As Receitas da Vovó...

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Confesso que acho um barato receitas antigas, aquelas bem de vó mesmo, em que as medidas nunca são exatas e dificilmente o preparo vêm descrito com detalhes. Mas, convenhamos, é pouco animador ir pra cozinha e se arriscar medindo 1 pires bem cheio de farinha, 1 prato raso de banha derretida, 2 punhados de queijo ralado... E depois ter um péssimo resultado por ter colocado as quantidades todas erradas, já que perdemos o hábito de cozinhar dessa maneira.
Hoje em dia não. Queremos cada vez mais os números e medidas corretas. Seja em xícaras padronizadas - e essas você encontra geralmente de 200 e 240ml - colheres de medidas e até mesmo a balança de precisão, que tanto nos ajuda a preparar principalmente os mais lindos doces de confeitaria!
O Chocorango sempre tem a preocupação de dar todas as medidas corretas e exatas, além de um passo-a-passo declarado para que a sua receita dê certo como a nossa dá (embora nem sempre seja possível, assim como NESTA e NESTA receita). Salvo alguns detalhes como tamanho do ovos, umidade da farinha, sua mão para lidar com a culinária... Seguindo as receitas do Chocorango você sempre terá um bom resultado!
Mas basta isso? Sim. Atenção e carinho também são fundamentais, mas a gente sabe que isso você já tem de sobra! E quanto aos utensílios de medida, já adquiriu o seu kit?


Foto: Stock Food.


COLHERES MEDIDORAS
(Clique nas imagens para conhecer o produto)

COPOS E XÍCARAS DE MEDIDAS
(Clique nas imagens para conhecer o produto)


BALANÇA DE PRECISÃO
(Clique nas imagens para conhecer o produto)




Ah, e qualquer dúvida que tenha, é só mandar um e-mail pro Chocorango: alochocorango@gmail.com


Assine a Newsletter do Chocorango e não perca nenhuma atualização.

13 comentários:

  1. É VERDADE TALITA,AS RECEITAS ANTIGAS SÃO ASSIM MESMO, RSRS.
    ÓTIMO POST, VALEU!

    TENHA UMA ÓTIMA SEMANA!
    BEIJOS....

    ResponderExcluir
  2. Tenho várias receitas desse jeito que você citou, e confesso que ainda faço assim, como já me habituei, elas dão certinho.
    Uma ótima semana.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho meu kit e adoro; é uma mão na roda!rs
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. ótimo post Talita, tenho alguns kits como por exemplo,colheres medidoras e copo medidor, mas gostei das dicas das xícaras medidoras Progressive, além de úteis, são lindas...bjocas uma excelente semana amiga

    ResponderExcluir
  5. Nossa Talita, todas nós temos uma, não, várias receitas , tipo, "farinha até amassar" rsrsrs, sou filha e neta de grandes cozinheiras, mas tenho certeza que até elas acertarem no "olhômetro", erraram algumas vezes.
    Eu também sou louca por gracinhas, voa à SP sempre e só vou em lojas de utilidades de cozinhas charmosíssimas, dá vontade de reciclar tudo,todo mês.
    Bjs
    Rosana

    ResponderExcluir
  6. Concordo com vc, Talita,atenção e carinho são fundamentais.
    Bj e boa semana pra vc,
    Lylia

    ResponderExcluir
  7. AS receitas que vocês passam são sempre bem explicadinhas mesmo!! Eu adoro o jeito como vcs escrevem, deixa pouquíssima margem para dúvidas! Parabééééns!


    bjs,
    http://tudojuntoemisturado-lala.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. É correto usar os medidores, eles são importantíssimos na nossa cozinha. Sem os medidores temos uma certa dificuldade de acertar a quantidade dos ingredientes.

    Beijinhosss

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o post Talita, quando eu era criança achava um máximo ver a minha mãe e as minhas tias trocarem receitas (as vezes até pelo telefone) com essas medidas "estranhas" e o mais engraçado é que sempre dava certo e até hoje dá...
    hoje elas passaram de "um punhado de farinha" para "um tanto bom" kkkkkkk #MeDivirto

    ah, e o baby como está?

    tenha uma otima semana
    beijos

    ResponderExcluir
  10. rsrsrs ja ri um bocado aqui com seu conto do livro de receitas...
    Tb acho fundamental as medidas padrão e não podemos deixar de incentivar, também, o uso de um bom tremômetro digital que não é muito comum nas cozinhas brasileiras, mas eu não vivo mais sem o meu. Ele já foi responsável por evitar que algumas receitas dêem errado :)

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Eu só sinto não ter prestado atenção
    no que minha vó fazia de gostosura na
    cozinha.
    Eu também gosto de medida certa.
    Beijos...
    Lúcia

    ResponderExcluir
  12. É uma curiosidade que todos que pegaram em um caderno antigo, ou simplesmente em uma receita antiga notam.. a gente sempre fica na dúvida de "quanto seria isso"?

    Minha mãe tem um livro de receitas, que nem é tão antigo assim, é o Dona Benta, mas nele tem muuuuuitas receitas que pedem muuuuuuito ovo, acho exagero.. tipo coisa de antigamente, que as pessoas viviam em fazendas, criavam galinhas, e precisam usar os ovos.. então colocavam vários nas receitas, hoje acho que várias dessas receitas passariam bem com metade dos ovos pedidos..
    Você já viu esse livro?

    ResponderExcluir
  13. Eu sempre fui muito curiosa e prestei atenção a tudo que minha visa vó e minha avó e as pessoas mais velhas faziam e sempre perguntava o porque disto ou daquilo, e dou graças a Deus que fiz isto, pois quando elas estavam fazendo algo na cozinha eu parava de brincar e voava para a cozinha, e elas diziam "ai vem a menina dos porques, e tenho certeza que vai ser a única a levar nossas receitas para a frente, é ela que vai receber nossos cadernos de receitas" dito e feito, e hoje em dia posso fazer dos dos jeitos, como se fazia antigamente e com os kit medidores, incluindo a balança de precisão que encontramos com tanta facilidade hoje em dia.

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango