Bolo de Aniversário de Chocolate e Doce de Leite com Ganache de Caramelo e Crocante de Pecã

domingo, 3 de fevereiro de 2013

As receitas do aniversário ainda não foram todas publicadas, mas já trouxe o bolo pois recebi um pedido especial da leitora Milena. Então aqui está o, para mim, inesquecível bolo de aniversário do Chocoranguinho!

Esse é o tipo de bolo mais doce (apesar de não ser nem um pouco enjoativo), de massa amanteigada e não um pão-de-ló mais levinho, com recheio de doce de leite, crocante de pecã e uma ganache de caramelo que dá um toque diferente e especial. Devo ressaltar que não sei se pela calda de açúcar mascavo ou pela baunilha, ou por tudo junto, o bolo ganhou um aroma delicioso! 

A ganache deu uma derretida pelo calor (e sol) que fazia no quintal no dia do aniversário, mas nada muito sério.

Gosta das características bolísticas pontuadas acima? Faça esse bolo e tenho certeza de que será sucesso total na sua casa!

Ps. Essa se tornou minha massa de bolo preferida desde então. Tenho feito vários bolos usando a mesma base, só acrescentando ingredientes para sabores diferentes. A receita é minha, exceto o crocante de pecã e ganache de caramelo, que adaptei do blog Fofurices.

bolo de aniversário de chocolate e doce de leite de aniversário
Receita do Chocorango.

*Xícara medidora de 240ml

Repita a massa 3x
150g de manteiga ou margarina com sal
1/2 xícara de açúcar
4 ovos grandes
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 xícara de farinha de trigo especial (usei Famiglia Venturelli)
1/3 de xícara de cacau em pó
1 colher rasa (sopa) de fermento em pó

Calda
1 xícara de água
1/2 xícara de açúcar mascavo

Recheio
2 latas de leite condensado

Crocante de Pecã
1 xícara e 1/2 de açúcar
1 colher de café de cremor tártaro ou 1 colher de sopa de vinagre
1 e 1/2 xícara de nozes pecãs picadas grosseiramente

Ganache de Caramelo
50g de chocolate amargo picado 
100g de chocolate ao leite picado
3/4 de xícara de açúcar
3 colheres de água
1 e 1/2  xícara de creme de leite UHT

Preparo
1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Separe uma forma redonda de 22cm com aro removível, não é preciso untar.

 2. Na batedeira, com o batedor de arame (se tiver essa opção), bata a manteiga com o açúcar até formar um creme bem fofo. Junte os ovos de pouquinho em pouquinho, acrescentando uma clara ou gema por vez, sempre batendo em velocidade alta. Esse método evita que a mistura talhe. Adicione a baunilha e bata para misturar. Acrescente a farinha previamente peneirada com o cacau e fermento e bata em velocidade baixa só até incorporar tudo. Desligue a batedeira e misture delicadamente com uma espátula somente o suficiente para saber se não há nenhum grumo de farinha na massa. Despeje a massa na forma separada e leve para assar por cerca de 30 minutos ou até que inserindo um palito no centro, este saia limpo. Deixe esfriar por 10 minutos na forma, em seguida desenforme.

Calda
4. Leve para ferver a água com o açúcar por 5 minutos.

Recheio
3. Coloque as latas de leite condensado na panela de pressão, certifique-se que ela não contém ou que você já tenha eliminado o rótulo de papel. Cubra as latas com água, feche a panela e leve ao fogo médio até pegar pressão. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 35 minutos. Deixe a pressão sair completamente, retire a lata e deixe esfriar completamente antes de abrir. Você pode fazer esse procedimento até antes de fazer o bolo, assim quando ele estiver assado, o recheio estará pronto.

Crocante de Pecã
4. Unte muito bem com óleo uma superfície lisa como o mármore, ou uma tábua de vidro. Ou use silpat, que é um tapete de silicone próprio para preparos como esse.

5. Em uma panela de fundo grosso leve o açúcar e o cremor tártaro ao fogo médio baixo até dar o ponto de caramelo médio (160°C a 180°C - quando a calda começa a ficar com cor de guaraná se você colocar uma gota em um copo de água fria vai ficar durinha). Acrescente as nozes pecãs e leve ao fogo novamente até dar o ponto de caramelo escuro (180°C - se você não tem termômetro vai ter que observar quando a calda estiver escurecendo, não queimando, tire do fogo imediatamente).  Despeje o caramelo sobre a superfície untada ou silpat.

6. Quando o crocante estiver morninho, solte-o da superfície untada ou do silpat e deixe esfriar completamente. Sobre dois plásticos grossos, quebre o caramelo usando um rolo de macarrão, deixando em pedacinhos (e não uma farofa).

Ganache de Caramelo
7. Junte o açúcar e a água em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo médio baixo até caramelo escuro (um pouquinho antes de 180°C pois a temperatura aumenta muito rápido e é o tempo de você pegar o creme de leite). Acrescente o creme de leite. Nesse momento não se assuste pois vai borbulhar um pouco! Siga em frente e continue com o fogo em médio baixo e mexa muito de vez em quanto até que o creme de leite esteja totalmente incorporado ao caramelo (as vezes faz uns gruminhos que vão dissolvendo conforme a temperatura aumenta. Particularmente achei que tinha estragado tudo nessa etapa. Persisti e deu tudo certo!). 

8. Espere esfriar por 3 minutos e deite o caramelo sobre o chocolate e deixe repousando por 5 minutos. Mexa vigorosamente para derreter todo o chocolate. Deixe na geladeira até o momento de cobrir o bolo.

Montagem
9. Regue cada bolo com 1/3 de xícara da calda preparada. Cubra o primeiro bolo com 3/4 de uma lata de doce de leite e espalhe uma boa porção do crocante de pecã. Sobreponha outro bolo por cima do primeiro e recheie com outros 3/4 da outra lata de doce de leite e mais uma boa porção do crocante. Cubra o bolo todo com a ganache de caramelo e deixe na geladeira até servir.

Dicas: Caso queira fazer um efeito ombré (em uma tonalidade mais escura, média e clara) faça uma massa com 1/2 xícara de cacau, a segunda com 1/4 e a terceira com 1 colher de sopa de cacau.


Bolo de chocolate, doce de leite, ganache de caramelo e crocante de nozes

Mais bolos de aniversário:
 receita_torta_floresta_negra

Obrigada pela visita!

Volte sempre! Assine a Newsletter do blog, é totalmente grátis!

9 comentários:

  1. hummm... que tentação!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Que delíciaaaa!!!

    Preciso testar essa massa agora, aliás, esse bolo inteiro! kkkk

    Beijão Talita, ótima semana para você!!!

    ResponderExcluir
  3. Mas que bolo tão guloso, ficou excelente!

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Que delícia!

    Chocoranguete de Curitiba

    ResponderExcluir
  5. OOOOOOO saudades desse bolo....ficou delicioso!!!!!!

    Beijinhoss

    ResponderExcluir
  6. fala serio...deve ta otimo esse bolo em

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Já estou a salivar!!!
    Kiss, Susy

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/tertuliadasusy

    ResponderExcluir
  8. Fsz tempo que não consigo visitar minhas amigas blogueiras, mas esse bolo me chamou e vim correndo babar!! Adoro a combinação chocolate e doce de leite!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Achei ótima a receita e já anotei, esse chocoranguinho tem sorte!!bjs
    Maura

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango