O Chocorango responde

terça-feira, 5 de outubro de 2010

A Patrícia nos fez o seguinte comentário na postagem do Aligot:
"Patricia disse...
oiii!! adorei a receita!! uma delicia mesmo!! fiquei interessada na carne q acompanha... nao sou acostumada a fazer pratos com carne.. vc poderia me dizer q tipo de carne vc usou e como vc temperou e preparou para esta receita?? estou louca pra fazer igualzinho como vc apresentou na foto. obrigada!"
Como ela não deixou nenhum email ou link, não podemos respondê-la em particular, então resolvemos fazer um pequeno post para falar sobre a carne que acompanha o aligot e assim já tirar as dúvidas que outra pessoa pode ter tido também.
Aproveitamos pra pedir a quem tenham alguma pergunta ou comentário de receitas mais antigas, que nos mande um email, pois não é sempre que olhamos os comentários de postagens que já passaram. Sendo assim, você pode, infelizmente, ficar sem resposta, e nós queremos MUITO responder às suas questões.


Então, vamos dar uma rápida explicação de como fizemos essa carne:




1. O primeiro passo é escolher uma boa carne. Tem grandes churrasqueiros que dizem que não existe carne de segunda, apenas boi bom e boi ruim, e damos total apoio. Não importa se vai escolher filé mignon, alcatra, bisteca. O que importa é saber escolher a carne em um lugar confiável, que nem sempre é o mais caro. Em algumas cidades, como Maringá por exemplo, você pode ter alguma dificuldade em achar um bom açougue, mas vá testando vários até descobrir um bom (e, por favor, depois nos conte aonde ele fica!). A carne da foto é o bombom da alcatra.


2. No segundo passo, supomos que você já tenha comprado a carne cortada em bifes de uns 2cm aproximadamente. Certo. Leve-a para casa para refrigelá-la o mais rápido possível. E procure não congelar o pedaço de carne. Quanto mais fresca e nova a carne, melhor. Não tempere com nada.


3. Assim que quiser preparar sua carne, retire da geladeira e escolha o sal próprio. Para pedaços de carne maiores, o sal grosso mais graúdo, para bifes de menor espessura, o sal grosso um pouco mais fino. Se a carne tiver nervinhos, corte-os com uma tesourinha de cozinha para seu bife não ficar côncavo. Se tiver gordura, como a picanha, faça várias cortes com uma faca para o sal penetrar e a gordura ficar bem gostosa. Coloque uma boa quantidade e deixe em lugar morno para que a carne chegue à temperatura ambiente.


4. Aqueça uma frigideira, bistequeira ou chapa. Ela não pode estar demasiadamente quente para que ao colocar o bife, não espalhe fumaça por todo o ambiente e não pode estar pouco quente, para a carne cozinhar devagar, não sendo selada, e perder muito suco. Coloque um pouquinho de manteiga, óleo ou azeite, para que a carne não grude, mesmo que sua panela seja anti-aderente.


5. Pegue a carne em temperatura ambiente, bata um pouco do sal se exagerou e achar necessário, e coloque na frigideira, bistequeira ou chapa. O fogo deve estar de acordo com o tamanho da peça escolhida. Para os bifes mais grossos, deixe em temperatura bem alta para selar e depois diminua para o fogo médio-baixo. Para os bifes mais finos, a temperatura pode ser mais elevada.


6. Quando o sangue da carne começar a subir, vire o pedaço de carne, de preferência com uma pinça culinária para não espetar a carne e ela perder seus sucos, se não tiver, você pode comprar uma clicando AQUI. Não vire novamente a carne e não a pressione.


7. O tempo varia de acordo com o ponto que você deseja: mal passado, ao ponto, bem passado. O importante é: se vai servir mal passado, ela deve ser servida sempre MUITO quente e se quiser bem passada, nunca deixe a carne tostar e queimar porque vai ficar ressecada. Retire a carne da chapa, fatie se quiser montar o prato como o da foto e sirva imediatamente.



7 comentários:

  1. Queste foto sono così reali e gustose, bravissima

    ResponderExcluir
  2. QUE BELEZA FICOU ESSA CARNE AINDA BEM QUE RESOLVEU DAR ESSA DICA DE COMO FAZER!

    ResponderExcluir
  3. OI Amiga..
    Eu postei a foto do cupcake de laranja..
    As fotos ñ ficaram lindas como as suas ..
    Mais esta la...
    Beijokas..

    ResponderExcluir
  4. hummmmmmmmmmm eu babeeeeeeei nessa carne... e nesse aligot entao! oh god!!!
    talita, fiz uma receita do seu blog! o quibe recheado! e acabei de postar no Brisandonacozinha.blogspot.com! Depois vc da uma olhadinha! Pelo sabor, acredito que tenha ficado parecido ao seu! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Oii Talita!!! Claro que pode fazer um " A Carla testou "!!! Pra mim será o maior orgulho e alegria aparecer no seu blog! hehehehe
    Valeu pelo elogio sobre a foto!!! =D adoro prender o cabelo assim, ainda mais qdo tá calor! hehehe
    Beijosss!
    ah, e sobre o quibe... SENHOR... o que é aquilo...

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Amiga..
    Claro que pode.. Imagina...
    Fique a vontade..
    Beijokas.....

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover
© Chocorango - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Talita B. Tecnologia do Blogger. Chocorango