Pão Australino do Outback Steakhouse

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Eu nunca fui ao Outback e não foi por falta de vontade, aqui em Maringá sequer temos. Mas sempre tive vontade de provar o famoso pão australiano e também a cebola empanada. Quando achei a receita do pão no Sabor Sonoro, não tive dúvidas, corri pra cozinhar prepara-lo. 

Apesar de nunca ter provado o verdadeiro no Outback, achei o pão muito saboroso. Mais firme que os pães que costumo fazer, com manteiga estava perfeito. Valeu muito a experiência!

A cebola vou deixar pro futuro, porque além de ser mais complicada, odeio fazer fritura!


IMG_8609
Receita do blog Sabor Sonoro, transcrevi exatamente como está lá com algumas pequenas observações minhas.

Primeira etapa
250g farinha
150ml água
2g de fermento biológico seco instantâneo

Preparo
1. Misturar todos os ingredientes até que fiquem bem incorporados. Deixar fermentar por 10 a 12 horas em temperatura ambiente. Eu quase sempre faço esta parte no começo da noite.

Segunda etapa
A massa fermentada da primeira etapa
600g de farinha (usei menos)
250ml de água
8g de fermento biológico seco instantâneo
30g de chocolate em pó (usei cacau)
100ml de mel
50g açúcar mascavo
15g de sal
60g de manteiga
30g de leite em pó (não usei)

Preparo
2. Manualmente ou  em uma batedeira (até para a Kitchen Aid é uma massa pesada, mas dá certo) misture a massa da primeira etapa mais a farinha, a água e o fermento. Assim que a massa ficar homogênea, acrescente todos os outros ingredientes. Continue sovando até ficar homogênea e elástica novamente, o que na linguagem da panificação chamam de "ponto de véu". Cubra a massa com um pano de prato ou filme plástico e deixe fermentar por duas horas ou até dobrar de tamanho. 

3. Agora com a massa já crescida, divida em 4 a 8 pedaços, dependendo do tamanho dos pães que você quer. Sove levemente só para colocar no formato desejado. Coloque para crescer por mais 1 hora (se estiver muito frio por aí aumente pelo menos 30 minutos este período) em uma forma untada com manteiga e farinha. Não se esqueça de deixar um bom espaço entre eles, vão crescer bastante! Uma dica importante desta etapa colocar qualquer "emenda" da massa virada para baixo, assim eles crescerão mais bonitos e não correm o risco de se abrirem quando forem para o forno. 

4. Preaqueça o forno a 220º, se preferir você pode polvilhar farinha de milho sobre os pães e depois fazer cortes rasos e de forma bem delicada com uma faca afiada. Leve ao forno por cerca de 40 minutos ou até começar a dourar. 

Rende: 4 pães médios.


IMG_8617


12 comentários:

  1. Hummmm, adorooo esse pao!!!!! O seu está com uma aparência fantásticaaaaaa!!!! Adoraria uma fatia dele agora com um manteiguinha com ervas, nossa, me acabaria nele!!!!!!! Beijocas doces

    ResponderExcluir
  2. Hummmmmmmmmmm! Estes furinhos na massa dizem tudo! Delícia!

    Chocoranguete de Curitiba

    ResponderExcluir
  3. Ficaram maravilhosos,
    Será que eu consigo?
    Abraço
    Marta

    ResponderExcluir
  4. Talita, tudo na panificação é belo, ficou ótimo! Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi Talita, também não conheço a Outback mas estou ficando curiosa com tantas receitas que vejo aqui e ali.Seu pão parece muito saboroso.Pão quente com manteiga quem resiste.Beijos querida, tenha um excelente final de semana.

    ResponderExcluir
  6. Esse pao está muito lindo Talita!!! Com certeza deve estar maravilhoso tbm! Vanessa e Nicole

    ResponderExcluir
  7. Talita, por favor veja minha pergunta sobre a massa do seu bolo! queria MUITO fazer novamente mas com a receita certa! Tem algo errado nela... o bolo é mto bom, mas a massa tem algo errado!

    ResponderExcluir
  8. Olá Talita,

    Vimos que você tem muitas e deliciosas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar WWW.TUASRECEITAS.COM.BR, um site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 170.000 receitas dos sites e blogs mais populares do Brasil.

    No site criamos a seção TOP BLOGS DE RECEITAS, um ranking de blogs onde você também pode cadastrar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso potente motor de pesquisa. Tuasreceitas.com.br tem mais de 80.000 visitantes únicos cada dia que procuram receitas em nosso site, gerando uma grande quantidade de tráfego para os blogs que fazem parte de nosso site. E o melhor é que você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tuasreceitas.com.br é grátis!

    Você gostaria de fazer parte desta grande família?

    Muito obrigado pela sua atenção e estamos à sua disposição!

    Wagner Silva
    Tuasreceitas.com.br

    ResponderExcluir
  9. Bom, julgando pela carinha dele ficou igualzinho o do Outback :)
    Great job Talita!

    ResponderExcluir
  10. Uau, receita copiada ,amo fazer pães,posso fazer na MFP,não é?Parece leve e delicioso.

    www.mundodosabor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Pão australiano é tudo de bom!
    De vez em quando faço em casa, mas minha receita é bem diferente.
    Faço como uma amiga postou certa vez: http://euseifazerbiscoito.blogspot.com.br/2012/06/o-melhor-pao-para-maquina-de-pao.html
    Já fiz tanto na máquina de pão quanto sem ela, sovando na mão mesmo.
    Delícia demais! Sucesso garantido! :)

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango