Introdução ao Elimination Communication

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Este é um post especial para as mamães que me perguntaram como pratico o EC (Elimination Communication). O assunto é muito longo e espero poder explicar da melhor maneira possível. Por isso, provavelmente o post será dividido em partes para não ficar demasiadamente longo.


Primeiramente, se você não sabe do que se trata o EC, Infant Potty Training ou Bebê Sem Fralda, recomendo ler as matérias abaixo:


- Bebês sem fraldas
- Higiene sem (ou com) fraldas
- Criar um bebê sem fraldas!
- O que é a higiene natural infantil?
- Vídeo EC de bebê com 5 dias de vida


Deixo aqui minha experiência e opinião sobre o EC como forma de encorajamento para que outras mães pratiquem também. Lembrando que cada bebê é diferente do outro e que minhas tentativas começaram com um bebê de nem 1 mês.


Descobri o EC quando ainda estava gestante e de imediato achei a idéia o máximo! Era isso que queria para o meu filho! Mas como não há muitas matérias em português falando sobre o assunto, quando o Chocoranguinho nasceu, não sabia como proceder, como começar, precisava do pontapé inicial! Foi aí que numa visita à minha mãe, falando sobre o EC e comentando que não tinha encontrado uma vasilha nem penico que tivesse me animado a colocá-lo para fazer as necessidades, ela se lembrou de uma velha conhecida que tinha tirado as fraldas de seu filho que com 5 meses já eliminava no vaso sanitário apoiado pela mãe.
Sim! Era isso! No mesmo instante, corri para o banheiro com o Chocoranguinho e tentei o metódo e por incrível que pareça funcionou desde a primeira tentativa! Começamos a praticar quando ele ainda não tinha 1 mês e meu único arrependimento é de não ter iniciado antes!



POR QUE PRATICAR
  • O bebê se sente mais confortável, aliviado e feliz! - imagine você tendo que fazer todas suas necessidades em uma fralda! Além do mais, principalmente no calor, a fralda descartável esquenta muito e piora as assaduras.
  •   Não vai mais precisar trocar aquelas fraldas pesadas de tanto xixi, além de sujar menos a roupinha do bebê, já que nunca mais irá vazar caquinha da fralda.
  • A comunicação mamãe e bebê fica muito mais fortalecida e você terá mais um item para eliminar quando ele estiver chorando - mamar, arrotar, usar o banheiro, brincar ou dormir.
  • Começando cedo, você não terá o trabalho de tirar as fraldas depois, quando a criança já estiver andando, brincando muito mais e já tendo seus medos infantis (tem criança que fica com medo de usar o penico ou vaso).
  • Questões financeiras - serão muitas e muitas fraldas economizadas nesse longo período e muito lixo poupado.
  • Você terá mais um motivo para se orgulhar do seu filho!

DESVANTAGENS DO EC
  • Acredite, o bebê vai se habituar a eliminar no vaso/penico muito rápido e ficará extremamente incomodado se tiver que fazer na fralda (principalmente evacuar). E não há lugar que o impeça de querer usar o banheiro. No meio do trânsito parado, de madrugada na estrada, no parque, no mercado ou mesmo quando o banheiro estiver ocupado. Ele também não se importará se você mesma precisar urgentemente ir ao banheiro, ou estiver infinitamente cansada, a preferência sempre será dele.
  • Bebês não conseguem segurar por muito tempo todas as vezes. Você precisa estar sempre atenta aos sinais e poder deixar de fazer tudo o que estiver fazendo no momento para atender ao seu filho.
  • Nesse aprendizado, muitos acidentes acontecerão e nesses momentos o melhor a fazer é não levar a sério. O bebê fez xixi no berço? Troque o lençol e seque o colchão e ainda sinta-se feliz por isso.
  • Não pense que seu bebê irá eliminar todas as vezes que você achar que ele quer (e pode ser que queira mesmo) e levá-lo para fazer xixi. Muitas vezes ele não faz ali na hora com você, para fazer dali a 5 minutos no berço ou carrinho. É uma ótima maneira de exercitar a paciência!




Veja também:
2˚ Parte - Passo a passo do EC
3˚ Parte - Como proceder no EC


Assine a Newsletter do Chocorango e não perca nenhuma atualização.

7 comentários:

  1. Adorei o post,
    sou mãe (de primeira viagem) da Clara 5 meses.
    Muito bom poder saber um pouquinho
    mais desse mundo, que para mim é tão
    lindo e surpreendente... a cada dia uma
    descoberta!! Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oiess Talita!!!

    Que legal que você está falando sobre esse assunto, eu achei muuuuito interessante essa técnica e com certeza, fortalece a ligação entre mamãe e bebê.

    Vou passar para a minha prima, quem sabe ela se encoraja a tentar com a filhinha dela tb!

    E quando eu tiver o meu, já vou saber como fazer...

    Beijooosss querida!!

    ResponderExcluir
  3. Puxa vida que legal esse post!!!
    Pena que minha Izabella teve que ir pro berçário bem cedo e lá eles não utilizam ainda essa técnica. Mas fica a dica né!

    ResponderExcluir
  4. Nossa muito legal quando tiver um baby irei tentar!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Adoreiiiii ! Tenho a Maria Clara de 5 meses e estou louca esperando o próximo post para tentar com ela!

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma filha de quase 10 anos. Comecei a tirar a fralda quando ela tinha poucos meses, nem sabia que esse metodo tinha todas essas regras e nem nome rsrs. Direto no vaso sanitário Minha mãe fez isso com meus sobrinhos e eu me inspirei nela quando minha filha nasceu. É preciso muita paciência e tempo junto ao bebê. Mas tudo isso compensa. Comecei porque me colocava no lugar do bebê,onde eu morava era muito calor,e eu odeio usar absorventes,imagina o bebê com fralda.Usei fraldas de tecidos,macias e confortáveis mas pra lavar....
    Eliane

    ResponderExcluir
  7. Olá! Já sigo este excelente blog de culinária há alguns meses e todas as receitas testadas foram aprovadíssimas, sem exceção!!! Gostaria de dizer, sem nenhuma ofensa, que os posts sobre bebês estão um pouco "deslocados" considerando que quem busca culinária nem sempre é mãe de primeira viagem. Talvez fosse mais adequado um outro blog com estas matérias. Ficam aqui meus sinceros elogios e esta sugestão, que não pretende ser desrespeitosa ou polêmica. Não é nada além disso: uma simples opinião.
    Abraços
    Ana Cláudia Tambara
    anaclaudiatambara@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango