Cortes Bovinos e Minha Indicação

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O post de hoje é dedicado à carne bovina, em especial seus cortes. E acho muito importante desmistificarmos os ditos cortes de segunda e terceira e eu explico por quê.

Depois que conheci o PO, por influência dele, comecei a reparar mais no sabor e textura da carne de boi. Provavelmente pela química vinda da ração e dos hormônios, a grande maioria das carnes bovinas tem apresentado um sabor extremamente forte. E isso não depende do corte. Se o músculo daquele boi tem gosto forte, certeza de que a picanha também não estará 100%.

E se você, assim como eu, gosta de sentir o sabor da carne, temperando apenas com sal, deve procurar um açougue de confiança que venda um bom produto. 

Já tem mais de um ano que compro carne somente em um lugar, no açougue Ribeiro da Pedro Taques. Primeiro pela carne que não tem gosto forte e é muito macia, independente do corte. E segundo pelo atendimento atencioso. Então deixo a dica para quem é de Maringá-PR, carne boa você encontra no Ribeiro, sem falar nos assados deliciosos (o medalhão de frango é meu preferido!).

cortes bovinos - Foto da web
Foto da web

Mas voltando ao assunto dos cortes, minha sugestão é, a partir do momento em que você escolher o seu açougue de confiança, experimente diferentes cortes, saia da mesmice. Dias atrás trouxe pra casa músculo que, acreditem ou não, nunca tinha comprado. E que surpresa agradável!! A carne estava tão boa que só de selar na panela bem quente, já estava macia. Sério que eu pensei ter sido enganada e tinha trazido pra casa um coxão mole ou mesmo alcatra, mas não, porque tinha várias gordurinhas típicas do músculo. Sem falar no caldo delicioso que rendeu. 

Se alguém quiser mais detalhes sobre os cortes e quais as melhores preparações para cada um, deixo o link de um post ótimo do blog Na Minha Panela: Dicas sobre cortes de carne. E no próximo post venho com uma receitinha deliciosa que leva carne e espinafre.

*Este post NÃO É um publieditorial.

Obrigada pela visita. Assine a Newsletter do Chocorango e volte sempre!

3 comentários:

  1. Eu tenho uma grande dificuldade para escolher qual carne levar, é tanto corte que eu fico perdida..hehe.
    Comecei a fazer carne sómente com sal e realmente fica deliciosa!!

    Obrigada pelas dicas...

    Beijinhoss

    ResponderExcluir
  2. Oi, Talita! Vendo esse post, lembrei de um vídeo que produzi na faculdade sobre o assunto :) Beijos! http://www.youtube.com/watch?v=KtlBAOPtnME

    ResponderExcluir
  3. Oi Talita!

    Eu não sei comprar carne direito. Geralmente procuro aquelas já embaladas. Quanto ao músculo, sempre compro para fazer sopa.

    Chocoranguete de Curitiba

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango