Posso Congelar Massa/Extrato de Tomate?

domingo, 11 de março de 2012






Foto: Food Stock.



Geralmente cozinho para apenas duas pessoas, o PO (Provador Oficial) e eu. Se dissesse que congelo comida pronta para um dia de emergência, estaria mentindo, pois raramente faço isso. Mas o que tenho colocado em prática ultimamente é o ato de congelar massa de tomate.

Antigamente era sempre a mesma história, abria a lata de extrato de tomate, usava 1 colher, no máximo duas e guardava o restante na geladeira. E dias iam e vinham e nada de usar a bendita. Quando um belo dia precisava fazer um molho bem gostoso e resolvia por um pouco de massa de tomate, daí que me lembrava que já tinha aberto uma e que estava há muito tempo sem uso. Ia toda alegrinha pegar o pote e quando via... Estragado, logicamente! Aí eu ficava duas vezes frustrada: uma por não ter usado toda o conteúdo da latinha e outra porque na hora da necessidade ficava sem o ingrediente!

Isso até uma lampadinha amarela fazer PLIM na minha cabeça! Congelar massa de tomate! A idéia não é nem um pouco original ou revolucionária, mas acreditem, eu ainda não tinha pensado nisso! A partir de então venho congelando massa de tomate satisfatoriamente! Nunca mais joguei fora e sempre, sempre que preciso tenho à mão. Faço assim:
  • Abro a lata de extrato de tomate quando vou precisar em alguma receita.
  • Utilizo o necessário ali no momento e já preparo as porções individuais para congelar. Em um quadrado grande de papel alumínio, coloco no centro 1 colher bem cheia (sopa) de extrato de tomate. Cuidadosamente, fecho o quadrado de papel alumínio sem deixar escapar o conteúdo (no caso, o extrato de tomate), deixando-o parecido com um envelope. Congelo de 1 em 1 colher de sopa pois é a quantidade que geralmente uso por vez.
  • Levo ao congelador os pacotinhos fechados e deixo que congelem um ao lado do outro, pois se não tiver cautela, o extrato pode vazar. Depois de congelados guardo em um saco plástico e coloco uma etiqueta com nome e data.
  • Quando preciso usar a massa de tomate, não deixo descongelando antes, pego o bloquinho de extrato (sem o papel alumínio, tá?!) e adiciono diretamente à panela quente do molho, sopa ou o que for (aconselho fogo brando). Rapidinho, rapinho está descongelado e incorporado à receita.
  • Dura muito bem 3 meses no freezer.
Ah, e também tenho congelado leite, já que aqui em casa não tomamos mais leite de vaca, que só é usado para receitas. Mas isso é assunto pra um outro post.

E falando em tomate...


(Clique nas imagens para obter mais informações sobre os produtos)
Descascador de legumes; Fatiador de tomate; Pote para conservar tomate


Assine a Newsletter do Chocorango e não perca nenhuma atualização.

19 comentários:

  1. Adorei.
    Já tinha pensado em congelar pois aqui os frascos depois de abertos se não forem consumidos rápidamente, começam a ganhar por cima um blor..Até pensei congelar nas covetes de fazer gelo, deve de dar.
    Já esperimentou nas covetes??.
    Agora que não me sinto "sozinha" esta ideia, vou por em prática.

    Pinta

    ResponderExcluir
  2. Oiess Talita!
    Nossa que ótima ideia, sabe que eu tb nunca tinha pensado nisso?? As vezes nem uso molho de tomate, pq sei q vou desperdiçar todo o resto da latinha.
    As vezes as ideias são tão simples, que nem passam pela nossa cabeça... hehehe...
    Uma ótima semana para vc!
    Beijooo...

    ResponderExcluir
  3. Olá! Também tenho esse problema!!! Mas nunca congelei o que faço é transferir toda a massa de tomate para um recipiente de plástico com tampa e cobrir a superfície com azeite (deixo o azeite escorrer pelas bordas do recipiente, desta forma toda a massa de tomate fica isolada). E assim aguenta no frigorifico cerca de 3-4 semanas (ou até mais) sem estragar.
    O azeite cria uma barreira e não deixa que as bactérias e os fungos se desenvolvam.
    Também funciona com molho pesto de compra, bem como todos os tipos de molhos de compra (molhos para massas, molho de caril, etc); e com atum.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  4. Valeu minha linda!!!
    Bem pensado o modo de congelar o extrato.
    Deus abençoe!
    Marta

    ResponderExcluir
  5. Oi Talita!

    Há anos não uso extrato de tomate exatamente por causa desse desperdício. Achei ótima a idéia. Só bateu aquela dúvida... qual lado do papel alumínio deve ficar em contato com o alimento? O brilhante ou o opaco? Numa olhada rápida na net, vi que para congelar alimentos o lado brilhante deve estar em contato, para cozinhar o opaco. Confere?????????

    Vanessa, Chocoranguete de Curitiba

    ResponderExcluir
  6. Adorei a dica,eu nunca uso a lata de uma vez e sempre acaba estragando beijos

    ResponderExcluir
  7. OLÁ TALITA!
    VOCÊ SEMPRE NOS DANDO ÓTIMAS DICAS, ESSA NÃO DÁ PRA PERDER, VALEU!

    BEIJINHOS

    ResponderExcluir
  8. Boa ideia, assim ocupa menos espaço no congelador e não precisa lavar nada,rss!
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Q legal q esta idéia está por aki!

    Descobri isso há alguns meses, mas ao invés do p.aluminio, coloco em sakinho plástico (desses de rolo tb), tiro o ar e voi-la!

    Essa vida de cozinheira pra 2 pessoas, é muito mais dificil e cheia dos segredos do q pra uma familia inteira viu rs Sinto isso no dia-a-dia. Q além de molho, congelo feijao, salsinha e até ervilha!

    Um bjo!

    ResponderExcluir
  10. Oi Talita,
    Você sempre nos presenteia com dicas maravilhosas e receitas deliciosas...
    Essa dica de congelamento da massa de tomate achei ótima...
    Quantas vezes joguei fora quase uma lata inteira...
    Muito obrigada e beijos, Irene

    ResponderExcluir
  11. Olá Talita,poucas pessoas pensam nisso,eu já congelo há alguns anos,só que uso forminhas de gelo para isso e depois levo os bloquinhos para um saquinho plástico e uso quando necessário!
    Aproveito para dizer que adoro o seu "chocorango"!!!!!!
    Abreijus
    di

    ResponderExcluir
  12. Sim é isso mesmo covetes para gelo.
    ´Pois devem ficar vermelhas do tomate sim, já agora para que congelas leite?? ou será Natas? soro de leite acho que é assim que voçês dizem.

    ResponderExcluir
  13. Olha eu tb faço isso, eu coloco numa forma de gelo q comprei só pra esse fim. Adoro pq assim não perdemos o produto.

    ResponderExcluir
  14. Eu sempre congelava em potinhos bem pequenininhos, mas agora que vc falou em usar papel aluminio para congelar em porção indivudual, tava pensando, congelar em forma de gelo nao seria melhor?? depois era só desenformar e colocar em um pote ou um saco plastico, nao fica mais pratico e menos trabalhoso???

    Adoro seu blog, to sempre por aqui olhando as receitas e babando, pois to de dieta e nao posso faze-las por emquanto :( rsrsr

    bjussss

    ResponderExcluir
  15. Olá, a ideia de congelar em pequenas quantidades é muito boa,mas, recomendo que não utilizem o papel alumínio porque, a acidez natural do tomate provoca uma"corrosão no alumínio" e este metal é transferido para o alimento e acaba tendo efeito tóxico, cumulativo. Há na literatura relatos de contaminação com alumínio X Alzheimer...

    ResponderExcluir
  16. Olá, a ideia de congelar em pequenas quantidades é muito boa,mas, recomendo que não utilizem o papel alumínio porque, a acidez natural do tomate provoca uma"corrosão no alumínio" e este metal é transferido para o alimento e acaba tendo efeito tóxico, cumulativo. Há na literatura relatos de contaminação com alumínio X Alzheimer...

    ResponderExcluir
  17. Olá! como eu sou sozinha eu congelo pequenas porções de tudo. No caso da massa, congelo em copinhos de café(plásticos), faço assim com feijão em copinhos maiores , sopa e muitas outras coisas. Faço o congelamento em aberto e depois de congelados, retiro o copo plasticos e coloco num saco plastico proprio para congelamento, fechados e etiquetados...com isso, nada vai para o lixo...bjs Marla

    ResponderExcluir
  18. oi eu ponho a forma de gelo dentro de um saco plastico preencho congelo ai e so virar q as pedrinhas ficão guardadas bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi pessoal, eu também nunca tinha congelado extrato de tomate mas esses dias resolvi tentar. não tinha forminhas de gelo, então coloquei em xícaras de café, deixei em uma bandeja até congelar. para tirar da xicara, bastou molhar o fundo da mesma com água quente e o extrato de tomate descolou. ficaram umas bolinhas, que guardei em um saco para freezer.
    Outro teste que fiz foi congelar raspas de limão. quando uso o limão para salada e vou usar só o suco, eu raspo a casca e coloco em um potinho. quando quero fazer uma receita e não tem limão, uso as raspas que estão no potinho. é uma forma criativa de aproveitar o limão. E o sabor fica igual ao limão fresco.
    bj

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango