Dicas para Chocolate! - ou por que meus bombons nunca ficam bons...

sexta-feira, 8 de março de 2013

ovo de páscoa recheado com chocolate branco e morango - foto Delikaten
Foto de Karla Rudnick - Ovo de páscoa Delikaten
Ahh, essa época do ano é inspiradora...! Os supermercados já estão abastecidos com todos aqueles ovos de chocolate, a seção de barras e bombons de chocolate estão ainda mais recheadas e nosso desejo por chocolate parece triplicar!!


E hoje decidi falar um pouquinho sobre... Adivinhem... Chocolate!


Quem nunca se aventurou a fazer um bombom, uma trufa ou mesmo ovo de chocolate em casa?! Algumas dessas ousadias até dão certo, outras são um verdadeiro desastre! Isso porque mexer com chocolate parece uma coisa simples, mas não é nem um pouco. 

Eu, particularmente, tenho a maior admiração por quem sabe trabalhar com chocolate! Derrete, tempera, modela... Que talento! É só ver a diva Simone Izumi (Chocolatria), que perfeição! O grande Diego Lozano (site em breve), que técnica! 


Mas para quem está começando, está inspirado por essa época tão doce e pensa em fazer chocolate/bombom/trufa/ovo de páscoa para vender ou sei lá, só comer, vou deixar umas dicas ótimas que achei no Receitas de Mãe. Valem muito a pena!


Dicas para derreter chocolate tanto no microondas como em banho-maria; como fazer a temperagem do chocolate (a temida hora!); o segredo do choque térmico; o perigo de 'esquecer' o chocolate na geladeira/freezer; como trabalhar com chocolate branco; e como escolher chocolate granulado e gotas de chocolate.


Dicas preciosas sobre qual a temperatura ambiente ideal para trabalhar com chocolate; tipos de chocolate; temperagem; como secar chocolate na geladeira.



Dicas para saber o motivo do desastre do chocolate suado; cobertura grossa demais; chocolate mole depois de desenformado; chocolate duro durante o derretimento; chocolate esbranquiçado, textura farinhenta e demorando para endurecer.

Dicas para saber qual chocolate comprar para fazer ovos de páscoa, bombom, trufas; Chocolates; Coberturas; Chocolates nobres, hidrogenados, fracionados; Chocolate ao leite, meio amargo, amargo, branco, diet, blend; Chocolate em pó, cacau em pó, achocolatado.
chocolate derretido
Foto StockFood

A vilã umidade; recheios perecíveis de trufas; temperatura ambiente.

Qual a validade de ovo de páscoa simples; ovo de páscoa trufado/recheado; pirulitos de chocolate decorados; bombons recheados; frutas frescas/secas banhadas no chocolate; trufas diet; trufas com bebida alcoólica; florentinas; pirulitos de marshmallow; crocantes; marzipã com cobertura de chocolate; bombom recheado com fondant; bombom trufado; bombom que leva leite condensado; bombom que leva coco.

Dicas de como fazer trufas e bombom; dia ideal; qual o chocolate certo; posso usar creme de leite fresco para fazer trufas?; como modelar trufa.

Porque uma boa apresentação é o primeiro passo para a venda.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Li no blog ICKFD (Como deixar o chocolate mais escuro para banhar frutas?) que o chocolate hidrogenado contém PARAFINA, que faz muito mal à saúde. Vocês sabem disso? Sabem se é toda marca? Se é mesmo só os hidrogenados e fracionados da vida ou mesmo os comunzinhos do mercado, vendidos como chocolate? Fiquei estarrecida!

Receitas com chocolate: 

Assine a Newsletter do Chocorango e não perca nenhuma atualização.

21 comentários:

  1. Que boas dicas, muito obrigada amiga ;)...bjokitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagine, Isabel. Não tem de quê! =)

      Beijos

      Excluir
  2. Ótimas dicas Talita!!!
    Adorei a foto! rsrsrsr combina com o blog né? ;)
    Obrigada sempre!
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Manu. Eu também achei que tem tudo a ver com o Chocorango! Quando pensei em colocar uma foto de ovo de páscoa, logo pensei em Delikaten e nesse ovo lindo que tinha visto. Perfeito!

      Beijos

      Excluir
  3. Olá minha querida!

    Vim parabenizar você pelo dia da mulher e desejar que tenha um excelente final de semana!

    "Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. "
    Provérbios 31:10

    Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa. Muito obrigada.

      Beijos

      Talita

      Excluir
  4. Hummm que delícia de bombom!! amo chocolate... concordo com a Manu, combinou certinho com o blog.

    Beijinhos linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que vontade dá, né, Hozana?! Com morango... Muito bom!!

      Beijos

      Talita

      Excluir
  5. Nossa que delicia esse ovo de pascoa, amei, eu quero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até eu quero! haha

      Tem lá na Delikaten, é só pedir!

      Beijos

      Talita

      Excluir
  6. Como é bom chocolate!

    Eu adoro o Diego Lozano! Ele manja muito!

    Chocoranguete de Curitiba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, o Diego é mesmo incrível! Foi considerado o melhor chocolateiro do país!

      Beijos

      Talita

      Excluir
  7. Oi Talita, sou uma dessas pessoas que mexeu muito com chocolate.Já fiz bolos decorados, ovos de pascoa, bombons, trufas e pirulitos.Trabalhei tanto com isso que hoje em dia perdi o pique.Mas não vi muita dificuldade em aprender as tecnicas.Depois que entende o chocolate tudo se torna bem mais fácil.Espero ve-la um dia fazendo lindos ovos e bombons.Beijos querida.Adorei suas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Léia! Você é uma dessas pessoas que eu admiro! rs

      Pra mim ainda parece tão complexo e trabalhoso mexer com chocolate... Também tenho essa esperança de exercitar a técnica um dia!

      Beijos

      Talita

      Excluir
  8. Receita interessante, boas fotos, muito gostosa, que eu gosto de seu blog tem muitas variantes e é de alta qualidade... Nós convidamos você a visitar o meu blog de Valência, com receitas tradicionais da região de Valência.

    http://valenciagastronomic.blogspot.com.es

    Esta semana "receita de bolinhos de abóbora" e a semana que vem "Mona Páscoa de Valência" vai se perder?

    Além disso, se você gosta de gastronomia Valenciana, você pode colocar o código HTML no seu blog e você terá acesso direto ao meu blog, você verá que legal.

    ResponderExcluir
  9. Flor fiz até o curso do Chef Diego Losano, cheguei em casa e tentei fazer igualzinho e adivinha? Ficou uma meleca hahahahahaha Desisti já do chocolate, fico por conta dos cupcakes mesmo viu hahahaha

    ResponderExcluir
  10. ola bom dia , estou tendo problemas com a cobertura de chocolate derreti como voce disse mas no último momento desliguei a agua e coloquei o pirex dentro da agua.. para manter o chocolate quente e cobrir os biscoitos.. todos eles ficaram SUADOS.. NUNCA ACONTECEEU ISSO.. o chocolate que usei foi o de leite é um argentino, welker.. por favor me ajude.

    ResponderExcluir
  11. por favor me ajude urgente pois não posso perder 30 biscoitos.. obrigada

    ResponderExcluir
  12. Podem me ajudar estou vendendo um ovo de Pascoa, gostaria de saber se vai no ovo de pascoa recheado ou trufado, bombons e tem que ser recheado também? alguem pode me ajudar

    ResponderExcluir
  13. Podem me ajudar estou vendendo um ovo de Pascoa, gostaria de saber se vai no ovo de pascoa recheado ou trufado, bombons e tem que ser recheado também? alguem pode me ajudar

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango