Dicas Para Preparar Um Bom Chá - E o meu drama com bebidas

domingo, 9 de setembro de 2012

chá - Foto StockFood
Foto: StockFood
Definitivamente não sou uma pessoa que liga para bebidas. E nem estou dizendo as alcóolicas, dessas eu passo longe, só uso para flambar, em bolos, nas rosquinhas de pinga, essas coisas. Mas estou falando das bebidas de sempre, aquelas que estão todos os dias na mesa de qualquer pessoa.


Bem, pra começar, não tomo leite desde os 2 anos de idade, tudo porque minha mãe trocou o bico da mamadeira e eu não gostei do novo, vai entender... E também devo contar que todas as vezes que ficava doente, com gripe, minha mãe me fazia tomar leite quente com mel. Jamais me esqueci disso.


E também não tomo café. Nunca provei, mas não suporto nem o cheiro.


Daí tem os refrigerantes, que também não gosto, não me agradam. E se não fazem bem à saúde, por que insistir?!


Passamos para o suco de frutas natural. Vou confessar uma coisa pra vocês: eu tenho dó da fruta quando faço suco!! Não porque é necessário espremê-la, triturá-la, para obter o caldo, mas é que sou uma pessoa que gosta de textura e acho que se perde muito da fruta fazendo suco. Resumindo, eu gosto muito de suco de fruta, mas prefiro comê-la in natura.


Também temos água de coco. Quando era criança não suportava, mas como o PO* gosta muito, aprendi a gostar também. Não que eu seja louca por água de coco, mas gosto bastante.


E para finalizar, o assunto principal do post: o chá! Minha mãe toda a vida sempre foi fã de chá de camomila, o PO* de hortelã, às vezes erva cidreira. Já tentaram me oferecer chá gelado, mas se nem o quente desce direito, que dirá o com gelo! 


Mas não quero assustar vocês! Sou uma pessoa descomplicada. Quer me agradar? Dê-me água! Simples assim! Água no café da manhã, no almoço, no jantar... Tanto faz pra mim. Ah, e também gosto de iogurte, principalmente o natural, adoçado com mel e umas gotinhas de limão.


Bem, mas como sei que muitas de vocês gostam de chá, decidi fazer esse post com algumas dicas que achei por aqui e ali.


COMO PREPARAR UM BOM CHÁ


  • Sempre comece o chá com água "nova" e não reaquecida, que pode deixar seu chá sem graça.
  • Tenha em mente que para cada xícara de água você precise de 1-2 colheres (chá) de ervas secas ou frescas ou 1 sachê de chá. Essa é uma base, depende do seu gosto, se prefere mais concentrado ou não e também do chá que estiver preparando. É sempre bom ler o rótulo da embalagem ou perguntar ao vendedor as instruções de preparo.
  • Aqueça a água para o chá até que as primeiras bolhas apareçam, não deixe a água ficar em completa ebulição. Acrescente o chá e deixe abafado por 2-5 minutos, de acordo com cada erva. 
  • Assim que o tempo de infusão estiver completo, retire imediatamente as ervas (pode-se usar uma peneira para isso) para que as características do seu chá não se percam.
  • E para finalizar, saiba que o material da xícara e bule que você usa para preparar e consumir/guardar o chá são de extremamente importantes! Nunca utilize plástico ou alumínio, que interagem com os componentes ativos do chá, modificando-os. Dê preferência a materiais como vidro, porcelana, cerâmica e aço inox.


Separei algumas chaleiras e xícaras do site Dona Casa. Porque não basta saber fazer chá direitinho, tem que fazer com estilo!


Chaleiras:

Xícaras e canecas:



E pra quem quiser receita do Chocorango com chá, temos as bolachinhas de chá.

*PO: Provador Oficial.

Assine a Newsletter do Chocorango e não perca nenhuma atualização.

9 comentários:

  1. Olá Talita!!Cada pessoa tem suas particularidades né? Eu nunca consegui tomar leite até a adolescência por que tinha intolerância à lactose, e depois pq não conseguia mesmo não passando mal...rsrsrs Minha mãe também nem chega perto de café... eu comecei a tomar só depois de adulta,para estudar na faculdade, e hoje tomo uma xícara pequena pela manhã... refris e afins não são bons mesmo né? E adoro um cházinho...esses assessórios estão muito fofos!!!bjinhos e bom domingo!!!

    ResponderExcluir
  2. Aha,porisso vc é magrinha???
    Não toma nem refri...
    Vc é tá certa!!!
    Agora eu gosto de tudo café, chá, refrigerante... daí ja viu...
    Tudo em exagero faz mal.
    Um beijão,
    Mais viu, nem suquinho de uva???
    Hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Oi, Anonimo! Obrigada pelo magrinha! haha

    Boa lembrança! Mas você sabe que o suquinho de uva quase entra na categoria do café?! rsrs Eu também não gosto!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiess Talita!!!

    Também não sou fã de café, nem chá, eu até tomo de vez em quando, o Fábio adora. Agora um copo de leite bem geladinho com chocolate, eu não dispenso, ADORO!

    Um suco natural bem geladinho ou até uma coca-cola beeeem gelada quando estou com aquela sede, é tudo de bom. Mas refrigerante me deixa com um pouco de peso na consciência.

    Para o dia a dia, prefiro sucos naturais mesmo ou água. Bebida alcoolica tb não é o meu forte, não gosto e se bebo me da taquicardia, então, melhor ficar longe mesmo... hehehe...

    Uma ótima semana para você!

    beijos para o chocoranguinho!

    beijão querida!

    ResponderExcluir
  5. Aqui em casa nós amamos chá!! faço em casa diariamente...

    Amei as chaleiras, as xícaras e as canecas.

    Beijinhoss

    ResponderExcluir
  6. Achei as chaleiras um maximo!
    Querida, vc eh abençoada, por ter como sua bebida preferida a agua!!!
    Nao ha mal nenhum nisso, quem me dera se eu fosse assim!
    hehehe
    Beijos,
    http://sobremakesebalancas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ainda bem que gosto não se discute, né? Eu adoro café com leite e não aprecio muito chá...

    Chocoranguete de Curitiba

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango