Elimination Communication - Como Proceder

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Há tanto tempo que não falo sobre EC e várias mães tem me cobrado. O Chocoranguinho continua usando o banheiro, tem dias que de forma espetacularmente incrível e dias que não são assim tão espetaculares. O importante é eu estar bem (e esses dias estava com uma gripe terrível) e ele não estar irritado demais, nos chamados picos de crescimento. O pior é que todas as vezes eu acho que é dente e o danado do dentinho nunca aparece! Ao mesmo tempo que quero que nasça, não quero. É tão bonitinho banguela e quando nascer dente vou constatar que criança realmente cresce MUITO depressa!



PRATICANDO O EC

Vamos finalmente dar início ao EC e espero que você esteja muito empolgada com isso! Querendo o mais rápido levar seu filho ao banheiro e ter a mesma alegria que eu tenho quando o vejo eliminar e sorrir todo satisfeito depois.


OS SINAIS 
E eis que surge a terrível dúvida: como vou saber que meu filho precisa ir ao banheiro? Diante dessa pergunta você pode até pensar em desistir, já que na nossa cultura e tempo atual, bebês usando o toalete como gente grande é bem pouco comum. Mas não desista antes de tentar, praticando você vai ver como é bem mais simples do que precisa.
Como já disse no post de introdução ao EC, cada bebê é único e se expressa a sua maneira. Se você já entende quando ele quer mamar e quando quer dormir, já percorreu metade do caminho. Agora só precisa identificar quando ele quer eliminar e quanto mais cedo começar melhor. E quando converso com outras mães, percebo que elas sabem quando a criança quer 
Os principais sinais que reparo no Chocoranguinho quando ele quer fazer xixi são:
  • Sente-se incomodado e mexe as duas perninhas ao mesmo tempo.
  • Emite sons de desconforto. Resmunga, chora.
  • Quando está brincando e sorrindo, fica sério de repente e as vezes resmunga.
  • Quando está dormindo mexe-se muito mais que o habitual e também emite sons de desconforto. 
E eis que surge então o maior desafio para o xixi: quando ele NÃO avisa! Sim, isso também acontece, principalmente quando o Chocoranguinho está brincando todo feliz. Pode ser que nem mesmo ele perceba que está fazendo xixi, mas o fato é que faz sem dar o menor sinal dos citados acima. Quero dizer, mexer as perninhas ele mexe, mas fazia parte da brincadeira! Portanto esteja ciente de que esses acidentes podem (e provavelmente vão) acontecer!

Os principais sinais de quando o Chocoranguinho quer fazer caquinha:
  • Sente-se muito mais incomodado do que quando quer fazer só xixi.
  • Mexe muito as perninhas, esfregando-as.
  • Fica muito irritado.
  • Chora muito e quando colocado para mamar fica irrequieto 
Do primeiro dia que praticamos o EC até hoje, perdemos pouquíssimas vezes o começo das evacuações (assim que vimos que ele começou a fazer na fralda corremos para o banheiro) e raríssimas foram as vezes que ele não deu nenhum sinal.

OS HORÁRIOS
Você não precisa atender somente aos sinais do bebê para levá-lo ao banheiro. Se você sabe que ao acordar ele sempre faz xixi, assim que ele resmungar ou abrir os olhos, leve-o ao banheiro. Se esperar os tais sinais citados acima, poderá ser um pouco tarde. 
Atente-se para a rotina do seu filho, quanto xixi tem feito durante o dia, se tem feito dormindo sem dar sinais (geralmente isso acontece quando estão extremamente cansados, mas é raro), quantas vezes evacua por dia, à que horas é mais comum evacuar. Todas essas informações serão de grande valia no processo de aprendizado. Mas não se prenda somente à horários e rotina do bebê, os sinais são muito mais importantes, já que criança é sempre uma caixinha de surpresa!

COLADINHA AO BEBÊ
Engana-se quem pensa que é preciso estar o tempo todo com o bebê nos braços ou sling para conseguir praticar o EC de forma eficaz. Desde que o bebê não esteja longe o suficiente que você não o possa ouvir, é totalmente possível deixá-lo dormindo ou brincando sozinho enquanto você faz seus afazeres ou descansa. Ouviu algo diferente, um resmungo ou perninhas agitadas demais, deixe de lado o que estava fazendo e veja o que está acontecendo. Desconfiou que o bebê quer eliminar? Leve-o ao vaso/penico porque pode ser que queira mesmo.

COMO PROCEDER
Reconheceu que seu filho quer eliminar através de sinais ou pelo horário? Largue tudo o que estiver fazendo e corra ajudá-lo! Retire a fralda ou roupinha que ele estiver usando e encaminhe-se para o lugar que escolheu para essa hora. Não faça tudo desesperadamente para que seu bebê não se agite e não consiga eliminar, mas também não fique passeando pela casa tranquilamente pois o bebê não vai aguentar esperar! 
Posicione-o de maneira confortável e faça um barulho característico para que ele reconheça que é o momento de eliminar.

ELIMINANDO NO VASO SANITÁRIO
Se pretende usar o vaso como 1˚ opção, talvez queira algumas dicas de como posicioná-lo. E não se esqueça, a limpeza do banheiro e principalmente do vaso deve estar em dia!
Quatro maneiras que você pode colocar o bebê para eliminar no vaso. Escolha a mais confortável para vocês:
  • Sentado sozinho. Instale um redutor de assento na tampa do vaso sanitário e coloque o bebê sentadinho sobre ele. Fique próxima ao bebê para apoiá-lo . Esse método funciona melhor para bebês um pouco maiores, que já tem certa sustentação.
  • De frente para a tampa. Sente-se na ponta do assento (o de adulto, normal) virada para a tampa do vaso, para o encanamento e sente seu bebê à sua frente, entre suas pernas, sempre segurando suas perninhas com as mãos. Cuidado que você pode escorregar do assento caso precise sentar-se bem na pontinha. 
  • De frente para a parede. Essa foi a melhor posição para mim e o Chocoranguinho, até quebrar a tampa do vaso, (risos). Sente-se no vaso de frente para a parede e de costas para a tampa e encanamento. Sente o bebê à sua frente, entre suas pernas. Essa posição permite segurar o bebê com suas pernas, mantendo assim as mãos livres. Porém tome muito cuidado, não vá deixar o bebê escorregar! A desvantagem é que não é possível praticar em todos os vasos, já que as tampas são diferentes e nem todas são amplas o suficiente para que caibam você e seu filho, e num dia com mais pressa e menos delicadeza, a tampa de plástico pode quebrar.
  • Cadeirinha. Muito útil para banheiros públicos e outras dificuldades. Segure o bebê com as duas mãos pelas perninhas próximo ao bumbum, ele deve ficar como se estivesse sentado numa cadeirinha. Deixe-o à sua frente e posicionado para acertar o alvo.
FEZ OU NÃO FEZ? EIS A QUESTÃO
Quando se usa um penico ou pote é muito fácil saber se o bebê fez ou não fez, basta olhar e já saberá houve eliminação. Mas e quando ele faz xixi no vaso? Como ter certeza de que ele realmente urinou? Quando se trata de um menino, é fácil, você simplesmente olha e vê se ele está fazendo. Mas se estamos falando de menina, a solução é ou ouvir se ela está fazendo (se isso for possível) ou olhar se ela está molhada.

OS RUÍDOS
E por que fazer um barulho característico? Independente do lugar que esteja, sendo um ambiente totalmente novo e diferente ao que o bebê está acostumado, ele saberá que é hora de eliminar quando ouvir o som da eliminação. E também para que ele não confunda o estar sentado no seu colo com o sentar no vaso à sua frente, provocando inocentemente alguns acidentes. Ele entenderá que é hora de eliminar e mesmo que não esteja muito apurado, irá se esforçar para fazer. 
Um dos barulhos que se pode fazer é o "Psssssss" para o xixi e o "Hmmm, hmmm" para a caquinha. Quando comecei a praticar o EC, só usava o "Psssss", tanto para a micção quanto evacuação. Porém, tive que mudar e o fiz um pouco tarde, quando o Chocoranguinho já estava entrando no 4˚ mês e o motivo foi por vê-lo fazendo força para evacuar mesmo quando eu sabia que ele só conseguiria fazer xixi. Por isso adaptei e o xixi ficou "Xiixii" e a caquinha "Ehhh", barulho parecido ao que ele emite quando faz força ao evacuar. E tem dado muito certo!

No próximo post sobre EC continuo falando sobre a roupinha ideal para o EC, higiene e assaduras. Até lá!

Assine a Newsletter do Chocorango e não perca nenhuma atualização.

3 comentários:

  1. Oi Talita....

    Obrigada pela a visita adorei!!!

    Nossa esta técnica parece ser trabalhosa mais é ótima heim, eu já tinha vista na TV, a filha da Ana Maria Braga utiliza esta técnica, e diz dar muito certo. Quando tiver um dia meu filhote se tiver tempo quero tentar tb.
    Algumas duvidas, quando vc senta o bebê no seu colo no vaso, não tem perigo de sujar a perna da mãe??!! E durante a noite vc utiliza a fralda no bebê??

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Talita!

    Que bom que o EC tem dado certo!

    Chocoranguete de Curitiba

    ResponderExcluir
  3. Querida Talita,
    Vim te desejar uma FELIZ PÁSCOA com ovos recheados somente de coisas boas...
    Um super beijo, Irene

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango