão e quero algo mais especial. Nesse dia da foto servi com uma frango assado, farofa de banana e um purê de batata doce.
Espero que vocês experimentem e guardem a receita com todo o carinho assim como eu faço!

Receita quase nada adaptada de uma revista Cláudia antiga que peguei no blog Delícias da Priscila
1 cebola média picada miudinho
2 dentes de alho amassado
1 xícara de arroz cru
4 tomates médios picados
Sal
Raspas de 1 limão grande
2 colheres (sopa) de manjericão fresco picado
1 copo (250g) de requeijão cremoso
50g de queijo parmesão ralado
Preparo
1. Refogue em um fio de óleo a cebola e alho até estarem murchos e começarem a dourar. Junte o arroz e os tomates e tempere com sal. Deixe fritar uns dois minutinhos e cubra com água (pode ser quente ou em temperatura ambiente mesmo), deixe o nível de água subir cerca de 1-2 dedos do arroz e cozinhe em fogo médio alto até que a água não possa ser vista na superfície do arroz. Nesse momento, abaixe o fogo e tampe parcialmente a panela, cuidando para que a água não seque completamente e queime o fundo da panela. Se necessário, vá acrescentando um pouquinho de água de cada vez (cerca de 3 colheres de sopa) até o arroz estar praticamente cozido. Desligue o fogo e deixe a panela tampada por cerca de 10 minutos, assim ele terminará de cozinhar, ficando bem macio. É importante não acrescentar muita água ou seu arroz vai virar uma papa mole com grãos enormes.
2. Com um garfo, solte os grãos de arroz, que deverá estar bem soltinho, e junte as raspas de limão e manjericão fresco, misturando delicadamente. Despeje o arroz em uma travessa e espalhe o copo de requeijão (se estiver difícil, aqueça por uns 40 segundos no microondas) e polvilhe o queijo ralado por cima. Leve ao forno 180C por cerca de 20 minutos ou até gratinar o queijo.
Rende: 4 boas porções.

Eu gosto bastante de arroz e o que mostras tem um excelente aspecto!
ResponderExcluirTenho que certeza de que iria gostar, Luisa!
ExcluirBeijos
Eu adoro arroz de tomate e acho que esse limão combina na perfeição! :)
ResponderExcluirA combinação de tomate, manjericão e limão fica maravilhosa, Diogo! Recomendo testar essa versão!
ExcluirBom dia Talita, amo tb este arroz. Beijos querida
ResponderExcluirMeu arroz preferido, Priscila! Seu blog é sempre a fonte de minhas inspirações pra ir fazer o almoço! =)
ExcluirBeijo grande
Huuuuuuuuum que cara de fome esse arroz!!! Quem sabe um dia eu não fique mais talentosa pra fazer essas receitas de dar água na boca né ;)
ResponderExcluirBeijos
E você vai, Gleise! Daí você me convida pra almoçar na sua casa! haha
ExcluirBeijos
Eu tb amo feijao!!! Mas nao menos do que arroz, que nao pode ser consumido por mim do jeito q eu gostaria, pq engordaaaaa...que tristeza viu!!!rs...esse arroz que vc fez esta lindo!!! Comeria tudo!bjoooo
ResponderExcluirOh, que pena, Anonimo! Espero que um dia possa relaxar um pouquinho nessa dieta e aproveitar um arroz desse! =)
ExcluirBeijos
Gosto dos dois, e de arroz em várias versões, mas arroz com tomate sempre foi preferência do meu pai, que acrescentava um tomate picadinho no final do cozimento do arroz, ficava muito bom. Vou testar hoje à noite!
ResponderExcluirSabe que uma amiga minha me contou que seu pai acrescentava dois tomates inteiros na hora do cozimento do arroz?! Achei curioso! Espero que goste dessa versão com limão!
ExcluirBeijos
Hummmmmmmmm! Fácil e gostoso!
ResponderExcluirChocoranguete de Curitiba
Sim, sim, Chocoranguete! Do jeito que a gente gosta!
ExcluirBeijos
Huuuuuuuuummmmmm... Essa DELICIA eu vou ter de experimentar.
ResponderExcluirAdoro suas receitas, além de muito fáceis, são práticas e DELICIOSAS!!!!
Passando por aqui para agradecer o carinho, e desejar te uma Excelente Semana :0)
Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)
http://decolherpracolher.blogspot.com
Obrigada, Márcia! Depois me conte o que o pessoal que provou, achou do arroz!
ExcluirBeijos
Sou justamente o contrario: amo arroz, nao sou grande fa de feijao. Adoro receitas diferentes de arroz. Vou testar essa amanha!
ResponderExcluirEntão a chance de você gostar é ainda maior, Amanda. rs Depois me conte.
ExcluirBeijso