Bolo Inglês de Chocolate e Doce de Leite

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Sabe aquele bolo bem macio do tipo Pullman? Então, é esse bolo! E tem uma grande vantagem, a textura é maravilhosa, mas não leva nenhum emulsificante, conservante, nada! Somente os ingredientes de sempre: manteiga, ovo, farinha...
O passo a passo ficou um pouco longo porque queria detalhar exatamente como fiz, mas não se intimide, é uma receita muito fácil! E dei o nome de bolo inglês só pelo fato da forma escolhida e também porque no blog já tem um bolo de chocolate e doce de leite.

Bolo de Chocolate de padaria com doce de leite
Receita do Chocorango.

*Xícara medidora de 240ml

150g de manteiga em temperatura ambiente
3/4 de xícara de açúcar
3 ovos grandes ou 4 pequenos
1/4 de xícara de cacau em pó
1/4 de xícara de leite ou buttermilk*
1 e 1/4 de xícara de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó

Recheio
1 lata de leite condensado 

Cobertura 
200g de chocolate meio amargo
80ml de creme de leite em temperatura ambiente

Preparo
1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Separe duas formas descartáveis de papel de alumínio de 20x10cm.

2. Na batedeira, com o batedor globo (se tiver essa opção), bata muito bem a manteiga com o açúcar até obter um creme claro e fofo. Raspe as laterais da tigela com uma espátula de silicone.  Em uma tigelinha, misture os ovos ligeiramente e vá juntando de pouquinho em pouquinho a mistura de manteiga e açúcar, sempre batendo em velocidade alta, se você acrescentar bem gradativamente o ovo, a mistura não vai talhar. Em uma outra tigelinha, misture o cacau com o buttermilk ou leite suficiente para obter uma pastinha homogênea, não mole, mas sem pó solto. Quando os ovos com a manteiga estiverem bem batidos, acrescente a pastinha de cacau e bata só até incorporar. Raspe as laterais da tigela e junte a farinha e o fermento e bata em velocidade mínima só até incorporar, cerca de 1 minuto. Desligue a batedeira imediatamente e termine de misturar com uma espátula de silicone. 

3. Coloque a massa nas duas formas separadas e leve para assar por 20-30 minutos ou até que inserindo um palito no centro do bolo, este saia limpo. Deixe esfriar completamente sobre uma grade.

Recheio
4. Coloque a lata de leite condensado na panela de pressão, certifique-se que ela não contém ou que você já tenha eliminado o rótulo de papel. Cubra a lata com água, feche a panela e leve ao fogo  médio até pegar pressão. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 40 minutos. Deixe a pressão sair completamente, retire a lata e deixe esfriar completamente antes de abrir. Você pode fazer esse procedimento até antes de fazer o bolo, assim quando ele estiver assado, o recheio estará pronto.

Bolo recheado5. Corte um retângulo profundo no centro do bolo, cuidando não atravessar a base, como você vê na foto ao lado. Retire o excesso de bolo da tampa e reserve. Recheie a cavidade com o doce de leite frio e cubra com a tampa reservada. 

Cobertura
6. Derreta o chocolate em banho-Maria ou no microondas e misture o creme de leite em temperatura ambiente. Cubra o bolo com essa ganache firme e sirva em temperatura ambiente ou geladinho.

*Buttermilk: Para cada 1 xícara de leite morninho, acrescente 1 colher (sopa) de suco de limão e misture até talhar.

Dicas: Se você gosta de bolo úmido, pode regar assim que retirar a tampa com refrigerante, suco, bebida alcoólica ou mesmo água com açúcar fervidos.  
Minha cobertura de ganache não ficou bonita porque coloquei o creme de leite gelado, aí perdi o ponto. 

Rende: 2 bolos de 20x10cm.



Bolo Inglês de Chocolate com doce de leite

Mais receitas de bolo:
Bolo inglêsBolo de banana, amêndoas, laranja e chocolateBolo amanteigado de pera, pistache e chocolatePão de banana americano - banana bread

Assine a Newsletter do Chocorango e não perca nenhuma atualização.

7 comentários:

  1. Oiess Talita!!!

    Hummm, que lindo e que delícia!!! Adooorooo bolo de chocolate, estou doida para testar essa receita!!!

    Andei sumida, mas tenho visto todos os posts, só não tenho comentado, eheheh...

    E o Chocoranguinho como está? Deve estar lindo e fofo como sempre, né?!

    Uma ótima semana para você querida!

    beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. Olá, depois de 5 semanas direto consegui terminar de ver suas postagens que me renderam um montão de receitas novas para minha coleção de testes. Muito sucesso e felicidade!

    ResponderExcluir
  3. Oi Talita,
    Sou fã de bolos assim e essa mistura de chocolate + doce de leite me conquistou.
    BJ e ótima semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. HUMMM...FICOU DE DAR ÁGUA NA BOCA!!!
    JÁ ESTOU LEVANDO A RECEITA!!!

    BJS...UMA LINDA SEMANA!!!

    ResponderExcluir
  5. uau! vc encontrou a perfeição!! amei amei! claro q vou testar!

    ResponderExcluir
  6. Talita, que perdição menina.Fiquei aqui com água na boca.Simplesmente perfeito.Queria uma fatia agora, rsrs.Beijos querida e muitas bençãos na sua vida.

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango