Como Bater Chantilly

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Várias pessoas já perguntaram: Como fazer chantilly??
Este post não é uma aula de chantilly, mas vai ajudar quem tem algumas dúvidas. Para quem não sabe, chantilly é o creme de leite fresco batido. E a razão de não se obter chantilly com o creme de leite de caixinha/latinha é por ele não ter a gordura suficiente. Enquanto o creme fresco possui cerca de 35% de gordura, o creme de leite de caixinha/latinha tem cerca de 18% - 20% de gordura (ambos são especificados na embalagem do produto).
Outra particularidade do creme fresco é poder ser fervido, enquanto o de caixinha/latinha talha ao ser exposto à alta temperatura sem estar misturado à outros ingredientes. Portanto, fique alerta quando a receita pedir creme de leite fresco. Na grande maioria dos casos, ele NÃO PODE e NÃO DEVE ser substituído por um creme com menos gordura.
Depois dessa breve explicação, o vídeo ensinando como bater chantilly com um fouet, sem o uso da batedeira (mas ela também pode ser usada com cuidado para não perder o ponto).

Vídeo Veja São Paulo - Chef Fabrice Le Nud, da Pâtisserie Douce France.

Algumas sobremesas que pedem creme de leite fresco:



Assine a Newsletter do Chocorango e não perca nenhuma atualização.

14 comentários:

  1. Muito bacana e informativos o post e o video Talita.
    Lembrei da minha avo q batia as natas na tijela, a mao, p/ fazer manteiga. Era a melhor manteiga do mundo!
    Um dia comprei um creme de leite bem fresquinho aqui e bati a mao p/ fazer manteiga, meu filho ficou olhando e quando experimentou ele nao acreditava, gostou muito da manteiga caseira e na hora perguntou se eu podia sempre fazer a manteiga pois era muito mais gostosa do q a comprada. E nao eh mesmo?!
    Chantilly tem mesmo q bater com cuidado pois eh facil de perder o ponto, principalmente quando usa a batedeira. Mas por outro lado, se passar do ponto... manteiga caseira tbem nao eh mal ne?! rs! (coloca um salzinho, continua batendo ate solidificar bem, espreme bem o liquido e a manteiga ta prontinha!)
    Beijos
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Grande dica... a pronúncia do chef é genial :)

    ResponderExcluir
  3. gosto bastante do Lenud. Ele tem uma bela confeitaria aqui perto.
    A Lau e eu já fomos lá várias vezes.
    Não é só a possibilidade de fazer chantilly que faz do creme de leite ser melhor. Ele é puro creme de leite. Os de lata vem com conservantes e outras substâncias. Os de caixinha são piores e tem um gosto artificial demais. Depois que se acostuma com o sabor de leite dos cremes de leite fresco, tudo que é feito com caixinha ou lata fica sem graça e comum.
    Eu adoro chantilly. Simples, fácil de fazer e já queima algumas calorias antecipadamente.

    ResponderExcluir
  4. Talita querida, obrigada pela dica!

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Adoro o trabalho do Fabrice! O cara sabe bem o que faz e o faz muito bem! Então... bater o creme de leite com um fouet acho que aqui no MT, quente pra caramba, não vai dar muito certo, então continuo contando com a ajuda da minha batedeira. :)

    Bjo,
    Talita Cristina

    ResponderExcluir
  6. Ótima dica, Talita!!!! Obrigada!
    beijo

    ResponderExcluir
  7. Olá Talita, ótima dica! Já mandei seus dados para a Mococa, agora é só esperar. Está tendo um outro sorteio no blog, passa lá! Beijinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Vi que o Paulo já comentou o que eu ia comentar. haha

    Também adoro o Lenud, adoro chantilly e acho que não da para substituí-lo com o mesmo sabor e textura.
    O vídeo explica muito bem, muita gente passa do ponto e nem percebe.

    O bom do creme de leite fresco é que além do chantilly maravilhoso, podemos bater mais até fazer uma manteiga de excelente qualidade. E o líquido que sobrou da manteiga é o buttermilk. Maravilhoso!

    Gosto de bater com o fouet, mas quando é uma quantidade muito grande uso a batedeira. De qualquer forma é super simples, rápido e DELICIOSO. ;)

    Beijinho Talita!

    ResponderExcluir
  9. Muito boa a dica para ajudar nos Bolos!!!
    http://lojasantoantonio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Talita... Sabe o que é difícil demais? Não tem creme de leite fresco na minha cidade! Moro em Mariana-MG que é muito próxima a Ouro Preto que talvez você já tenha ouvido falar... Bom, até Belo Horizonte são umas 2 horas... não dá pra ir sempre... mas só lá que tem... Aí tenho que me virar com os de caixinha mesmo...
    Adorei o post e gostaria de saber se você tem algumas dicas para saborizar o chantilly a fim de empregá-lo como recheio em bolos e tortas...
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Gostei do video, sempre bato o creme de leite com fouet, já perdi muito creme com a batedeira - e manteiga doce não dá, rs.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Talita,
    Gostei muito do vídeo, e vou levar as dicas.
    vou confessar que a primeira vez que eu fiz o meu chantilly, bati demais e joguei tudo fora.
    Fiquei tão frustrada, que só comprava aqueles de caixinha.
    Mas aos poucos, mas ainda com receio, compro os de garrafinha e faço, mas sempre prefiro bater menos para não estragar, e acabo comprometendo todo o visual do doce.
    beijos

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango