A polêmica das medidas e Instruções para uma receita perfeita

terça-feira, 24 de abril de 2012

No post "A nova medida do Chocorango" foram levantadas algumas questões. Achei que seria interessante respondê-las numa nova postagem.


Pra começar, a Adriana Candida, do Cantinho Feliz, perguntou se a adição de 40ml na medida não daria diferença na receita. As novas receitas que tenho postado vem sinalizadas com "*Xícara de 240ml" e foram testadas com essa medida. Não tem erro. As receitas antigas, sem identificação da medida, foram feitas usando a medida de 200ml. Mas é como a Hozana disse, ela estava usando a medida de 240ml mesmo quando as receitas publicadas aqui no Chocorango eram testadas com medida de 200ml, sem nenhum problema.


Cozinhar é uma arte, é a experiência que nos torna melhores! Claro, a receita precisa estar correta para que você possa ter um bom resultado, mas não basta só isso... Quando na receita está escrito apenas "4 ovos", sem especificar o tamanho, você tanto pode usar um ovo pequenino quanto um jumbo. Vai dar diferença no resultado final? Sim. Vai estragar a receita? Talvez, provavelmente não, a não ser que seja algo muito delicado como macarons, que exigem a pesagem de tudo, inclusive das claras de ovo. A maioria das receitas passadas aqui no blog não necessitam dessa precisão. Mas tem alguns princípios básicos para o sucesso:

  • Separe todos os ingredientes antes de começar o bolo, biscoito, o que for. Assim você não corre o risco de descobrir no meio da receita que os ovos ou o fermento acabaram.
  • Use a mesma xícara para medir todos os ingredientes. Não dá pra começar a medir a farinha com uma xícara de 150ml e terminar medindo o açúcar com uma xícara de 250ml.
  • A maneira correta de medir os ingredientes nessas xícaras medidoras é despejar o açúcar, farinha, etc., dentro da xícara e depois nivelar com uma faca, usando o lado sem corte. Nunca mergulhe a xícara no açúcar, farinha, etc., como se fosse uma pá, pois o ingrediente se compacta dentro do recipiente
  • Tenha em mente que um ovo comum (clara e gema) tem aproximadamente 50ml. Se a receita pedir apenas "ovo", sem especificar o tamanho, considere esses 50ml. Se no momento só tiver ovos bem grandes ou pequenos demais em sua casa, considere diminuir ligeiramente a quantidade de claras e gemas da receita, misturando-as e depois descartando (caso precise do ovo inteiro) caso o ovo seja muito grande ou então aumente o número de ovos se o ovo for muito pequeno. 
  • A dica mais importante é: USE O BOM SENSO SEMPRE! Lembre-se que a receita pode ser ótima, mas pode dar errado em algumas mãos. Quando comecei a cozinhar joguei vários bolos fora. A receita estava errada? Não. O problema era comigo mesmo, mas nada que uma boa dose de insistência e perseverança para resolver a questão.

Um anônimo pediu pra ver a xícara que tenho usado para medir. Uso esse kit da foto abaixo, presente dos meus pais. Na verdade, utilizo apenas as xícaras, pois acho mais prático o conjuntinho de colheres de medida que a Lau me deu, o da segunda foto. O conjunto de xícaras vem dividido em 4 peças: 1/4 de xícara; 1/2 xícara; 2/3 de xícara e 1 xícara inteira. A medida é de 240ml. O presente foi comprado nos EUA, mas é Made in China.

Xícaras e colheres de medidas


O conjunto de colheres que uso, o que a Lau mandou (mostrei NESTE POST AQUI), também é composto por 4 peças, como podem ver abaixo. A medida é de 15 ml para a colher de sopa e 5ml para a colher de chá.
Colher de medidas

A Akemi, do Pecado da Gula, disse que no Japão usava xícara de 200ml. Achei bem curioso, pois achei que o padrão de 240ml englobava a Terra do Sol Nascente também.
Já a Luciana me cobrou dizer que o Chocorango também tem leitores na Grécia e não só nos EUA, Japão, Portugal, Espanha... Obrigada por me fazer sentir especial! =)

Assine a Newsletter do Chocorango e não perca nenhuma atualização.

5 comentários:

  1. Oi Talita, eu aqui denovo, seu post foi muito exclarecedor, tenho mais uma dica com relação as xícaras medidoras, fiz um teste em casa com xícaras medidoras que comprei em loja de R$1,99 as medidas são corretas, pedi e pesei depois na balança para ter certesa, quem tiver dificuldade para achar é só ir em lojas de R$1,99, o conjunto custa pouco e vem com as medidas escritas em cada xícara.

    ResponderExcluir
  2. Oi Talita!

    Adoro teu blog! Tua postagem não pode ter sido mais precisa do que foi. Parabéns!
    A tua dica mais importante é "Use o bom senso", é isto aí mesmo!

    bjo

    Nara

    ResponderExcluir
  3. Obrigada vou comprar dessas de 1,99

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho um conjunto desses comprado no IKEA, mas nunca usei...geralmente fujo de todas as receitas que usem canecas/chavenas/xicaras.

    ResponderExcluir
  5. Oi Talita, tudo bem? Quanto tempo. Saudade. :)
    É complicado, dependendo do jeito que você mede, usando a mesma xícara ou a mesma colher, pode ter muita diferença. E dependendo da receita pode dar tudo errado mesmo, os macarons foram um ótimo exemplo. rs
    Por isso quando se quer precisão o ideal é pesar todos os ingredientes.
    Eu gosto de usar os medidores no dia a dia porque é mais prático.

    Ah, fico feliz de ver que você gosta de usar as colheres, também gostamos muito. :)

    ps: finalmente voltamos. Passa lá. :)

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango