O que NÃO FAZER num dia quente de verão!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

forno Chocorango
Ultimamente tenho feito bolo todo santo dia! Um dia é de chocolate, outro cenoura, outro limão, laranja... E assim vai. No dia que não fiz, o Provador Oficial chegou do trabalho e me fez a pergunta:


 - Tem bolo?
 - Ih, hoje não tem.
 - Você faz um bolo?


 Não pude negar e corri pra cozinha preparar o tal bolo, afinal não é todo dia que o PO pede algo assim tão específico.


Escolhi um bolo de limão e amoras do blog Baunilha e Caramelo. No meio do caminho dei uma pequena modificada. Coloquei mais suco e raspas de limão e também raspas de laranja. O cheirinho da massa crua estava delicioso, bem cítrico. Toda contente, coloco o bolo no forno 180˚C e aviso o PO que dali uns 40 minutinhos já estaria pronto.


E o tempo passa e nada do bolo ficar pronto. E já passava de uma hora de fogo e nada do bolo dourar. Achei tudo muito estranho, mas fazer o quê, continuei na espera. Nem sei quanto tempo levou, mas quando finalmente o bolo assou e eu pude cortar um pedacinho pra provar, eis a surpresa: EMPAÇOCADO!


Tem final mais triste pra um bolo do que ser empaçocado??


Comi um pedacinho e, nhé! Estava mesmo empaçocado, mas com um sabor de limão delicioso!! Precisava salvar aquele bolo e usei a mesma dica DAQUI. E por fim, deu tudo certo dentro do possível. O PO disse que realmente o sabor do bolo estava muito gostoso, apesar da textura não estar lá muito boa. O importante é que nada foi perdido!


Bom, mas eu fiz esse "rodeio" todo pra deixar uma dica importantíssima! Descobri que meu bolo não deu certo não por mim, ou pela Andreia - muito pelo contrário, as receitas dela sempre dão certo - e sim por um detalhe que fez toda a diferença: CORRENTE DE AR!


Com esse calor que tem feito, difícil é aguentar uma casinha toda fechada com o forno ligado. Então deixei todas as janelas e portas bem abertas, curtindo o ventinho enquanto meu bolo assava. O grande problema é que o ventinho não era assim tão "inho" e atrapalhou o cozimento do bolo. Assim como a massa de pão NÃO DEVE ficar exposta à corrente de ar, um bolo no forno também não! Seu crescimento ficou prejudicado e a massa pesou. Além de ter demorado muito mais de 1 hora para assar.


Então já sabem, né?! Nesse verão, ou liga o forno com toda a coragem de ter que "assar" junto sem poder deixar o vento* entrar, ou então vai na padaria e compra o bolo pronto! =)


*Quando eu digo vento, é um vento forte, viu?! Daqueles que refrescam pra valer. Só um ventinho, uma brisa, dificilmente atrapalhará o seu forno.


Assine a Newsletter do Chocorango e não perca nenhuma atualização.

6 comentários:

  1. Oiess Talita!!!

    Mas gente, nesse calor, é uma coisa ficar na cozinha com o forno ligado mesmo, quem resiste a uma boa corrente de ar... hehehe...

    E quem resiste à um pedido do maridão, é?!!!

    Toda vez eu penso em fazer um bolo diferente, de outros sabores, aí invento de perguntar para o Fábio, que bolo ele quer que eu faço, e a resposta é sempre a mesma, "De chocolate!", hahaha... Aí acabo fazendo sempre chocolate, com cobertura de chantilly...

    Acho que não vou perguntar mais, vou fazer, que depois ele come de qualquer jeito... hahaha...

    Beijoss querida!!!

    ResponderExcluir
  2. Jociane - Curitiba26 de janeiro de 2012 12:01

    Oi Talita, bom dia! Que atire a primeira pedra quem nunca errou algo assim, mesmo sem perceber! Mas, mesmo aqueles que criaram as mais maravilhosas guloseimas, um dia estavam a testar suas receitas, e, provalvelmente, erraram até acertar, sem nunca desistir. Também passei por esta experiência, quando, por um certo tempo, meu forno ficava embaixo de um vitrozinho. Mas agora já mudei ele, e está tudo dando certo outra vez! Faz parte......Bjos, Jô.

    ResponderExcluir
  3. Olá querida,
    Muito obrigada pela dica... Nunca imaginei que isso pudesse acontecer... É verdade instintivamente eu sempre deixo a janela somente semi-aberta quando tem algo no forno...
    Ainda bem que você conseguiu salvar o bolo...
    Grande beijo e admiração, Irene

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Adoro seu blog, suas receitas e tudo, hoje estou passando pra dizer que na Ana Bananna agora você encontra lindas maquininhas para preparar cake pop, cupcakes e muito mais:

    Passa lá:

    http://www.anabananna.com.br/loja/1258-maquina-para-assar-cake-pop.html

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei com vontade de comer um bolinho cítrico depois do seu post... MAs aqui tb anda um calor de rachar... Acho q vou optar por biscoitos que são mais rápidos para assar!risos!!!

    ResponderExcluir
  6. Mesmo com todo calor não dá para resistir a vontade de comer um bolo quentinho.

    Bruna

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango