Passo-a-Passo do Elimination Communication

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Leia também
1˚ parte - Introdução ao Elimination Communication


Gostei muito da repercussão do primeiro post sobre Elimination Communication. Sei que é um assunto polêmico aqui no Ocidente, mas espero que tenha cada vez mais adeptos. Então vamos à segunda parte? 

Depois de ler os prós e contras do EC no post Introdução ao Elimination Communication, ainda está decidida a tentar? Se sim, continue a ler e parabéns pela decisão! Você vai ver como é gostoso e gratificante no final! 

Vamos ao passo-a-passo:

VOCÊ VAI PRECISAR DE: 
  • 1 bebê (O ideal é de até 6 meses, que ainda se acostumou com as fraldas, mas você pode tentar com um maiorzinho caso não tenha outro)
  • 1 penico, pote ou mesmo vaso sanitário
  • 1 dose cavalar de paciência
  • Disposição, muita disposição, em todos os sentidos


ENTENDENDO SEU BEBÊ
Cada bebê é único e cabe a mãe observá-lo e conhecê-lo a fundo para tornar a convivência muito agradável para ambos. Para praticar o EC é extremamente importante você observar todos os sinais do pequeno e saber (ou pelo menos ter uma noção) o que ele deseja. Há bons livros que ensinam diversos métodos que irão te ajudar a entender melhor seu bebê. Indico ESTE ARTIGO que li no Conversa pra Mãe Dormir e que tem me ajudado dar uma rotina ao Chocoranguinho (ainda estamos nos adaptando, sem pressa) para entender melhor os momentos em que ele está enjoadinho. 
Resumindo, a rotina seria assim: acorda, mama, brinca e dorme de novo. Entendendo e aplicando esse método, você saberá o motivo do choro do bebê através da eliminação das alternativas. Já mamou e brincou (com várias idas ao banheiro nesse intervalo) o que ele deve estar querendo é dormir. Fácil assim! Salvo as vezes em que estiver doentinho. 

E POR QUE BEBÊS MENORES DE 6 MESES?
Não pense que estou discriminando os bebês mais crescidinhos, não. Mas é fato que um bebê novinho terá mais facilidade para se acostumar com o método. Isso porque bebês não nascem com fralda, eles não estão habituados a ela e tudo favorece que aprendam mais cedo que o lugar certo para eliminar é o vaso/penico. Um bebê maior de 6 meses, está mais acostumado às fraldas. Mas não deixe que isso a desanime, mais cedo ou mais tarde terá que desfraldar seu bebê, então por que não começar logo? Seja perseverante e acredite, bebês aprendem tudo com muita facilidade!
Ainda falando em bebês maiores, imagine começar a tirar a fralda de seu filho quando ele já estiver correndo pela casa e achando que é normal fazer suas necessidades numa fralda. Não tem quem o segure! Imagine como será desagradável trocar as fraldas cada vez mais perfumadas de uma criança mais velha. Aos 2 anos, ela terá maior entendimento ao que lhe for dito, mas não pense que irá facilitar seu trabalho! Tem criança que trava na hora de usar o banheiro. Fica com medo, chora, faz birra, segura o que precisa sair... Um drama! Será difícil agora e também depois! Você decide em que tempo irá tentar.

COMO COMEÇAR
Reserve um dia em que não esteja muito cansada e que tenha tempo extra para seu filho. Você não precisa começar pela manhã e deixá-lo sem fraldas logo no primeiro dia de tentativas. Vá devagar, não crie expectativas e metas muito difíceis ou então a chance de terminar o dia frustrada será muito grande! Tenha muita paciência pois é um aprendizado para você e seu bebê, leve com tranquilidade e leveza e tenha segurança de que é isso que você quer para ele.
O EC parece muito mais difícil do que realmente é. A técnica é muito, muito simples e você deve adaptá-la ao seu estilo de vida. Tenha em mente o que você quer. Quer apenas economizar fralda? Quer apenas tentar de dia nos momentos que está disponível ou quer as 24 horas de bebê sequinho e feliz sem fralda? Pensando nisso, vá atrás de seu objetivo.

ONDE ELIMINAR
Você deve escolher o lugar que ficará mais confortável para você e seu filho na hora da eliminação. Escolhi o vaso pois consegui apoiá-lo melhor e também por ser muito mais prático. Urinou ou evacuou, é só acionar a descarga e seus problemas acabaram. Já em um peniquinho ou pote teria o trabalho de ficar lavando todas as vezes. Lembre-se de que se escolher levá-lo ao banheiro, é importante manter o ambiente sempre limpo e agradável.


A ROUPINHA IDEAL
Sabe aquelas dicas em sites de bebê sobre qual roupinha é melhor para os pequenos? Pois então, para o EC nada daquilo funciona. A começar pela indicação de bodies porque são práticos e não ficam subindo, deixando as costas do bebê de fora todas as vezes que está no colo. E aqueles macacões super fofos de pezinho que deixam o bebê todo gostosinho de segurar? Quando se pratica o EC, tudo muda! 
E posso afirmar que nesses 2 meses e pouco de treinamento, meus maiores pesadelos são os bodies e macacões, principalmente os de pezinho, que tanto dificultam e atrasam o processo de tirar a roupinha.
O que tenho achado prático são os conjuntinhos de camiseta e bermuda e explico o porquê. Tenho deixado o Chocoranguinho sem fralda durante o dia todo e tenho perdido uma média de 3 xixizinhos por dia. Quando esses vazamentos acontecem numa bermudinha ainda fico feliz, pois é só tirá-la, dar uma lavadinha rápida na pia do banheiro mesmo e botar pra secar no varal. Rapidinho está pronta para ser usada de novo. 
Além do mais, usando essa dupla camiseta-bermuda, a parte molhada fica só embaixo, na bermudinha, o que não ocorre com o macacão, por exemplo. Da última vez que o Chocoranguinho fez xixi usando macacão (ele estava de bruços quando fez), tive que colocá-lo embaixo do chuveiro, pois estava molhado dos pés ao pescoço! 
Outro problema que tenho visto com body e macacão que abotoam embaixo, é que quando pegamos o bebê e a roupinha tenta subir, invariavelmente aperta o bumbum da criança. Quando se está de fralda, tudo bem, mas e sem ela?! Dá uma sensação de desconforto...
Quanto mais prática for a roupinha para que você possa retirá-la e colocá-la com facilidade e rapidez, melhor, já que terá que repetir essa ação por muitas e muitas vezes e quase sempre com pressa.



No próximo post falaremos como reconhecer que o bebê precisa eliminar e como proceder. Assine a Newsletter do Chocorango e não perca nenhuma atualização.

7 comentários:

  1. Oi Talita, visito seu blog sempre q recebo as atualizações, ou seja, quse todo dia! Fiquei mto interessada nas suas explicações sobre o EC, apesar de num ter um bebê ainda, quero m preparar com antecedencia pra um... rsrsrs
    Estou adorando suas explicações sobre o metodo e fiquei realmente impressionada e feliz com o relato do seu parto, foi emocionante.
    PS.: o Chocoranguinho é lindinho demais, uma fofurinha...
    Fico aguardando o próximo post anciosa!
    Beijos e parabéns pelo blog
    Denise

    ResponderExcluir
  2. Oi Talita!

    Quando li agora sobre o EC, parecia que eu estava vendo você com o Chocoranguinho!

    Estou curiosa pra ler a próxima etapa.

    Vanessa, Chocoranguete de Curitiba

    ResponderExcluir
  3. Eu li a primeira parte e fiquei encantada com esse método; quem sabe quando eu tiver o meu!!
    E que vc tenha muito sucesso com o seu filhote!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Querida Talita,
    Parabéns pelo post... O seu cantinho além de receitas MARAVILHOSAS tem dicas e ajudas IMPORTANTÍSSIMAS e ÚTEIS... Continue assim... Você é D+++!!!!
    Grande beijo, Irene

    ResponderExcluir
  5. Talita, Parabéns pelo Post!
    As dicas das roupinhas são realmente muito úteis. Eu tenho feito Ec com a Alice desde os 4 meses e foi ótimo, precisar ter muita paciência e dedicação, mas à cada descoberta dela a felicidade é tanta que compensa qualquer esforço. Hoje ela está com 1 ano. Nesse calor as fraldas incomodam muito os pequenos e acredito que seja a melhor época pra começar o EC, fica tudo mais prático e o bebê fica bem + à vontade! Parabéns! Aproveite cada momento! Beijos Mari

    ResponderExcluir
  6. Olá Talita,
    Tudo bem? Tirei o dia para blogar e vou dar minhas dicas neste post...Sou mãe de duas meninas, a mais velha completou ontem 16 anos! Quando ela tinha 7 meses e começou a comer de tudo, o coco já tinha cheiro...como ela fazia sempre pela manhã, assim que ela acordava eu a colocava na privada e em menos de 10 min. ela fazia a sua necessidade matinal...ai durante o dia era só as fraldas de xixi.Minhas amigas psicólogas desaprovavam o método, diziam que ela pulava uma etapa importante, coisa e tal...bobagem! Nenhuma das minhas meninas usou o penico, nunca se assustaram com a privada ou barulho da descarga...Ficou muito mais fácil tirar a fralda depois...Enfim, o que funcionou para mim pode não funcionar para outros, mas fica a dica...bjs e felicidades com o bebe!

    ResponderExcluir
  7. Talita, tenho um chocoranguinho de 3 meses tbm e estou animada a tentar EC mas confesso estar com medo não sei porque...e quando vc sai de casa e se de vontade nele no carro? e como vc sabe que ele ta c vontade? bom meu chocoranguinho aki ta saindo da fase das colicas so que ele parece ter medo de fazer #2 e ai nunca sei quando vai fazer e o xixi então hmm não faço a minima ideia quando faz...tem alguma dica?
    Glaucia
    marlonglauciapires@hotmail.com

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango