Finalmente a MFP...

sábado, 19 de março de 2011

Há alguns dias atrás, recebemos nosso presente do site español Que Hay en La Nevera. Para quem não sabe, participei de um concurso de receitas e fiquei entre as 15 finalistas com esta receita. Depois foi feito um sorteio e mal pude acreditar que eu era a feliz ganhadora!
Dentre os três prêmios que podia escolher: aparelho que cozinha à vapor, sorveteira e panificadora, optei pela última. Devido as dificuldades de se enviar diretamente da Espanha, o pessoal do Que hay en la nevera comprou diretamente aqui no Brasil.
E como minha MFP (máquina de fazer pão) chegou há dias, já pude fazer vários testes com ela, que vou compartilhar com vocês.




Minhas primeiras considerações:

1. A marca da minha MFP é Winner Tech e, apesar de nunca antes ter ouvido falar sobre essa marca, achei a máquina muito bonita e bem mais leve do que a stand mixer Kitchen Aid.

2. O manual achei bem explicado, entendi tudo direitinho. Só possui algumas falhas nas intruções de algumas receitas.


3. O aparelho veio com o novo modelo de tomada com 3 pinos (diferente dos 3 pinos dos eletrodomésticos americanos), o que me rendeu o pequeno contratempo de ter que comprar um adaptador.



4. Achei o baldinho onde o pão é feito bem pequeno e diz o manual que não se pode lavá-lo devido à uma peça externa que pode enferrujar. A limpeza deve ser feita com um pano úmido (muito difícil seguir essa instrução). Na foto compare com o tamanho do tambor ao copo de requeijão.







5. A MFP Winner Tech (e creio que as outras também) não faz só pão, mas também bolos, pudins, geléias, massa macarrão e pastel. Estou elaborando uma série de posts para mostrar minha experiência com cada um desses pratos feitos na panificadora.




A experiência inesquecível do 1˚ pão (na MFP)

6. Quando comecei a confeccionar o primeiro pão que fiz seguindo exatamente à primeira receita do manual, que é um pão de leite, achei que a máquina não funcionaria, que aquele método de bater não era tão eficiente assim. Me enganei. A massa ficou super lisa, elástica e brilhante. Linda, linda. Porém, o pão não saiu com a textura leve que eu gosto. Ficou mais massudo e identifiquei que havia ido farinha demais, mesmo assim estava muito macio.

7. Estava tão concentrada no processo de colocar os ingredientes todos dentro do tambor da panificadora (os líquidos sempre vão primeiro), que acabei me esquecendo de colocar o batedor! Não tentem isso em casa, depois é um sufoco conseguir encaixá-lo com os ingredientes todos dentro do recipiente.

8. O pão inevitavelmente ficou pequeno, devido a capacidade do tambor. É um pão que se acaba no mesmo dia, ainda mais se for feito pela manhã. A vantagem é ter pão sempre quentinho e novo, a desvantagem é a energia gasta se quiser fazer pão todos os dias.

9. Assim que o pão assou, fiquei um pouco com medo de desenformar e o pão não querer sair do tambor, fora que o pão é assado junto com o batedor. Mas não tive problema algum, foi só virar o baldinho de ponta cabeça e o pão escorregou feliz da vida. No fundo, obviamente, estava o furo feito pelo batedor, mas nada que comprometa seriamente a estética do pão.

10. Falando em estética, realmente o pão não fica a coisa mais bonita do mundo, por isso, o meu conselho é o seguinte: precisa utilizar o processo da panificadora na íntegra (misturar, sovar e assar)? Antes de servir na mesa, corte o pão em fatias. Fica quase um pão de forma e disfarça bem a sua forma "tijolão".

Finalizando...

11. Fiz várias outras receitas na máquina e, até agora, recomendo uma MFP à todas as pessoas. Facilita muito o dia-a-dia e a gente fica até mal acostumada com tanta mordomia. Ela sova a massa muito bem e é um ótimo auxiliar na cozinha. É bonita (eu achei) porém ocupa bastante espaço (ainda mais na minha cozinhazinha de boneca).

Como já foi dito, em breve publicarei muitas receitas de pão feitos na panificadora, mas também bolo, pudim e geléia para saber como ela se sai.

Muito obrigada ao pessoal do site Que Hay en la Nevera pelo presente e por toda a atenção. Depois que a máquina chegou, recebi diretamente do site um caderninho de receitas personalizado muito fofo:




E aí? Qual a opinião de vocês? Tem MFP, gosta dela ou não? Quer comprar, não quer uma nem de graça... É só deixar um comentário nesta postagem. Vou gostar muito de ler a opinião de vocês.


Assine a Newsletter do Chocorango e não perca nenhuma atualização.

31 comentários:

  1. Oi Talita

    Parabéns pelo premio, com certeza será um presente bem útil.

    Tenho mfp há três anos ela ficou esquecida um bom tempo, mas ultimamente tenho usado bastante, a maior dificuldade que tenho é de encontrar alguns tipos de farinha para confeccionar os pães.
    O interior da minha é igual ao da sua, mesmo sendo de marca diferente, mas sempre lavei e até agora não deu problema.

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Achei muito linda sua MFP... gostaria de ter uma para bater a massa, depois prefiro terminar na mesa mesmo do meu jeito. Sei que a massa feita na MFP fica bem sovada e o pao maaraaviilhoosoo!! ja tive a felicidade de experimentar.

    Beijinhos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Talita, eu tenho MFP da Britânia há uns 2 anos, indo pro terceiro....eu nem a estou usando no momento pq teria q mandar trocar uma pecinha, tipo que está vazando um óleozinho na engrenagem do batedor! O técnico disse que é comum acontecer. Mas enfim, eu não gosto do formato do pão, acho exagerado a altura, então acabo preferindo deixar bater e não assar na máquina..como para fazer na mfp a massa tem que ter menos farinha acabo dando o ponto na mão para assar no forno convencional. Acho bom de usá-la qd não tenho tempo de amassar a massa, ou qd fiz as unhas...essas coisas. De forma geral não está me fazendo falta, eu não gastaria $ nela, ainda bem q eu a ganhei...quero sim uma sorveteira hahah.beijos e boa sorte com tua MFP,
    Ale

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma, da marca Tefal, gosto bastante. Dá para fazer imensas coisas e facilita o trabalho.
    Até dá para assar peças de carne (sem os batedores) e eu também prefiro colocar os ingredientes na máquina para amassar e levedar e depois cozer o pão com a forma que quero.

    Você merecia mesmo ganhar o concurso.

    Bjinhos,
    Sofia Apóstolo

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo prêmio Talita!!
    Fiquei feliz por você! Não estava sabendo que vc tinha ganho neste concurso!!
    Eu ainda não tenho a minha MFP mas minha mãe estava doida pra comprar uma!! haha

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Achei linda e parabéns!!!
    Eu não tenho, mas para dizer a verdade eu gosto mesmo é de colocar a mão na massa!!!!Por enquanto não tenho vontade de ter!!Só se fosse 0800 !!!!
    Minha tia tem e gosta muitooo!!!
    Bjs...

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo presente!
    Eu tenho uma e já usei muito, vale a pena ter uma.

    Um pão quentinho sem dar nenhum trabalho rsrsrsrs.Bjksss

    ResponderExcluir
  8. Talita, parabéns pelo prêmio! Eu tenho uma MFP e usava bastante no começo, mas ainda gosto dela. Eu costumo usar mais para misturar, bater e descansar a massa. Depois modelo os pãezinhos e asso de maneira convencional. Por causa da estética mesmo, como vc falou.
    Mas, já sovei massa de coxinha, já fiz bolo de caixinha. E gosto bastante da minha.
    Adorei sua receita que participou do concurso.
    bjk.

    ResponderExcluir
  9. Talita,
    eu não tenho, mas ela está na minha lista de desejos...kkkkk
    Tenho uma amiga que disse que coloca todos os ingredientes na maquina e programa ela para assim que ela acorda, ter um pãozinho quentinho e fresco só esperando por ela.
    mas também disse que por conta disso, engordou muito, porque todo dia, era uma receita de pão diferente.
    Agora, ela está fazendo pães mais leves com farinha de aveia, integral, etc.
    Vou ficar ansiosa para ver as suas delicias.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. OI talita minha amiga parabéns bem mereces com tanta coisa boa aqui no teu blogue e a pessoas sempre presente e muito modesta,bem hajam pessoas como tu,bjokinhass

    ResponderExcluir
  11. Oi Talita!
    Parabéns pelo prêmio. Adoro essas máquinas... minha mãe tem uma e é uma delícia acordar cedinho com aquele cheirinho de pão fresquinho... hummm

    Beijos
    Ana

    ResponderExcluir
  12. Talita,que delícia de prêmio...eu sou fã nº 1 das MFP..tenho a minha del´ciia de Britânia...e uso uso e uso...a massa de pizza fica uma delícia.....moro na roça e tenho pão quentinho todos os dias as 6 da manhã...deixo programadinha...é bem legal...curta e mande receitinhas novas e delicosas para nós...abreijus


    di

    ResponderExcluir
  13. Ainda não temos a MFP, e, por enquanto, nem vontade de adquirir. Gosto de amassar o pão (Jotta), de sentir a textura... Nada contra a MFP, minha cunhada tem uma, usa bastante e gosta. Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns!! Acompanho o Chocorango diariamente e fiquei muito feliz por você ter ganho o concurso e, consequentemente,a máquina. Você é muito generosa e mereceu ganhar! Muito legal a receita, também. Beijos, e que outros concursos venham por aí...

    ResponderExcluir
  15. Talita
    Que delícia ganhar um prêmio tão gostoso como esse.
    Adoraria ter uma MFP, mas tenho medo dela ficar encostada no armário. Gosto de botar a mão na massa e sentir o ponto, coisa de tradicionalismo. Aprendi com a minha avó e continuo fazendo como ela, mas se sobrar um $$ talvez ainda invista em uma.
    Parabéns, vc merece!!!
    Bjs
    Deborah

    ResponderExcluir
  16. Parabéns Talita pelo prêmio!!! A receita realmente é deliciosa!!!
    E máquina de pão é mesmo muito bom né? Aquele cheirinho de pão fresquinho inundando a casa, a manteiga derretendo no pão quentinho... hummmmm aproveite seu presente!
    bom domingo!

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo prêmio Talita!
    Eu adoro botar a mão na massa. Inclusive um dos pães que mais gosto de fazer é o sovado em que a massa tem que ser bem trabalhada. Mas gostaria de ter uma MFP sim. Nunca experimentei um pão feito com ela e acho que é bom ter algo que facilite sua vida, principalmente quando você tem uma dezena de outras coisas pra fazer. Mas quando se tem tempo, amassar um pãozinho pra mim é terapia!

    Beijos

    Aline

    ResponderExcluir
  18. Olá, acabei de postar uma receita sua de bolo frapê !!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir
  19. Josuale Muguet Leite20 de março de 2011 14:06

    Oi,Talita!!!

    Parabéns pelo premio...espero que dessa máquina saia mts receitas gostosas pra gente.Bj

    ResponderExcluir
  20. Obrigado pela visita!!!
    Haaa, pode mostrar sim!!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir
  21. Ter uma máquina dessa facilita muito nossa vida. Tenho uma e como também não gostava da consistência do pão assado nela, resolvi usá-la somente para sovar a massa.
    Percebi que se assar dentro da máquina, ela não tem espaço suficiente para crescer, por isso fica meio que "pesado".
    Agora sovo a massa na máquina e deixo crescer na assadeira convencional e asso no forno mesmo. Ficam bem maiores, mais leves... MARAVILHOSOS.
    São perfeitas para sovar a massa, pea assar...Nem tanto!
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Parabéns Talita, você mereceu suas receitas são ótimas!
    bjs,
    Andréa...

    ResponderExcluir
  23. Que maravilha de presente!!
    Parabéns!!
    Estou aguardando as novas publicações suas sobre a MFP.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Oi Talita,parabens pelo premio,voce merece!!Fiquei super feliz com o seu e-mail,e estou de volta!
    Beijos e mil felicidades com a sua nova distração,fara gostosuras com ela,que pena que moramos tão longe!

    ResponderExcluir
  25. Ai, vc tá me dando coragem pra comprar hein???? Ai que sonho!!!! hmmm

    beijos lindona e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  26. A máquina de fazer pão foi um divisor de águas na minha cozinha! Adoro, uso em preparações diversas, mas claro que tenho ressalvas. Os bolos são um exemplo. Não gostei nenhum pouquinho. Mas de resto, é excelente! Ultimamente tenho apenas utilizado para sovar (repito o início do ciclo, para trabalhar mais a massa), depois asso no forninho.
    Espero que você tenha mil ótimas experiências. Ah! Deixo a recomendação: tem um grupo de discussão sobre o assunto - http://groups.google.com/group/maquinadepao?hl=pt-BR&pli=1

    ResponderExcluir
  27. Oi Talita,
    Parabéns pela MFP e pelo blog. Gosto muito de saber as novidades, apesar de estar em falta com você, pois quase não posto comentários... Vou tentar ser mais assídua com você.
    Tenho uma MFP e adoro, nunca mais comprei pão na padaria e ela me ajuda pra caramba. Faço os pães que ela recomenda e até outros de receita caseira. A minha é Britânia e o dia que ela ficar velhinha compro outra....
    Já fiz panetone e ficou uma delícia. Faço todo o tipo de pão, mas bolo prefiro fazer no modo tradicional. Não gostei dos bolos que ela fez.
    Beijos e uma boa semana.... Pi

    ResponderExcluir
  28. oi Talita tudo bem??? eu também tnho uma da Britania qu é maravilhosa ,é grandona e faz um pão delicioso mas como adoro botar a mão na massa eu geralmente uso mais ela para massas doces e para fazer geléias ...é só comprar pectina e mandar ver
    ficar deliciosa....quando quero pão quentinho eu deixo ela programada aí ela só assa no horário certinho...ela é uma revolução na cozinha adoro msmo já fiz inclusive massa de esfiha...que ficam ótimas
    parabens pelo presentão
    bjocas

    ResponderExcluir
  29. adorei seu blo.. receita smuitos oas, me casei recentemente... e ganhei uma... nao gosto do formato.. sempre asso no forno mesmo, mas a textura da massa fic aum expataculo


    bj

    ResponderExcluir
  30. Olá!!!
    Encontrei seu blog numa busca pelo google, comprei uma mfp exatamente igual a sua, esta em busca de receitas. Vou ficar acompanhando suas dicas.
    Bjokassss

    ResponderExcluir
  31. Tenho uma MFP e amoooo de paixão! Algumas receitas são ótimas para fazer alí na cuba mesmo (a capacidade da minha é de 1.200 então é grandinho até! Mas eu adoro bater tudo ali e deixar o processo menos o assar, daí modelo como quero e asso no forno e sai tudo perfeito!
    Não vivo sem =)

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango