Ti Piace la Pasta?*

quarta-feira, 11 de abril de 2012




Foto: Stock Food.
*Você gosta de macarrão?


Eu gosto muito de macarrão, mas sou meio enjoadinha pra comer. Não gosto de espaguete, não gosto de qualquer molho... Gosto de comer macarrão quando me dá vontade! Depois de ter criado o blog passei a experimentar outros molhos e que surpresa! Cada combinação gostosa...!

O que aprendi ao longo desses quase 4 anos vou passar aqui pra vocês, são dicas que li em vários lugares, testei e passei a aplicar todas as vezes que faço massa:

  • Macarrão se cozinha em bastante água, sempre! Pra cada 100g de pasta (macarrão) 1 litro de água.
  • Coloque a água para ferver (fogo alto do início ao fim) e só depois que as bolhas surgirem, adicione o sal. 1 colher (sopa) pra cada 1-2 litros de água. Acrescente o macarrão, mexa nos primeiros minutos (se a massa for curta ou permitir tal ação) e deixe cozinhar até ficar al dente ou ao seu gosto. Tem gente que gosta do macarrão mais molinho, não é Sr. PO (Provador Oficial)?!
  • NUNCA acrescente óleo durante o cozimento da massa ou depois, ele atrapalha a absorção do molho na massa por criar uma película oleosa. Se a intenção é não grudar o macarrão na hora do cozimento, não se preocupe, eu nunca coloquei óleo e minha massa nunca grudou. Porém o macarrão deverá ser misturado ao molho e servido assim que cozido, macarrão de 2 horas atrás fica muito desagradável!
  • Não é necessário passar água fria depois de cozinhar o macarrão. Além de "lavar" o sabor da massa, a água fria ESFRIA o macarrão! Ninguém quer isso!
  • Parece bobagem, mas preste atenção ao molho que será servido com aquele tipo de massa. Massas curtas pedem molhos mais cremosos, massas longas molhos mais líquidos . Mais detalhes você pode encontrar no Google.
  • A escolha da massa é primordial para um bom macarrão. De nada adianta um molho delicioso para uma massa de baixa qualidade. Dê preferência às massas frescas, geralmente as mais gostosas.
  • Calcule uma média de 100g de macarrão por pessoa. Um pouco mais, um pouco menos de acordo com o que será servido de acompanhamento, o tipo do molho e os convidados (mais homens, mais mulheres, crianças).
Essas são as principais dicas que eu sigo, mas cozinha é uma arte tão pessoal... Cada um tem seu jeito, suas manias, seus gostos. O importante é experimentar novas técnicas e escolher o que é melhor para você e sua família.

Utensílios para fazer um bom macarrão:
(Clique nas imagens para mais detalhes dos produtos)




Massas aqui no Chocorango:


Assine a Newsletter do Chocorango e não perca nenhuma atualização.

9 comentários:

  1. Mi piace tanto!
    Ótimas dicas principalmente para quem está se aventurando na cozinha.
    Ótima semana,
    Bjos da Lú

    ResponderExcluir
  2. ADOREI!!! Ótimas dicas... Anotei tudinho...
    Grande beijo, Irene

    ResponderExcluir
  3. Hummm... me deu vontade de fazer macarrão!! faz tanto tempo que não faço.
    Amei a postagem.

    Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas Talita!Esta de não lavar a massa, nunca fiz morro de medo do macarrão ficar grudadinho.rsrsr
    Amei também o rolo para fazer raviollis.Vou procurar aqui em Salvador.Por coincidência fiz raviollis caseiros com molho marinara, ficaram uma delícia,os fiz com cortador redondo de biscoito, ,confira no Mundo do Sabor.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Assim como o PO também gosto de macarrão mais molinho!

    Chocoranguete de Curitiba

    ResponderExcluir
  6. Oiess Talita!

    Ahnn eu adoro uma massa de vez em quando, com um molho bem caprichadinho, é tudo de bom!

    E aqui em casa, a gente adora uma alcaparra, azeitona, manjericão, gosto dos molhos bem incrementadinhos e encorpados, amo brócolis tanto no molho vermelho, como com azeite e alho, hummm...

    Um ótimo dia para vc!

    Beijooo...

    ResponderExcluir
  7. Em casa tinha que ser sempre espaguete com molho vermelho, molho branco nem alho e óleo nem podia se cogitar em servir! rsss
    Ter um blog parece que nos abre a cabeça e aguça nossa curiosidade em experimentar pratos e ingredientes novos para nossa sorte ne?
    Adorei as dicas, sempre tem alguma coisa a mais para aprender com os outros! Esse é o outro lado bom dos blogs! :)
    Acabei de postar sua torta de couve e linguiça, com algumas adaptações, mas ficou maravilhosa!!! Obrigada pela partilha!
    Bjss e muita saúde pro Chocoranguinho!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango