Posso Congelar Feijão Cru/Cozido?

sábado, 22 de outubro de 2011

Foto: StockFood.
Foto de Feijão
Com certeza você pode congelar feijão. E não só o cru como também o cozido!

Por que congelar feijão cru? 
- Congelando o feijão cru ele se mantém novo e livre dos detestáveis carunchos. Você pode congelar em sua própria embalagem, devidamente fechada com um prendedor ou araminho, ou em um pote próprio para freezer. Na hora de usar, não é necessário descongelá-lo. Basta colocar de molho como de costume.

Por que congelar feijão cozido?
- Na correria do dia-a-dia, não há nada melhor do que soluções práticas e, além de tudo, econômicas. Melhor do que chegar em casa morrendo de fome e atacar um lanche qualquer sem tantas vitaminas e sustância, é poder contar com um feijãozinho cozido e congelado para emergências como essa. 

Como cozinhar feijão na panela de pressão?
- Não se assuste com a panela de pressão. Se comprar uma boa, sua segurança não correrá perigo algum! Use sempre o fogo baixo e verifique se a pressão está saindo corretamente. E lembre-se: JAMAIS force abrir a panela quando ainda houver pressão.
Para cozinhar o feijão, primeiramente escolha os grãos retirando os que estiverem estragadinhos, lave e deixe de molho de um dia para outro para liberar seus gases e também economizar gás e tempo na hora do cozimento, já que ficará hidratando na água. Depois cozinhe em fogo baixo na panela de pressão com água suficiente para cobrir e passar uns dois dedos acima dos grãos (pode ser a água do próprio molho ou uma nova), um tantinho de óleo, azeite ou courinho de bacon, 1 folha de louro, fresco de preferência, e 1 dente de alho. Nunca cozinhe com sal, pois deixará o feijão duro. O tempo de cozimento varia de acordo com o tipo de feijão e se está mais novo ou mais velho, mas cerca de 15 minutos já é o suficiente. Deixe sair totalmente a pressão antes de abrir a panela.


Como congelar o feijão?
- Feijãozinho cozido, já podemos congelá-lo. O mais recomendável é congelar sem temperar mesmo, assim no momento de usar, você tempera e vai parecer que ele foi cozido na hora.
Separe porções de feijão de acordo com seu consumo diário em potes próprios para o freezer, deixando aproximadamente 1 dedo da borda para que o líquido não transborde. Leve os potes à geladeira para que esfriem totalmente, depois tampe e leve ao freezer com uma etiqueta indicando quando foi cozido e seu tempo de durabilidade.


Como descongelar e temperar o feijão?
- Para descongelar, retire o feijão do freezer na véspera e deixe na parte mais baixa da geladeira. Caso esteja com muita pressa, leve diretamente ao fogo bem baixinho com um pouco de água. Para temperar, frite cebola picadinha e alho amassado em um fio de óleo. Se gostar, pode fritar também um pouco de bacon em cubinhos e linguiça defumada. Acrescente o feijão descongelado e, se necessário, acrescente água suficiente para cobrir os grãos. Deixe em fogo alto para apurar o caldo, tempere com sal, mais louro e pimenta se gostar.


Como conseguir um caldo grosso?
- Escolha um feijão que te possibilite isso, como o feijão cariocapreto, brancorajado. Tem variedade que é própria para servir sem caldo, como o fradinho e o andu. Não coloque água demais na hora de temperar, somente o suficiente para cobrir o feijão e deixe apurar em fogo alto com a panela destampada. Se quer apressar o processo ou quer mesmo um caldo BEM grosso, você pode retirar alguns grãos e amassar com um garfo, retornando à panela e deixando ferver até o ponto desejado.


Durabilidade: Feijão cru congelado, vide validade na embalagem do produto; Feijão cozido congelado é de 2 a 3 meses.


Talvez você se interesse em guardar não só o feijão, mas também outros mantimentos em bonitos potes próprios para esse fim:
(Clique nas imagens para mais detalhes dos produtos no site Dona Casa)

Assine a Newsletter do Chocorango e não perca nenhuma atualização.

9 comentários:

  1. Oi, Talita!
    Que dicas legais! Adoro feijão, mas sou meio preguiçosa para cozinhar... Essa praticidade ajuda mesmo a gente se alimentar melhor. ;-)
    Já levei também a receita do Cupcake de Cenoura com Brigadeiro. Obrigada por compartilhar!
    Bom fim de semana!
    Beijos,
    Vanessa

    ResponderExcluir
  2. muito boa suas dicas, e essa de congelar feijão cru é nova para mim, muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  3. ótimas dicas... estou mesmo precisando fazer feijão pra congelar, pra ficar me alimentando de forma mais saudável, com mais nutrientes. Bjinho!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Só uma dica: para ficar com caldo grosso, cozinhe com a panela sem tampa, por mais ou menos meia hora.
    Fica uma beleza.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oie Talita!!! Adorei tudo que aprendi aqui sobre o nosso amiguinho feijão!Obrigada pelas dicas tão úteis! Bjus...

    ResponderExcluir
  6. Tem coisa que sempre é bom lembrar... e estas dicas são uma delas!!!!
    Boa semaninha
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Você também pode guardar os pacotes de feijão cru na gaveta de verduras, conserva e não cria caruncho.
    Até mais
    15.08.2012

    ResponderExcluir
  8. O que é caruncho? E também posso congelar feijão que foi cozido a 2 dias atrás?

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango