Será que alguém notou que sou fã do blog Delícias da Priscila?! Pois é, não pude resistir e tive que fazer um pão de lá que estava de olho há um tempão. Fiz a versão recheada, que é chamada de Pizza Enrolada por algumas pessoas. Outro nome seria Pão Bauru, mas não tem nada a ver com ESSE bauru feito em Bauru. Esse aqui é com presunto, queijo e tomate.
Não importa, o pão-pizza é delicioso e não durou nem dois dias aqui em casa...

125ml de leite morninho
3 ovos grandes
30ml de óleo (milho, girassol)
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
45g de fermento biológico fresco (usamos 9g do fermento seco)
Farinha de trigo (cerca de 500g)
Recheio
2 tomates bem maduros, com sementes e cortados em rodelas
1/2 cebola crua cortada em rodelas
Sal
Azeite
Pimenta
300g de queijo mussarela fatiado
150g de presunto fatiado
Orégano
Para Pincelar
Manteiga derretida
Preparo
*Preparamos esse pão na panificadora Winner Tech (aquela que ganhamos no concurso espanhol de receitas, veja o post completo clicando AQUI) mas você pode bater a massa numa batedeira profissional (como a Kitchen Aid) ou mesmo fazer o processo desde o começo manualmente em uma bacia grande.
1. Na forma de assar da panificadora (a nossa é Winner Tech, mas pode ser de qualquer marca), acrescente nesta ordem: o leite, ovos, óleo, açúcar, sal, fermento fresco e 400g de farinha de trigo. Se estiver usando o fermento seco, misture-o à farinha que também é seca. Acione a MFP para que bata a massa, num processo de panificação normal. Bata por cerca de 10 minutos, a massa deve ficar homogênea, porém numa textura bem pegajosa e úmida, que cole bastante nas mãos. Desligue a MFP e deixe a massa crescer dentro de um saco plástico bem vedado por 2 horas. Não há problema se ultrapassar esse tempo no primeiro crescimento. Nossa massa cresceu por 3 horas num dia quente. Guarde sua MFP ou batedeira, pois não as usaremos mais.
Recheio
2. Enquanto a massa cresce, prepare o recheio. Tempere as rodelas de tomate e cebola com um pouquinho de sal, azeite e pimenta. Deixe tomar gosto e soltar água por no mínimo 20 minutos.
Montagem
3. Depois da massa ter triplicado de volume, transfira-a para uma superfície lisa, untada com um pouquinho de óleo. Unte também as mãos com óleo e dê soquinhos na massa para retirar todo o ar. Não use farinha nesse processo para não deixar o pão pesado. Polvilhe a superfície da massa com um tantinho de farinha, vire a massa e polvilhe também do outro lado. Abra a massa com um rolo (para facilitar, pode usar um anti-aderente como este AQUI) num retângulo bem grande. Comece a rechear com fatias de queijo, presunto, rodelas de tomate e cebola (desprezando o caldo formado) e por último, polvilhe o orégano. Enrole como rocambole, de maneira bem firme para que não se solte na hora de assar.
4. Transfira esse pão para uma forma untada com manteiga ou óleo e deixe crescer por 40 minutos dentro do forno junto com um pote ou panela de água BEM quente ao lado. A água não deve entrar em contato com a massa, serve apenas para criar um ambiente quente e úmido, perfeito para o crescimento do pão.
5. Depois desse segundo crescimento, remova a água quente e acenda o forno a 250˚C e deixe aquecer por 7 minutos (com o pão dentro do forno). Então, abaixe a temperatura para 180˚C e deixe assar por cerca de 50 minutos ou até que esteja com uma bonita cor dourada. Retire do forno e, se preferir uma casca brilhante, pincele com um pouco de manteiga derretida. Deixe esfriar por 10 minutos na forma, desenforme e deixe esfriar completamente sobre uma grade para que o pão ventile por todos os lados. Depois de totalmente frio, guarde* em um porta-pão ou saco plástico bem vedado.
*Na verdade, você deve guardar o que sobrou (se sobrar) completamente frio, mas aproveite para comer o pão quando ainda estiver bem quentinho, com direito à queijo derretido e tomate quente-pelando.
Rende: 1 pão grande. Cerca de 12 fatias médias.
Com esse aspecto maravilhoso só podia mesmo ter durado pouco tempo....uma maravilha....bjokitas
ResponderExcluirEstá fantástico, até salivei;)
ResponderExcluirbeijinho.
Hummmm, deve ter ficado uma gostosura!
ResponderExcluirBeijosssss!
En casa se vuelven locos por la pizza.
ResponderExcluirEl viernes la probaré.
Besos.
LINDO DEMAIS,SIMPLESMENTE IRRESISTÍVEL!
ResponderExcluirBEIJÃO.......
Oi Talita,
ResponderExcluirEu também sou fã da Priscila. E esse pão , com certeza, será testado aqui em casa.
Bj,
Lylia
Oiess Talita!
ResponderExcluirHummmmm, que delícia!!! Como ficou lindo, da água na boca só de olhar!!!
Tudo bem com vc? Como está o bebê???
Sábado passado minha prima ganhou nenem, é a Maria Eduarda, ela é tão linda, mas tão pequenininha ainda, coisa mais fofa!
E vc ta pertinho, que delícia, deve estar ansiosa para ver a carinha do seu bebe, não?!!
Ultimamente tenho visto tantos bebês, tantas amigas gravidas, que da vontade de ter um tb! hehehe...
Mas ainda preciso construir minha casa, casar, aí depois um bebê... Talvez daqui uns 3 anos... Será que aguento até lá??? hahaha...
Uma ótima semana para vc querida!
Beijosss...
Talita querida eu adoro esse lanche, bauru, pizza enrolada, pão bauru, não importa o nome que dão, o fato é que fica delicioso, e o seu ficou com uma textura linda e macia, irresistivel. Gostei muito...bjocas ma linda semana
ResponderExcluirHuuummmm, que delícia de pão enrolado!A textura me parece ótima.
ResponderExcluirBeijokas
www.mundodosabor.blogspot.com
Não tenho menor habilidade de sovar massa de pão... Mas agora com essas máquinas de fazer pães o mundo ficou mais fácil pra mim.. COm certeza vou testar!!!
ResponderExcluirEsse é mesmo ao gosto do meu homem , ele adora este tipo de pãezinhos...
ResponderExcluirFicou muito apetitoso!!
Beijinhos doces.
Ficou lindo! Adoro pães assim.
ResponderExcluirbjs
Q pão maravilhoso!! ai que vontade.
ResponderExcluirBeijinhoss