Não sou mineira mas como toda boa brasileira, gosto MUITO de pão de queijo!! Testei essa receita dita a melhor do Brasil mas não fiquei convencida. Porém tive minha parcela de culpa, usei polvilho doce ao invés da fécula e apenas o queijo parmesão que a receita pedia. De qualquer forma, ficou uma delícia e não durou muito tempo aqui em casa.

300g de polvilho azedo
500g de fécula de mandioca ou polvilho doce
25g de sal
30g de manteiga
110ml de óleo
550ml de leite
5 ovos pequenos
250g de queijo parmesão ralado (usei Tirolez)
Preparo
1. Na tigela da batedeira misture o polvilho, fécula ou polvilho doce e sal. Em uma panela, leve para ferver a manteiga com o leite e óleo. Quando levantar fervura despeje pouco a pouco na mistura seca, sempre batendo em velocidade baixa (usei o gancho nessa etapa). Bata até amornar e obter uma massa bem homogênea, macia, porém muito consistente.
2. Acrescente os ovos um a um, batendo bastante depois de cada adição. A impressão que dá é que os ovos não serão incorporados a massa, mas continue a bater que dará certo. No final do processo, quando todos os ovos foram adicionados, usei o batedor em forma de pá). Por fim, junte o queijo ralado e bata para misturar. Leve a geladeira por 3 horas para que a massa fique no ponto de fazer bolinhas.
3. Pré-aqueça o forno a 180˚C. Unte uma assadeira grande.
4. Depois do tempo de geladeira, quando a massa já estiver bem gelada, molde bolinhas com as mãos untadas e coloque na assadeira, com cerca de 1 dedo de espaço entre cada pãozinho. Asse por 25-30 minutos ou até dourar. Sirva quentinho acompanhado de um café passado na hora.
Dicas: Utilizei apenas o queijo parmesão que a Tirolez me mandou, mas a receita pedia 440g de queijo Minas padrão ralado e 220g de queijo parmesão.
Na receita original, não era pedido para levar a massa crua na geladeira, mas para mim isso não deu certo, talvez pela quantidade menor de queijo. Só depois do tempo gelando consegui fazer bolinhas, mesmo assim a massa é grudenta. Se estiver com pressa, faça bolinhas com a massa usando duas colheres.
Rende: 50 pãezinhos médios.
Veja também:
Lindos pães de queijo, acho tão complicado fazer a receita, ainda prefiro comprar congelado.
ResponderExcluirUm dia tomo coragem, rs.
Beijos
www.senhorformiga.blogspot.com
Ficaram lindos Talita!!
ResponderExcluirEu fiz pão de queijo uma vez apenas e achei que da um trabalhooo, assim, a batedeira quem teve que trabalhar, mas pão de queijo vale pena, bem quentinho é uma delícia!!!
Beijooo
Sou mineira e amo pão de queijo não falta no meu freezer,vou testar sua receita,pão de queijo tem que fazer com queijo minas é outra coisa.
ResponderExcluirObrigada pela partilha da sua receita, ficou com excelente aspecto e de certo uma delícia.
ResponderExcluirbjs
Olá Talita,
ResponderExcluirHumm.... Gostei muito do seu pão de queijo... Pode ter certeza que vou experimentar fazer... Eu inclusive já anotei a receita...
Pena que já acabou (risos)... snif... snif...
Beijos, Irene
Oi Talita! eu tenho uma receita que é muito parecida com essa
ResponderExcluirsó que não vai queijo parmesão somente o queijo meia cura de minas
a minha escalda o polvilho espera a mistura esfriar um pouco quando
vc poder sovar a massa sem se queimar, ai vc vai adicionando os ovos
aos poucos o ovo é que da o ponto na massa quando eu faço nunca usei
mais que 2 e meio, faz as bolinhas se quiser coloque as bolinhas em
uma assadeira coloque no freezer espere congelar e depois embale em
saquinho próprio para congelar e tire o ar do saquinho eu já deixei
uns 4 meses no freezer fica muuuito bom quando quiser assar leva direto
para o forno pré aquecido.
Beijos!!! Eu adoro seu blog é perfeito!!!
Eu amo pão de queijo e já fiz várias receitas, mas ainda nenhuma que vai na batedeira!
ResponderExcluirE pra mim que sou fã, o melhor pão de queijo é aquele que tenho na mão, junto à uma xícara de café quente!hummm...
Nossa dificuldade é sempre a mesma, encontara o queijo minas padrão...uma pena!
Aiii sera que um dia eu encaro esta receita?
ResponderExcluirAdoro Pão de queijo mais nunca fiz só os prontos de saquinho...
hehe!
Beijinhos Jê!
Oi!
ResponderExcluirFiquei mega empolgada com a receita! Vai ser minha primeira tentativa de fazer pão-de-queijo em casa!
Obrigada!
Beijo,
Érica.
Hummm adoro pão de queijo e adoro testar novas receitas também; a única coisa ruim é que fico com azia com esses pãezinhos feitos em casa.Os seus ficaram lindos!!
ResponderExcluirUm detalhe. Você disse que usou polvilho doce ao inves de fecula, mas na verdade são a mesma coisa. O que eh diferente eh polvilho azedo, se vc não usou o resultado fica comprometido. O polvilho azedo que faz o pão crescer. Achei o teor de lipideos alto. somando a manteiga com o oleo chega a 7% do total da massa, enquanto o ideal deve ficar em no maximo 5%. Isso atrapalha o crescimento. Eu manteria a manteiga e reduziria o oleo para 70ml. A receita pede muito ovo tambem, 10% contra no maximo 7% que considero ideal. Quanto ao tipo do queijo isso altera muito pouco no resultado final da massa (ficar mais ou menos pegajosa). O queijo interfere mais no sabor e no visual. O modo de fazer esta perfeito. Faça as adaptações e me fale. Em tempo, sou gerente de uma fabrica de pão de queijo...rs. abraços
ResponderExcluirTalita, os meus estão no forno! Mega ansiedade!
ResponderExcluirSegui a receita, mas não ficou pegajoso, ficou bem seco. Foi difícil p/ dar liga, mais ou menos como fazer macarrão... Rs... Coloquei meu pai p/ me ajudar e foi bem divertido!
Depois conto se deu certo!
Vou congelar meia receita! Beijo!
Talitinha...
ResponderExcluirSnif.
Deu errado. Ficou seco e esfarelento.
Aí, queria tanto!
Vc não colocou o queijo minas padrão e mesmo assim ficou bom??? Pq a quantidade pedida é muita, 440g.. Fiquei curiosa pra experimentar.
ResponderExcluir